Entenda por que visitar um imóvel mais de uma vez antes de comprá-lo

Tempo de leitura: 6 minutos

Assim como uma boa pesquisa, visitar o imóvel antes de comprar é passo necessário em qualquer aquisição. A ação permite que se tenha acesso a detalhes que nem sempre aparecem nos anúncios do proprietário ou da imobiliária.

Apesar de seu valor, uma única vistoria pode ser insuficiente para que o futuro comprador chegue a uma conclusão. Afinal, escolher uma casa ou apartamento é algo que exige tempo, reflexão e muito planejamento.

Nós não queremos que você tenha dúvidas na hora de fechar um contrato e, por isso, trouxemos um post com bons motivos para visitar o imóvel mais de uma vez! Acompanhe e saiba por que deve seguir essa orientação!

Para ouvir diferentes opiniões

A compra de imóvel não é um negócio que pode ser feito da noite para o dia. Antes de qualquer decisão, a família precisa se reunir e dialogar para ter certeza de que o novo espaço atenderá às necessidades de todos.

Consultar a opinião de amigos e parentes pode ajudar na hora de escolher o melhor empreendimento. Entretanto, é crucial priorizar o ponto de vista de quem vai desfrutar diretamente do espaço, seja morando ou ocupando para fins de trabalho.

Será que a maioria das pessoas prefere uma casa tradicional, uma unidade em condomínio fechado ou um apartamento em edifício vertical? A resposta para essa pergunta só será encontrada quando todos tiverem a oportunidade de conhecer o imóvel de perto.

Para eliminar dúvidas e evitar conflitos, procure agendar mais de uma visita para levar diferentes pessoas até o local. Em um dia, você pode estar acompanhado de amigos mais próximos e, no outro, contar com a presença de entes queridos.

Para conferir todos os detalhes do imóvel

Quem reserva tempo para visitar o imóvel antes de comprar tem mais chances de acertar na escolha e, de quebra, evitar arrependimentos. Ainda assim, é tanta coisa para conferir em um único empreendimento que nem sempre captamos todos os detalhes.

Uma segunda ou terceira visita podem ser úteis em muitos casos, já que, com elas, conseguimos levantar pontos positivos e negativos que passaram despercebidos. Veja abaixo alguns exemplos:

Tamanho dos ambientes

Por mais perfeitas que sejam as fotos do anúncio ou o layout da planta baixa do imóvel, nada supera uma visita ao vivo. Acessando os ambientes, você consegue ter uma noção real da metragem disponível em cada cômodo. E se ainda não tiver certeza de que os espaços têm capacidade para abrigar a mobília, basta agendar uma visita extra e tirar algumas medidas.

Qualidade dos acabamentos

Apesar de muitos empreendimentos serem entregues em perfeitas condições, sempre é bom conferir a qualidade dos acabamentos internos. Você pode agendar diversas visitas para se certificar de que olhou de perto cada detalhe das instalações elétricas e hidráulicas, dos revestimentos, dos móveis (se for imóvel mobiliado) e elementos construtivos.

Iluminação e ventilação natural

Um detalhe pouco verificado pela maioria dos compradores é a orientação solar do imóvel. Dependendo da direção em que aponta sua fachada, uma construção pode receber muita ou pouca luz natural durante o dia.

A orientação para norte, sul, leste ou oeste também pode fazer com que o imóvel receba os ventos predominantes de determinada região. Para saber se a luz e ventilação natural são adequadas, faça visitas em diferentes dias e horários e observe como essas condicionantes se comportam nos ambientes internos.

Para conhecer o entorno e a vizinhança

Durante as pesquisas, muitos consumidores focam encontrar um imóvel com boa localização. Acontece que a definição de local ideal pode depender de vários fatores, e muitos deles só podem ser analisados a partir de visitas à região onde se encontra o empreendimento. Veja quais são eles:

Segurança do bairro

Uma pesquisa online sobre as características do bairro nem sempre traz informações atualizadas sobre a segurança do local. Fazendo mais de uma visita, você já consegue conferir como é o movimento na região em diferentes dias da semana.

Aproveite para agendar passeios em horários distintos, que podem ser de manhã, ao meio-dia ou no início da noite. Assim, é possível analisar a qualidade da sinalização e da iluminação das vias durante a noite.

Qualidade da infraestrutura

Visitar o imóvel mais de uma vez também lhe dá a possibilidade de conversar com vizinhos e comerciantes locais para perguntar sobre as condições da infraestrutura do bairro. Certifique-se de que a região é atendida por serviços básicos, como distribuição de água, coleta de lixo, coleta e tratamento de esgoto, energia elétrica e internet.

Proximidade com comércio e serviços

Fazendo mais de uma visita, você com certeza saberá se o imóvel escolhido tem proximidade com os estabelecimentos comerciais e serviços básicos. Passeie pela região em busca de tudo aquilo que considera essencial: hospitais, escolas, supermercados, farmácias, postos de gasolina, padarias, entre outros.

Enquanto anda pela rua do imóvel, atente para a presença de ruídos gerados por veículos, indústrias, áreas comerciais e também pelos moradores do bairro. O nível de barulho pode ser decisivo na escolha do imóvel.

Para ter certeza de que é a escolha certa

O último motivo para visitar o imóvel mais de uma vez é bastante óbvio: ter certeza de que é a escolha certa para o comprador e sua família. Por ser uma decisão tão importante, não hesite em se dirigir até o local e seu entorno quantas vezes for necessário.

Conhecendo de perto os defeitos e potenciais do empreendimento, qualquer pessoa garante uma boa base para definir se o investimento valerá a pena. Em um momento como esse, a orientação de um profissional com experiência em transações imobiliárias também deve ser valorizada.

Mesmo sabendo que os riscos de comprar um imóvel direto com o proprietário são altos, muita gente ainda insiste nessa ideia. Se você quer evitar problemas com propostas enganosas, procure uma imobiliária de confiança para obter suporte e uma opinião mais técnica na avaliação de diferentes empreendimentos.

Uma equipe de corretores capacitados poderá acompanhar você na hora de visitar o imóvel antes de comprar. Para quem não abre mão de encarar o processo com total segurança e tranquilidade, essa companhia faz toda a diferença.

Quer mais dicas para ter sucesso em suas aquisições? Então baixe o nosso guia de compras e saiba como fechar um bom negócio ao adquirir um imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *