Investimento em longo prazo: saiba os segredos do mercado imobiliário

Tempo de leitura: 6 minutos

Para quem pensa no futuro e busca um investimento em longo prazo, o mercado imobiliário pode ser uma excelente alternativa. Com uma grande variedade de empreendimentos e possibilidades de negociação, esse ramo pode ser certeiro para os que têm objetivos bem definidos e se mantêm informados.

Mesmo com todo o conhecimento, a busca por imóveis residenciais ou comerciais exige cautela e segurança por parte dos investidores. Pode parecer fácil a princípio, mas o mercado possui alguns segredos que podem ser a chave para o sucesso de quem quer evitar futuras dores de cabeça e garantir um bom negócio.

Confira as 7 dicas que separamos para quem deseja desvendar esses segredos e investir no mercado imobiliário com segurança!

Determinar os seus objetivos é o primeiro passo

Quando você pensa em investir no mercado imobiliário, qual é o seu principal propósito? Refletir sobre os seus objetivos e estabelecê-los é o primeiro passo para uma busca bem encaminhada e mais certeira. Muitos investidores, por exemplo, procuram nos imóveis uma nova fonte de renda, adquirindo casas, apartamentos ou salas comerciais com a finalidade de alugar.

Já a busca pela valorização exige uma procura voltada para os seus planos para o futuro. É preciso estar atento não só à estrutura, caso você deseje realizar mudanças, mas também à localização do imóvel que pretende comprar. Nada impede, é claro, que o seu investimento atenda aos dois objetivos e se torne mais vantajoso para o seu bolso.

Liquidez e rentabilidade são características essenciais

Com um objetivo bem definido, a próxima etapa é pensar em dois pontos essenciais para um investimento de sucesso no mercado imobiliário. Ao iniciar a busca pelo imóvel ideal, é necessário levar em consideração a rentabilidade, ou seja, o retorno que você terá com aquele investimento, especialmente se o seu propósito for a locação.

Outra característica importante, principalmente para quem tem a valorização como finalidade, é a liquidez. Ao investir em um imóvel, é importante estar atento àqueles que têm maior facilidade de serem negociados caso seja necessário e, portanto, apresentam alta liquidez. Com esses dois aspectos em mente no início da sua pesquisa, você tem mais chances de fechar um negócio que não gere prejuízos no futuro.

A localização precisa estar na lista de prioridades

A escolha de uma localização ideal é importante tanto para a valorização quanto para a liquidez do imóvel. Portanto, avalie com calma todas as características dos bairros que pretende visitar, levando em consideração a possibilidade de crescimento e as mudanças que vêm apresentando ao longo dos anos.

Um bairro saturado pode refletir negativamente na rentabilidade e liquidez, uma vez que a tendência é investir em outros locais que estejam em expansão. Ao começar sua procura, pesquise a respeito de regiões da cidade que estejam recebendo novos investimentos e apresentem qualidades atrativas para empreendimentos comerciais ou residenciais.

Caso não conheça tão bem o lugar em que deseja investir, converse com os moradores e comerciantes do local para entender algumas questões essenciais, como o funcionamento do trânsito, o acesso ao transporte público, a oferta de comércio e serviços, além da possibilidade de desenvolvimento para o futuro.

Entender a vocação do imóvel é extremamente importante

Você sabia que um imóvel pode ter uma variedade de usos, indo além da sua atual função? Uma construção residencial pode se tornar comercial, por exemplo, e o contrário também pode acontecer. Por isso, entender a vocação de um imóvel é uma boa forma de identificar oportunidades de investimento.

A avaliação leva em consideração uma análise completa do local, permitindo que o futuro dono saiba as mudanças que podem ser feitas sem danificar a estrutura. Com uma assessoria especializada, fica ainda mais fácil descobrir quais tipos de negócio podem gerar rentabilidade ao terreno avaliado.

O ideal é acompanhar o mercado financeiro de perto

O mercado financeiro está em constante mudança e, por isso, é essencial acompanhá-lo e se manter informado. Ter conhecimento sobre o cenário econômico do país e os altos e baixos do mercado imobiliário ajuda a entender o melhor momento e as maiores oportunidades para se investir.

Portanto, fique de olho nas notícias, pesquise na internet e busque por novas informações que possam fazer a diferença para o seu investimento em longo prazo. Destinar parte do seu tempo à busca por conhecimento é extremamente importante para evitar pequenos erros que podem refletir em grandes perdas.

A negociação também deve ser levada em consideração

Investir em imóveis também significa estar aberto a tentativas de negociação. Antes de fechar um contrato, certifique-se de que a qualidade da sua nova aquisição está de acordo com o valor proposto para ela e verifique se há possibilidade de conseguir descontos em cima do preço estipulado.

Procure também pelas melhores condições de pagamento para esse investimento. Se o financiamento for a opção ideal para a sua situação, entre em contato com o banco e solicite uma simulação para analisar o quanto seria pago na entrada, o número de parcelas e o valor dos juros.

O investimento em longo prazo exige segurança

Antes de fechar qualquer negócio, você precisa se sentir seguro em relação às decisões que está tomando. Afinal, são o seu dinheiro e futuro que estão em jogo. Por isso, além de investir em conhecimento e tentar as melhores formas de negociação, também é importante contar com a ajuda de profissionais da área.

Procurar uma imobiliária de confiança e o auxílio de corretores especializados é essencial para que o processo de negociação seja realizado da melhor forma possível. Não deixe de buscar ajuda a cada etapa, tirar dúvidas e estar atento às dicas que os corretores podem dar sobre as melhores oportunidades e momentos de compra, estabelecendo uma parceria de sucesso.

Acima de tudo, tenha paciência para pesquisar e saiba avaliar as melhores opções. Leve em consideração o preço, condições de pagamento e estrutura de cada imóvel visitado para decidir em qual vale mais a pena investir. Com conhecimento, pesquisa e o suporte necessário, você conseguirá dar grandes passos no mercado imobiliário e realizar um excelente investimento em longo prazo.

Gostou das nossas dicas e deseja se aprofundar no assunto? Baixe o nosso e-book: “Como investir em imóveis”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *