Comprar um imóvel é um grande objetivo e uma realização para muitas pessoas. Comprar um segundo imóvel então, é uma conquista dupla. E seja para o primeiro ou para outros imóveis, a decisão de alugar pode ser muito acertada. Trata-se de uma forma de não só reaver o dinheiro do investimento, como também de se criar uma nova fonte de renda todos os meses. Sem contar, é claro, que imóveis são uma maneira de garantir a segurança e conforto dos filhos a curto, médio e longo prazo.
Então, se você tem um imóvel que quer disponibilizar para aluguel, nós temos todas as dicas de como fazer isso! Já adiantamos que não se trata de um processo burocrático e nem algo difícil de ser realizado. Porém, como tudo na vida, é preciso estar bem informado, bem assessorado e ter alguns cuidados. Veja todos eles em nosso artigo!
Leia também: 5 dicas para valorizar o seu imóvel
Decidi alugar. E agora?
Agora é decidir como você irá fazer isso. De maneira geral, você possui dois possíveis caminhos: ir por conta própria e ou por meio de uma imobiliária de confiança.
Vou por conta própria
Se você decidir seguir por essa caminhada solo, é possível, apesar de você ficar mais exposto a golpes e inadimplência. De qualquer forma, você vai precisar de:
- Auxílio jurídico para entender os seus direitos e deveres.
- Um contrato padrão (há modelos disponíveis online, basta fazer uma busca no Google a adaptar à sua situação)
- Fotos e vídeos que “vendam” o imóvel
- Fazer publicidade e divulgar (online e/ou por meio impresso) o seu imóvel, disponibilizando um telefone ou email de contato para todos
- Tempo disponível para acompanhar visitas e negociações
Ao percorrer estes passos e conseguir alugar o seu imóvel, você passa para a segunda fase. Nela, você precisará registrar junto ao inquilino quais são os possíveis defeitos já existentes no apartamento, documentar essas observações em comum acordo, definir questões relativas a cauções, adiantamentos, validade do contrato, comprovante de renda, fiador (ou fiadores), consulta ao crédito, definições de multas e reajustes. A partir daí, o seu imóvel estará oficialmente alugado e vai bastar conferir, mensalmente, o pagamento.
Vou alugar de forma segura
Disponibilizar um imóvel para locação não é difícil, mas pode dar muitas dores de cabeça caso você não esteja bem assessorado e protegido, em termos legais.
Contar com a expertise de quem está no mercado há muitos anos, além de facilitar a sua vida, também deixará todo o processo mais seguro. Por isso, o ideal é ter uma imobiliária de confiança ao seu lado. Dessa forma, você sabe que pode ficar tranquilo por estar em boas mãos.
Em nosso site é possível cadastrar o seu imóvel em poucos minutos respondendo algumas perguntas básicas, como localização, número de quartos, bairro e finalidade. Você escolhe também como quer ser contatado por parte da nossa equipe, seja via Whatsapp, ligação ou e-mail.
Aí é só aguardar que entraremos em contato com toda a estrutura e segurança que você precisa para alugar o seu imóvel!
Quer ter uma nova fonte de renda e alugar o seu imóvel de maneira segura e bem assessorada, com uma imobiliária com muitos anos de experiência no mercado? Então faça o cadastro em alguns minutos e comece esta nova etapa!