Um imóvel é um investimento que pode continuar a proteger e dar segurança a uma família por gerações. Além de garantir uma casa segura e confortável, também pode se tornar um bem passado para os filhos. Quando um imóvel é herdado, a principal pergunta a ser respondida é o que será feito com ele. Opções como vender, alugar, habitar ou até transformar em um imóvel de temporada para turistas, por exemplo, podem ser interessantes.
Quando a opção dos herdeiros é por vender, há algumas questões a serem observadas. Existem cuidados jurídicos que precisam ser tomados para que tudo seja feito em conformidade com a lei. Mas fique tranquilo: o processo não é muito complicado ou burocrático. Neste artigo você vai entender melhor sobre como vender um imóvel herdado. Siga a leitura conosco!
Leia também: 5 indicadores do mercado imobiliário que você precisa conhecer
Imóvel herdado: e agora?
Para a segurança de todos: quem deixou a herança, quem herdou, quem quer comprar o imóvel, quem quer vender e todas as demais pessoas envolvidas no processo, é preciso tomar alguns cuidados. Para isso, o apoio de um advogado de confiança pode ser importante.
Após finalizar as questões legais, é hora da segunda fase: os melhores parceiros de vendas. Veja o que será preciso fazer:
Como o advogado pode ajudar
Antes de vender, você precisa ser proprietário. Para isso, é possível fazer um inventário ou conseguir uma autorização judicial para realizar a venda. Também é possível vender os direitos hereditários. Para isso, não é necessária a autorização do juiz, mas todos os herdeiros, caso haja mais de um, devem estar de acordo.
Também será preciso pagar o Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) e atualizar o registro do imóvel para o nome do herdeiro.
Como o objetivo de vender já vai estar definido, uma segurança a mais que pode ser combinada com o comprador é a emissão de certidões negativas referentes ao imóvel. Assim, todo o processo fica comprovado para o futuro comprador e você oferece um diferencial.
Leia também: Quer alugar o seu imóvel? Veja como se organizar!
Como a imobiliária pode ajudar
A partir da legalização do recebimento, é hora de contar com o auxílio da imobiliária. Será através dela que você poderá conseguir os melhores valores de venda. Uma equipe capacitada e experiente pode auxiliar a estabelecer o valor de venda considerando o mercado imobiliário no momento, além de avaliar o imóvel para precificar de acordo.
Outra possibilidade é a sugestão de melhorias para aumento de preço de mercado, caso seja a vontade dos proprietários, bem como a divulgação em plataforma própria da disponibilidade do imóvel e apresentação deste para compradores interessados. Como comprar imóvel é coisa séria, é preciso ter nomes conhecidos e respeitados ao seu lado.
Quer vender um imóvel herdado? Entre em contato e anuncie! Estamos no mercado desde 2004 e temos uma equipe capacitada para conseguir valores competitivos! Pode contar com a Valore!