Depois de pesquisar bastante, você encontrou o imóvel perfeito para atender às suas necessidades, com a localização ideal e um preço que cabe no seu orçamento! Porém, ao entrar em contato com o vendedor, descobre que o bem não é escriturado. Será que vale a pena correr o risco e ir em frente?
Neste post, vamos apresentar 3 razões para desistir do negócio e não comprar um imóvel sem escritura. Acha exagero? Então, confira!
1. Propriedade pode ser contestada
Como já diria a máxima popular, "quem não registra não é dono". Ao negociar com um vendedor que não possui a escritura do imóvel, na prática, você não tem a garantia de que está realmente comprando diretamente do proprietário do bem. Outra hipótese é a de que a situação do imóvel não está totalmente regularizada.
Há a possibilidade, por exemplo, de o bem ter sido objeto de penhora, ou seja, tomado como pagamento de uma dívida não quitada. Neste caso, o vendedor não teria poderes legais para negociar o imóvel, podendo causar graves problemas ao comprador no futuro.
Outros riscos consideráveis são de que o imóvel tenha sido invadido ou não esteja mais em nome do vendedor. Assim, a ameaça de perder o bem e todo o dinheiro investido é real, mesmo que haja boa fé do comprador.
2. Problemas na hora da venda
Quem procura um imóvel, na maioria dos casos, não pensa em se desfazer do bem. Por isso, muitas pessoas não se preocupam em regularizar a documentação (o que envolve certo custo), por achar que uma transferência jamais será necessária.
Ocorre que, partindo do pressuposto de que o vendedor atual seja realmente o dono do imóvel, para vender o bem no futuro será necessária a presença dele ou de seus descendentes para lavrar a escritura.
Dependendo de quanto tempo tiver se passado, a simples tarefa de encontrar o vendedor pode se tornar um grande desafio.
A mesma condição ocorre no momento do inventário: para transferir o bem, os herdeiros terão que localizar o antigo dono. Não se pode descartar a possibilidade de que o imóvel faça para do inventário desse antigo dono, tornando a situação ainda mais delicada.
3. Impossibilidade de financiamento
Em muitos casos, as pessoas se sentem tentadas a comprar um imóvel sem escritura porque seu preço costuma ser mais barato. Entretanto, é preciso levar em consideração que as instituições financeiras, em via de regra, não liberam o financiamento para imóveis que estejam nesta situação.
Ainda que haja a possibilidade da contratação de um empréstimo pessoal para viabilizar a compra, os juros mais elevados desta modalidade de crédito tenderiam a comprometer o negócio.
Como vimos, há um grau de risco muito elevado em comprar um imóvel sem escritura. Se o negócio realmente vale a pena, o ideal é tomar os devidos cuidados e procurar os vendedores para regularizar a documentação do bem antes mesmo de concretizar a negociação.
Para aumentar o nível de segurança de uma transação tão importante como a compra de um imóvel e evitar futuras dores de cabeça, o ideal é contar com os serviços profissionais de uma imobiliária bem conceituada na região. Então, o que pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários.