Vale a pena comprar ou alugar um imóvel no início do ano?

Tempo de leitura: 3 minutos

A época do ano é um dos diversos fatores que podem impactar os preços e as condições de pagamento na hora de comprar ou alugar um imóvel. Em alguns casos, fechar negócio no começou ou no fim do ano pode ser uma oportunidade interessante.

É fato que a variação de preços não é tão significativa quanto a de carros novos, por exemplo. Mas, em alguns casos, pode valer a pena ficar de olho em descontos de construtoras e imobiliárias.

Neste artigo, explicaremos se realmente vale a pena esperar para comprar ou alugar um imóvel no fim do ano e como identificar estações de baixa no setor imobiliário. Confira!

Qual a melhor época do ano para comprar ou alugar imóveis?

Muita gente acredita que o começo do ano é a melhor época para comprar ou alugar imóveis. Dependendo da região, momento econômico do país e perfil do cliente, realmente podem existir boas oportunidades em janeiro ou fevereiro. Mas, mesmo nesses casos, a diferença de valores não é tão expressiva.

É bem provável que a fama de que imóveis são mais baratos no começo do ano tenha nascido a partir da variação de preços de um outro bem: o automóvel. Nos primeiros meses do ano, é comum que as concessionárias ofereçam descontos para passar adiante o estoque do ano anterior.

Mas, no caso de imóveis, não existe uma necessidade tão imediata de venda, pois as construtoras e imobiliárias não terão problemas em manter os estoques e conseguir, inclusive, preços maiores no ano seguinte.

Apesar disso, existem situações específicas em que existam sim variações de preço de imóveis. A primeira delas está relacionada à região: alugar imóveis nos arredores de universidades — especialmente as públicas em cidades do interior —, pode ser mais caro no começo do ano e mais barato em dezembro.

Isso porque quando o ano letivo termina, muitos imóveis alugados são desocupados e ficam ociosos até a volta às aulas, quando começam as novas turmas. Para minimizar os prejuízos da ociosidade, proprietários podem oferecer o aluguel mais barato quando o locador fecha contrato em dezembro.

Existem algumas imobiliárias e construtoras que podem se aproveitar do 13º recebido pelos seus clientes potenciais para realizar promoções significativas no começo do ano. Mas, na maior parte dos casos, a época não será determinante para uma compra de imóvel.

Como identificar uma boa época para comprar ou alugar imóveis?

Não é fácil antecipar uma boa época para a compra de imóveis. Na maior parte dos casos, as promoções e ofertas não estão relacionados ao mês ou estação do ano, o que significa que não existe um calendário com as melhores datas para comprar, como acontece com muitos outros bens de consumo.

Para identificar uma boa época para a compra ou aluguel de imóveis, é importante ficar atento a alguns fatores. O momento econômico do país é um dos mais significativos: com taxas de juros menores e renda maior, a população será capaz de comprar mais imóveis, o que pode reduzir a oferta e inflacionar o preço.

E ainda mais importante é o momento financeiro do comprador, que para alugar ou comprar um imóvel precisa ter dinheiro em caixa. Logo, a época ideal para comprar um novo imóvel é sempre quando o futuro morador tem condições de pagar.

E você, qual dica dá para a melhor época para comprar ou alugar um imóvel? Conte nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *