O mercado imobiliário brasileiro experimentou momentos únicos nos últimos anos. Depois de uma extrema e sólida valorização, especialmente por conta da realização de eventos esportivos de grande porte no país, houve uma estabilização recente em razão da crise econômica que afetou praticamente todos os setores.
Dentro desse contexto, é normal que as pessoas fiquem um pouco mais receosas em gastar dinheiro e aplicar em imóveis por algum tempo. Porém, ao contrário do que possa parecer, esse período pode esconder oportunidades excelentes.
Quer descobrir se vale a pena comprar sua casa agora? Confira!
Como funciona o mercado imobiliário brasileiro?
O primeiro passo para compreender melhor o mercado imobiliário brasileiro e descobrir se realmente vale a pena comprar sua casa agora é observar como funciona esse ramo. Existe um mito de que os preços de propriedades tendem a se manter estáveis, mas certamente esse é um diagnóstico simplório e errado do setor.
A verdade é que a procura e a demanda seguem padrões cíclicos, nos quais uma hora existe muita gente querendo comprar e em outras mais pessoas pensando em vender. Com isso, há uma flutuação, porém, com esse conhecimento, é mais fácil estruturar melhores estratégias de e se distanciar das armadilhas.
Quais são as expectativas e previsões para os próximos meses?
Sabendo dessa realidade, fica mais fácil observar que vivenciamos um ciclo de baixa nos últimos meses. Os preços ficaram estáveis e, em algumas áreas específicas, houve até retração do setor. E é aí que vale compreender que, após um período notadamente ruim, se inicia um novo de alta.
Está havendo uma retomada da atividade econômica e, por consequência, do ramo da construção civil. A taxa de vacância, que indica o número de imóveis vagos, também está em queda, o que deve aumentar o interesse de quem está pensando em comprar uma unidade para investir.
Além disso, depois dos aumentos nas taxas de juros na Caixa Econômica, muitas instituições financeiras, inclusive particulares, estão voltando a facilitar e oferecer crédito para financiamentos, se firmando como excelentes opções para realizar o sonho de uma casa ou apartamento próprio.
Como está o cenário atual?
É importante compreender que a conjuntura econômica do país impactou não apenas as pessoas físicas, mas também as próprias empresas que regem o mercado imobiliário brasileiro, como as construtoras e incorporadoras.
Muitos proprietários de imóveis, por exemplo, ficaram apertados com a crise e estão em apuros financeiros. Dentro desse contexto, recorrer à venda de patrimônio é a única alternativa para certas pessoas e isso dá muito mais poder de barganha para quem quer comprar. Com uma proposta séria, é possível adquirir por um preço abaixo do valor de mercado.
No caso das empresas, a coisa não muda de figura. Muitas delas acabaram com um número elevado de imóveis remanescentes e precisam vendê-los para financiar os próximos empreendimentos. Dessa forma, elas não hesitam em oferecer vantagens para compradores em potencial, como prazos mais longos de pagamento e até a possibilidade de alterações no projeto.
E agora, viu como o momento do mercado imobiliário brasileiro pode ser altamente positivo para comprar a casa própria? Gostou do conteúdo? Conte para nós nos comentários!