Por que investir em condomínio sustentável?
Vale uma breve reflexão antes de falarmos sobre condomínio sustentável, propriamente. Não é segredo que de uns anos para cá a sociedade vem tomando mais consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de investir em um estilo de vida mais sustentável do ponto de vida ambiental.
À medida que amplia-se o acesso a esse tipo de educação, o comportamento muda, e abre-se novas demandas de consumo. Ao passo que as atitudes são transformadas, a tecnologia também se transforma a favor do meio ambiente. Essas são, inclusive, as duas bases da sustentabilidade: as pessoas e a tecnologia.
Nesse sentido, um dos setores que mais são impulsionados com ideias sustentáveis para aliar qualidade de vida ao menor impacto ambiental é o setor imobiliário com a oferta de condomínios sustentáveis.
Já ouviu falar? Convidamos você a fazer uma reflexão sobre esse assunto e entender por que investir nesse tipo de moradia pode ser interessante.
O que entende-se por condomínio sustentável?
Um condomínio sustentável é aquele que pratica ações organizadas e planejadas com foco na valorização e preservação do ambiente — como o aproveitamento dos recursos naturais, tais como o paisagismo — visando também menos impactos econômicos e sociais.
Por que esse tipo de abordagem é importante? Porque o aumento populacional e o crescimento desordenado das cidades tem feito com que bens como a água, a natureza, o clima e a energia solar sejam impactados de alguma forma.
No futuro, a escassez desses recursos influenciará diretamente na vida dos seres, em especial os humanos. Para contribuir com a preservação desses fatores ambientais, os condomínios sustentáveis oferecem alternativas como:
Reutilização de água
Uma das formas de impactar menos o ambiente é gastando menos água e, para isso, existem condomínios que garantem o reaproveitamento da água das chuvas.
A água que cai é armazenada e devidamente tratada para consumo dos condôminos posteriormente. Além de ser uma ação positiva para o meio ambiente é também uma forma de economizar com a conta de água.
Energia renovável
A energia renovável vem de recursos naturais e que são naturalmente reabastecidos como o sol. Você já deve conhecer o sistema de aproveitamento da energia por meio do uso de placas solares, certo? Essa é uma das alternativas mais utilizadas por empreendimentos que se preocupam em adotar uma construção sustentável.
Tecnologia a favor da sustentabilidade
Se falamos anteriormente de como a tecnologia pode contribuir com um estilo de vida mais sustentável, por que não oferecer alguns exemplos?
Além de oferecer mais conforto e praticidade aos moradores, a automação residencial é uma das formas de preservar recursos. Por exemplo: a economia de luz, que pode ser programada para acender e desligar quando o local estiver vazio. Os sensores de vazamento de água e as torneiras automáticas também são referências neste assunto.
Quais as vantagens de investir em um condomínio sustentável?
Quando falamos em práticas que preservam, de alguma forma, o ecossistema, podemos dizer que toda a sociedade é beneficiada, afinal, se trata da preservação de elementos fundamentais à vida de todos. Mas, claro, não é só isso.
Para os moradores, essas alternativas podem até parecer um investimento mais elevado no início, mas representam uma economia diária, que refletirá positivamente nas contas de água e de luz.
Além disso, podemos destacar a promoção da educação ambiental, cujo acesso todos deveriam ter, e na melhor qualidade de vida dos moradores.
Para o investidor, não há dúvidas de que um condomínio que se preocupa com ações sustentáveis tende a se destacar na hora da locação, já que, como dissemos no início, as pessoas estão cada vez mais atentas à importância de estar atentos aos impactos ambientais.
E para você, o que mais compõe um condomínio com ideias voltadas para a sustentabilidade? Deixe abaixo o seu comentário!