Como saber se escolhi o imóvel ideal para a compra?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já parou para pensar que, provavelmente, a compra de um imóvel é a aquisição mais importante que você fará em sua vida?

E não é para menos: o alto valor que é necessário desembolsar para realizar esse investimento — em conjunto com as diversas opções existentes no mercado e as dificuldades que há para realizar uma troca — poderá criar inúmeras dúvidas e incertezas. Será que a residência escolhida para construir sua família é, realmente, a melhor escolha?

Se você está passando por uma situação do tipo e gostaria de obter conhecimento para ficar mais seguro ao tomar essa decisão, este artigo foi escrito especialmente para ajudá-lo! Ao continuar a leitura, você descobrirá quais são as perguntas que deverá responder quando for escolher um imóvel.

Com essas respostas, será possível selecionar a opção que se adapte melhor a você e às suas condições de vida. Vamos lá?

Quanto posso investir?

O primeiro passo para realizar uma escolha segura é conseguir determinar o quanto você poderá investir na compra de seu novo imóvel. Para tanto, é fundamental que se realize um bom planejamento financeiro antes de efetuar a compra.

E isso independe do fato de você adquiri-lo à vista ou precisar contratar um financiamento imobiliário. Em ambos os casos, é fundamental conseguir economizar dinheiro por um tempo e separar parte dos recursos em um fundo de reserva.

Dessa maneira, será possível cobrir qualquer imprevisto que surja em sua vida, evitando que você se endivide e não consiga honrar com os seus compromissos. Uma das principais vantagens de determinar o seu orçamento é conseguir fazer a procura pelo imóvel ideal de maneira consciente.

Assim, evita-se que a pessoa procure no lugar errado e encontre, a ponto de se apaixonar, uma propriedade mais cara do que o valor que teria condições de pagar.

Onde quero morar?

Após ter um bom conhecimento sobre suas finanças, o segundo passo é determinar possíveis localizações em que você gostaria de morar. Esses locais, porém, devem caber no orçamento que já foi calculado para ser investido.

Tal ponto será crucial na escolha do imóvel. Isso porque a localização terá grande poder de influência na satisfação que você terá com a sua nova residência.

Assim, é fundamental que se escolha um bairro que não vá atrapalhar a sua rotina com longos deslocamentos até o trabalho ou a serviços fundamentais para o seu dia a dia. De preferência, tenha bons supermercados e restaurantes por perto.

Também é preciso avaliar se a vizinhança tem problemas que poderão gerar desconfortos. Verifique se é uma área barulhenta, se está suscetível a enchentes ou se apresenta um elevado índice de criminalidade!

De que preciso em minha nova casa?

O próximo ponto a se considerar é o que o seu novo imóvel deve ter. Assim, você conseguirá morar em um local que dê todas as condições de tranquilidade e satisfação durante o máximo de tempo possível. Para isso, é fundamental criar duas listas:

  • a primeira deve conter as características necessárias à nova residência, sendo que, caso a propriedade não as apresente, seu dia a dia sofrerá consequências negativas. Nessa lista, entram o número de quartos, de banheiros e de vagas na garagem; o tamanho e a configuração da cozinha e da sala de estar etc.
  • a segunda deve ser construída com algumas características que seriam interessantes que o imóvel tivesse. Mas, se ele não as apresentar, em nada influenciará sua rotina. Nessa lista, entram a qualidade e o luxo dos acabamentos; o fato de a suíte ter banheira de hidromassagem etc.

Outro fator fundamental a ser considerado é estabelecer o período de tempo que você pretende viver na propriedade. Isso é fundamental que você considere possíveis condições futuras de sua família.

Vamos supor que você seja um recém-casado e que deseje morar nesse novo apartamento por 10 anos, sendo que, durante esse período, exista o desejo de ter dois filhos. A residência a ser escolhida, portanto, precisa conseguir comportar essa família crescente com conforto.

Assim, aos estabelecer prioridades e criar cenários futuros, é possível encontrar um imóvel que caiba dentro de seu orçamento e consiga atender às suas necessidades ou, até mesmo, a algum desejo.

O imóvel necessita de muitas reformas?

Quando você estiver avaliando as diversas opções existentes no mercado, é possível encontrar boas oportunidades de negócio ao adquirir um imóvel usado, sobretudo se ele for antigo. Normalmente, esse tipo de residência exige que se realizem algumas reformas, seja para adequá-la à vida moderna, seja por questões estruturais ou de manutenção.

Assim, caso você esteja estudando a possibilidade de adquirir uma propriedade usada, é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado em vistoria de imóveis. Dessa forma, você terá um embasamento técnico que o permitirá conseguir bons descontos no preço a ser pago e melhores condições de pagamento.

Porém, é necessário avaliar se você está disposto a enfrentar uma reforma. Isso porque, em alguns casos, elas poderão ser bastante desgastantes e trabalhosas.

Preciso de ajuda para encontrar um bom imóvel?

Para conseguir tomar uma decisão segura e que não vá causar muitas dores de cabeça futuras, é necessário avaliar vários fatores e ter um bom conhecimento sobre o mercado imobiliário. Assim, é possível escolher uma residência de qualidade e com preço justo.

Entretanto, é comum que nem todas as pessoas tenham essas habilidades. Ao decidirem comprar um imóvel por conta própria, portanto, existe uma grande probabilidade de que elas façam um péssimo negócio.

Uma boa solução é contar com a ajuda de uma imobiliária na busca pelo imóvel ideal. Isso porque uma boa empresa conta com profissionais capacitados e com vasto conhecimento sobre o mercado imobiliário, impedindo, assim, que você entre em ciladas ou perca seu tempo com burocracias desnecessárias.

Como você pode perceber, escolher um imóvel envolve muitos cuidados e atenção. Caso seja feita uma péssima escolha, é bem provável que você fique “preso” a uma residência de que não goste e que traga mais transtornos do que satisfação para a sua vida.

Gostou de nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este, em primeira mão, na sua caixa de e-mail !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *