Você vai comprar seu primeiro imóvel e, obviamente, não quer ter frustrações e arrependimentos. Por isso não se afobe!
É importante pensar bem em algumas questões, pesquisar com cuidado e fazer uma escolha consciente e ajustada ao modo de vida que você quer ter. Vamos a algumas dicas que podem orientá-lo nessa escolha importante:
Conheça a região onde está o seu futuro imóvel
É fundamental conhecer o funcionamento das ruas, da vizinhança e do bairro onde seu novo imóvel fica. Para isso, antes de comprar, é importante checar o movimento em diversos horários do dia e da noite, além de conversar com vizinhos e pessoas do comércio local. Procure saber sobre trânsito, barulho, diversidade e horários de comércio, proximidade de meios de transporte — metrô, ônibus e táxi — custo de vida na região, índices de violência, projetos para o futuro, etc. Tudo isso pode fazer uma diferença incalculável no seu dia a dia.
Na região centro-sul de Belo Horizonte, por exemplo, há bairros cujo perfil é mais tradicional, com casas e áreas verdes, mas também há espaços mais novos, com muitos prédios. Em qualquer caso, alguns elementos podem ser estratégicos e vantajosos, como a proximidade de escolas, shoppings, praças e clubes. Outra opção pode ser residir em condomínios em cidades da Região Metropolitana, como Nova Lima, que podem oferecer áreas de lazer incríveis e muito espaço, sem contar a segurança.
Avalie a valorização ou a depreciação do imóvel que vai comprar
Viver o presente é empolgante e fundamental, mas pensar no futuro é estratégico — ainda que ele esteja distante. Você pode ter acabado de se mudar para seu primeiro imóvel, mas já precisa pensar no que virá pela frente. Pode ser que precise de algo maior quando a família crescer, ou pode ser que pretenda ir para mais perto do agito (ou mais longe!). O ideal é coletar informações que permitam avaliar se seu imóvel tende a se valorizar ou a se depreciar. Certas modificações no plano diretor de uma cidade podem fazer seu primeiro imóvel cair de preço ou, ao contrário, elevá-lo muito. Isso pode ser fundamental alguns anos depois.
Verifique o tamanho ideal do imóvel
Provavelmente você sabe quais são suas necessidades e possibilidades. Coloque no papel o tamanho da família e o espaço que o imóvel oferece e trace uma relação realista entre o que você pode e o que você precisa. Morar em uma casa com quintal ou em uma quitinete são experiências muito diferentes. Tem filhos? Precisa de um apê em andar mais baixo ou quer uma bela vista? Quantas vagas de garagem serão necessárias? Se você já tem móveis e objetos de decoração, eles caberão no seu novo lar? Será preciso fazer readequações? É importante que tudo esteja bem dimensionado para evitar confusões.
Certifique-se de que seu primeiro imóvel cabe no seu bolso
Se você já está em vias de fechar negócio, pense bem no preço do imóvel, nas formas de pagamento e nas responsabilidades trazidas por possíveis dívidas. Se for pagar à vista, confira comissões, modos seguros de transferência e, claro, assegure-se de que está com toda a documentação correta, tanto sua quanto de quem faz a venda. Prefira a intermediação de uma imobiliária que irá assessorar em todo esse trâmite e poderá garantir mais segurança ao negócio. Se a ideia for financiar ou dividir alguma parte do valor do imóvel, confira números, contas, juros, taxas e tempo de financiamento.