Compor renda com outra pessoa é uma boa alternativa para conseguir o financiamento de um imóvel e viabilizar um sonho em comum. Entretanto, é preciso conhecer os prós e os contras de um financiamento em conjunto, que pode durar até 30 anos.
Com o passar do tempo, muita coisa pode vir à tona: separações, desentendimentos, mudanças de planos, dentre outros. Por isso, resolvemos criar esse post para te ajudar a tomar essa decisão.
Nele falaremos sobre as vantagens e as desvantagens da composição de renda no financiamento de um imóvel. Acompanhe!
Quais são as vantagens da composição de renda para financiamento?
Há muitos casos de sucesso na composição de renda, tanto é que pessoas que se organizam com planejamento e disciplina, geralmente, alcançam seus objetivos.
A seguir, conheça as 3 principais vantagens dessa alternativa.
1. Facilidade na aprovação do financiamento
A grande vantagem da composição de renda é que, somando a renda de duas ou de até mais pessoas, é possível que o financiamento seja concedido com mais facilidade. Geralmente, a composição de renda é feita por casais ou por outros membros da mesma família. No entanto, alguns bancos também aceitam a composição entre pessoas que não têm parentesco.
De todo o modo, as fichas cadastrais dos participantes serão avaliadas pelo Banco Central, além da Receita Federal, do INSS e de outras instituições.
2. Aumento do saldo total do FGTS
Todos os participantes têm o direito de utilizar o FGTS na transação. O recurso pode ajudar no pagamento de uma entrada maior e tornar as parcelas menores.
Durante o pagamento, também é possível resgatar o FGTS para amortizar o saldo devedor e reduzir o valor das parcelas restantes. A utilização do FGTS obedece algumas normas e exigências que o comprador deve entender bem antes de planejar seu financiamento.
3. Redução no valor das parcelas
Outra vantagem da composição é o fato de as parcelas serem mais “leves”, já que cada prestação é dividida entre os participantes.
Um contrato de financiamento pode durar até 30 anos, e uma parceria para dividir essa responsabilidade diminui o impacto na vida financeira dos compradores.
E as desvantagens?
Definitivamente, a composição de renda não é para qualquer pessoa. O que deveria se tornar um sonho realizado pode acabar se transformando em um pesadelo.
Veja, a seguir, as 3 principais desvantagens de uma composição.
1. Prazo do financiamento de acordo com a idade do participante mais velho
Considere, por exemplo, uma composição de renda entre o pai, com 55 anos de idade, e a filha, de 20 anos. A idade de referência para o financiamento será sempre a maior.
Dessa forma, o banco vai levar em conta que o pai terá um tempo de vida menor para quitar o imóvel. Por isso, o prazo para o fim do contrato será mais curto e, por consequência, com parcelas mais altas.
2. Possibilidade de imprevistos
Imagine um casal que se separa, mas que ainda tem 15 anos de financiamento pela frente. A composição de renda cria um forte vínculo entre os participantes por muito tempo de suas vidas. Existem formas de romper esse acordo, mas poderá ser caro, demorado e estressante.
O mesmo se aplica ao rompimento de uma amizade, ao falecimento de um dos componentes e aos demais imprevistos que a vida nos reserva.
Além disso, outros contratempos — como o seu parceiro de financiamento deixar de pagar a parte dele — podem acontecer. Nesse caso, será preciso controle e organização para comprovar os pagamentos e garantir, no caso de uma separação, qual é o percentual de direito de cada um.
3. Oportunidade única de compor renda e financiar pelo programa Minha Casa Minha Vida
Os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida também podem utilizar a composição de renda para o financiamento, mas apenas uma vez na vida.
Se um dos componentes desistir do imóvel, ele não terá o direito de fazer outro financiamento pelo programa.
Qual é a importância dessa decisão?
Fazer uma composição de renda é celebrar um pacto de confiança, que envolve um projeto de vida em longo prazo.
Os riscos desse modelo de financiamento dependem muito da parceria que você vai fazer. Decidir com quem você vai compor renda é o mais importante para definir se tudo vai dar certo.
Entendeu as principais vantagens e desvantagens da composição de renda para financiamento de um imóvel? Quer saber mais? Confira aqui tudo sobre o financiamento de um imóvel de acordo com sua renda.