Como avaliar a segurança do bairro ao comprar um imóvel?

Tempo de leitura: 6 minutos

Avaliar a segurança ao comprar um imóvel é um dos principais pontos a serem observados antes de fechar negócio. Isso porque, com um índice de violência tão alto no país, principalmente nas capitais, esquecer-se de verificar se está comprando seu imóvel em um local seguro pode trazer grandes transtornos para você e sua família.

Mesmo que você vá morar em um condomínio, precisa verificar a segurança, pois, mesmo que dentro do local seja tranquilo, caso algum bairro próximo não seja muito amigável, você e sua família podem ter surpresas desagradáveis quando precisarem sair ou estiverem chegando em casa.

E, se você tem dúvidas sobre como avaliar a segurança de um bairro antes de comprar seu imóvel, preparamos esse post justamente para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Visite o local em horários diferentes antes de fechar negócio

Mesmo que você goste de um imóvel em determinado bairro, não caia na tentação de fechar negócio logo na primeira visita. Isso se você quiser ter certeza da segurança do local. Um bairro pode parecer tranquilo durante o dia, mas à noite, este quadro pode mudar.

Então, antes de fechar negócio, visite o bairro em dias e horários diferentes. Observe como é o fluxo de pessoas de manhã, à tarde e à noite. Há bairros os quais o fluxo de pessoas é muito intenso durante o dia, mas à noite, as ruas ficam desertas.

Veja se há comércios por perto e o horário de funcionamento das lojas. Esse fator influencia no fluxo de pessoas no bairro e ainda pode comprometer sua rotina diária.

Outro ponto importante que você pode observar também, é se há estabelecimentos noturnos como bares e pubs nas proximidades do bairro. Caso haja, você deve se lembrar de que isso traz uma grande movimentação, principalmente à noite, o que pode incomodar seu descanso e lazer com sua família.

Converse com moradores e comerciantes da região

Outra forma de avaliar a segurança ao comprar um imóvel é conversando com os moradores e comerciantes da região. Aproveite as visitas ao bairro para falar com as pessoas que já moram e trabalham lá há mais tempo.

Funcionários de padarias, farmácias e salões de beleza, por exemplo, são excelentes fontes de informação. Pergunte sobre assaltos, acidentes de trânsito e presença de pessoas não muito confiáveis nas proximidades.

Quando for falar com moradores, procure conversar com aqueles mais antigos, que cresceram no bairro e viram as transformações ao longo dos anos. Pergunte sobre as mudanças no local e se elas se sentem seguras em morar ali. Não considere isso como uma perda de tempo, pois estamos falando da sua segurança e de sua família.

Verifique a dificuldade de entrar no condomínio antes de ser morador

Quem procura um imóvel em um condomínio fechado está buscando justamente por segurança e tranquilidade. Mas nem sempre os condomínios oferecem isso, pois já vimos muitas vezes que há locais que não prezam muito pelas regras e as pessoas conseguem entrar com facilidade.

Então, se você pensa em comprar seu imóvel em um condomínio, teste a eficiência dos sistemas de segurança primeiro. Vá ao local sem avisar e diga que quer somente ver as casas e observe a reação do responsável pela portaria. Se ele deixar você entrar sem maiores problemas, o local pode não ser seguro.

Um condomínio que oferece segurança não permite que pessoas que não morem no local entrem facilmente. Se o porteiro ou segurança barrar sua entrada ou fizer perguntas demais, tenha certeza que ele está zelando pela proteção dos moradores do local.

Verifique a iluminação e presença de câmeras de segurança nos entornos do imóvel

Ruas escuras e mal iluminadas não são nem um pouco seguras para se andar a noite, certo? Por isso, antes de comprar seu imóvel, verifique se há iluminação pública tanto nas ruas quanto em praças e parques e se ela funciona adequadamente. Esses locais são ótimos para aumentar a criminalidade e se não forem iluminados durante a noite, aumentam as chances de roubo.

Observe também se há câmeras de segurança em torno do imóvel, pois elas ajudam no controle da criminalidade.

Considere a infraestrutura do local

Quando você estiver analisando a segurança ao comprar seu imóvel, não se esqueça de considerar a infraestrutura do local. Não adianta você morar em um condomínio lindo e bem localizado, mas com arredores precários. Então, procure se informar sobre a coleta de lixo e se ela é feita periodicamente para evitar entulhos que bloqueiam ruas e calçadas.

Procure saber há nas proximidades terrenos baldios que são utilizados como fonte de despejo de lixo e materiais de construção. Esse tipo de lugar pode comprometer sua segurança, pois pode servir como passagem ou abrigo para ladrões e usuários de drogas.

A presença de transporte público e facilidade de acesso a hospitais e delegacias também são questões de segurança, pois são serviços básicos que você ou qualquer outro membro de sua família podem necessitar a qualquer momento.

Pesquise além da criminalidade

Na hora de  avaliar a segurança ao comprar um imóvel, você e sua família devem pensar além da criminalidade. Por exemplo: imagine chegar em casa depois do trabalho em um dia chuvoso e encontrar as ruas alagadas. Você não tinha pensado nessa possibilidade, tinha?

Se não, devia, pois esse fator também influencia na sua segurança e de sua família. Por isso, antes de fechar negócio, veja se há uma boa estrutura de esgoto para todas as residências e quais são os riscos da rua ficar alagada em dias chuvosos. Afinal de contas, você não quer ter dificuldades para chegar em casa por causa do excesso de água na rua, certo?

Essas são nossas dicas de segurança ao comprar um imóvel que você deve verificar antes de assinar o contrato de compra. Lembre-se de que esse é um grande investimento e vale toda atenção e planejamento, pois um lar deve oferecer comodidade, segurança e qualidade de vida para você e sua família.

Agora que você já sabe quais pontos devem ser observados para verificar a segurança de um imóvel, está na hora de você baixar o e-book e conhecer os bairros da região centro-sul de Belo Horizonte e o Vila da Serra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *