Qual é o tamanho do quarto ideal para seu imóvel?

Tempo de leitura: 3 minutos

O tamanho do quarto é um dos pontos-chave que devem ser avaliados na hora de escolher o imóvel ideal. É muito importante se assegurar que o ambiente atenda as necessidades do morador e tenha espaço suficiente para os seus móveis.

Até pouco tempo, o sonho de consumo de muitas pessoas eram apartamentos com quatro quartos, no entanto, essa tendência passou e hoje, muitas vezes, o tamanho pode ser mais importante para o futuro proprietário do que a quantidade de dormitórios.

Neste artigo, falaremos sobre qual o tamanho ideal de um quarto e o que deve ser levado em conta durante a escolha de um imóvel. Confira!

Como escolher entre tamanho e quantidade de quartos?

Famílias que buscam por uma nova casa, muitas vezes, se perdem em um dilema: é melhor um imóvel com poucos quartos maiores ou muitos quartos menores? Não é raro encontrar dois apartamentos com metragens iguais, mas, com configurações de quartos muito distintas.

E não existe uma regra para definir o que é melhor: na prática, cada família tem demandas particulares e pessoais que precisam ser avaliadas para identificar qual é a escolha certa.

Casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas tendem a preferir residências com uma quantidade menor de quartos, mas com mais espaço em cada um deles. Como não existe tanta necessidade pela privacidade nesses casos, as paredes e divisórias são menos importantes que o espaço aberto e amplo.

Já famílias maiores costumam se dar melhor com casas com mais quartos, para que cada pessoa possa ter seu espaço privado. Mas, mesmo nessas situações, é importante levar em conta a metragem do dormitório, já que um muito pequeno pode limitar os móveis no local.

Uma dica é medir os espaços e verificar se eles são amplos o bastante para caber a cama, o armário e uma eventual mesa de estudos ou televisão. Se algum item ficar de fora, pode ser necessário ocupar uma área fora do quarto, se desfazer da peça ou visitar outro imóvel.

Móveis planejados também são uma boa sugestão para quartos menores. Com um bom projeto, o morador consegue aproveitar melhor o espaço.

Qual é o tamanho do quarto ideal?

O tamanho ideal do quarto varia de acordo com demanda do morador, mas, normalmente, quartos de solteiro possuem entre 10 e 12 m². Se o mesmo espaço for utilizado para, por exemplo, abrigar uma mesa de estudos, é interessante buscar por algo maior, chegando a até 16 m² em alguns casos.

Quartos para casais são significativamente maiores, principalmente, porque precisam abrigar a cama de casal, que vai de 1,88 x 1,38 m até 1,93 x 2,03 m. Além disso, como são usados por duas pessoas, o espaço do guarda-roupas também é maior.

Por isso, o usual é que o quarto de casal tenha entre 12 e 16 m², sendo que, quando a cama for maior, vale a pena considerar tamanhos de até 20 m².

Há pouco tempo atrás, boa parte dos imóveis novos tinham muitos quartos menores, mas, a tendência atual é que as residências tenham dormitórios mais amplos. Portanto, deve ser cada vez mais comum encontrar esse tipo de configuração em apartamentos na planta ou recém-inaugurados.

E agora que você já sabe como descobrir o tamanho do quarto ideal, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre compra e aluguel de imóveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *