Comprar um imóvel é uma responsabilidade e tanto, e pode ser considerado o maior comprometimento financeiro na vida de muitas pessoas. Visto isso, é importante que o comprador esteja munido de informações para evitar dor de cabeça durante o processo de compra e permitir que tudo saia como planejado.
Para te ajudar a escolher um imóvel com confiança, separamos 5 dicas para você não errar. Quer saber mais? Confira!
1. Conheça seu limite de financiamento antes de escolher um imóvel
Antes de começar a procurar o seu novo imóvel, é fundamental ter em mente qual limite de financiamento que você possui. Esse aspecto influencia diretamente no tipo de imóvel que você vai escolher, além da região, do tamanho e do número de quartos.
Por isso, faça simulações de empréstimo com instituições de financiamento diferentes e decida por aquela que oferece taxa de juros, limite de financiamento e prazos compatíveis com as suas necessidades.
A dica é que você comprometa até 20% de sua renda líquida, no máximo. Sendo assim, comece a planejar seus gastos e a economizar dinheiro a partir do momento que você decidir comprar um imóvel. Só assim você pode conseguir dar uma entrada substancial na hora de financiar, diminuindo o valor e o tempo da sua dívida.
2. Defina o tipo de imóvel
Uma vez que você tem em mente o orçamento de que você dispõe e o limite de financiamento, é hora de definir qual o tipo de moradia que você pretende comprar. Decida se prefere uma casa ou apartamento e se esse imóvel tem que ser novo ou se pode ser usado.
Nesse ponto, deve-se levar em consideração, além do custo do imóvel, qual tipo melhor de encaixa no seu estilo de vida. Se você pretende casar e ter filhos em breve, por exemplo, é válido já escolher um imóvel com dois ou mais quartos.
3. Decida a localização
Um modo de restringir sua busca é escolhendo também qual a região onde você pretende morar. Leve em conta a distância entre o imóvel e seu local de trabalho ou faculdade, por exemplo.
Não se esqueça de observar se a área comercial ao redor é bem desenvolvida e se a região possui hospitais, colégios ou parques; tudo de acordo com a sua necessidade e com o que você planeja para o futuro.
4. Considere todos os gastos
Além do gasto com entrada e parcelas do financiamento, não se esqueça de manter uma reserva para as despesas com documentação, impostos ou possíveis reformas. É importante lembrar, também, dos gastos que você terá com a transportadora de mudanças ou com a compra de móveis, se for necessário.
Planejando tudo direitinho, você evita surpresas e não compromete seu orçamento.
5. Analise cada imóvel com atenção
Escolher um imóvel exige paciência por parte do comprador. Analisar com cuidado cada imóvel que você for visitar é a melhor maneira de evitar arrependimentos.
Por isso, observe pontos como as condições da estrutura, a iluminação natural, a vizinhança, a política do condomínio, as vias de acesso ao imóvel, entre outros aspectos.
Gostou das dicas que listamos sobre escolher um imóvel? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber todo nosso conteúdo na sua caixa de entrada!