A hora de vender um apartamento envolve diversos fatores importantes. Como essa é uma negociação que demanda valores elevados e muitas questões técnicas, contar com ajuda especializada é fundamental para não cometer nenhum erro e acabar com uma tremenda dor de cabeça no futuro.
Existem alguns itens que podem passar despercebidos para uma pessoa menos observadora, mas que acabam fazendo uma tremenda diferença entre conseguir uma boa quantidade de interessados e então fechar um negócio vantajoso. Confira o conteúdo a seguir e veja o que você não pode fazer:
1. Encher o imóvel de placas
Um dos maiores erros que você não deve cometer ao tentar vender um apartamento é encher o imóvel de placas. Muitas pessoas acham que isso ajuda a atrair a atenção dos interessados e amplia as chances de fechar um bom negócio, mas o fato é que o efeito pode ser exatamente o oposto.
O excesso pode até passar um certo ar de desespero por parte do proprietário, afastando compradores mais desconfiados. Além disso, propriedades exclusivas costumam ganhar vantagens em imobiliárias e acabam sendo mais bem trabalhadas pelos corretores, que se dedicam mais ao negócio.
2. Errar na precificação
Outro item fundamental para quem deseja vender um imóvel é acertar na precificação, pois esse é um dos fatores que mais são considerados por quem está em busca de um apartamento. Não é raro vermos proprietários pedindo valores exorbitantes, mas essa atitude é muito eficaz em afastar interessados em potencial.
Antes de tudo é preciso determinar uma quantia compatível com o que o mercado está pedindo. Leve em consideração a localização, a planta e a existência de comércios, escolas, faculdades, farmácias, supermercados, restaurantes e outras facilidades do gênero.
O correto é buscar um corretor de imóveis, pois é o profissional que pode oferecer a melhor avaliação para a sua residência.
3. Não fazer os reparos básicos
Ninguém gosta de gastar dinheiro em uma propriedade que está à venda, mas o fato é que isso deve ser encarado como um investimento. Você não precisa fazer reformas monumentais e nem tampouco alterar consideravelmente a unidade, mas uma discreta repaginada pode valorizar bastante o apartamento.
Foque em reparos que custam pouco e agregam valor, como uma boa pintura ou um piso novo. Defeitos como infiltrações e problemas elétricos, por sua vez, não podem ser menosprezados e precisam ser consertados, pois uma residência mal cuidada diminui as chances de um bom negócio.
4. Deixar o apartamento bagunçado
Por fim, não adianta acertar em todos os outros itens se a sua casa fica bagunçada na hora de fazer as fotografias para os anúncios ou, pior ainda, no momento da visitação. É fundamental que você tenha uma boa conversa com o seu cônjuge e seus filhos, se for o caso, para que tudo fique arrumado e asseado.
Uma unidade organizada produz uma impressão mais positiva e agrada a uma maior quantidade de pessoas. Pertences muito pessoais ou artigos religiosos devem ser devidamente guardados. Isso pode parecer muito trabalhoso, mas vai ajudá-lo a fechar o negócio mais rapidamente.
Esses são os erros que você não deve cometer ao tentar vender um apartamento! Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de mais dicas e novidades!