A cada ano os bairros residenciais e comerciais de Belo Horizonte recebem investimentos e se aproximam ainda mais do estilo de vida de seus frequentadores. Se você procura um novo bairro para morar, saiba que conhecer as diferentes possibilidades pode ajudar na escolha do novo imóvel. Faça visitas pessoalmente, converse com quem já vive por lá e consulte especialistas no assunto sobre custos e benefícios.
E um excelente ponto de partida para descobrir quais são os seus requisitos, suas necessidades e até o que é dispensável, é a avaliação das vantagens e desvantagens do bairro residencial e do bairro comercial. Que tal conhecê-las? Confira!
Bairro residencial: não abra mão do sossego
No bairro residencial predominam casas, condomínios fechados e prédios residenciais. Ou seja, é especialmente projetado para que as pessoas morem e pouco espaço é dedicado ao comércio intenso. A prioridade, sem dúvida, é garantir que se viva com qualidade e bem-estar.
Vantagens
A tranquilidade e segurança são as principais qualidades do bairro residencial. As ruas costumam ser menos movimentadas. Normalmente são bastante arborizados e possuem praças que permitem atividades ao ar livre. Famílias com crianças gostam bastante de ambientes assim para viver: calmos, sem limitações de metragem e onde os vizinhos se conhecem, o que torna a vida aconchegante.
Mesmo não sendo o ponto forte, é possível encontrar pequenos estabelecimentos, como farmácias, quitandas, mercados, escolas e até restaurantes e pizzarias que atendem à demanda do local.
Desvantagens
Geralmente o bairro residencial está distante das empresas e centros comerciais, por isso os moradores vão gastar mais tempo até o trabalho. Podem inclusive enfrentar congestionamento pesado.
A disponibilidade do transporte público não acontece com a mesma frequência das regiões industrializada, por isso é necessário planejamento para fazer as compras mensais e os deslocamentos diários.
Tenha uma vida prática: bairro comercial
Lojas, shoppings, grandes redes varejistas e empreendimentos corporativos ocupam os bairros comerciais. Abrigam um ou outro prédio para habitação, mas é raro. O objetivo é quase exclusivo: viabilizar e favorecer o trabalho, concentrando fisicamente as ofertas de produtos e serviços.
Vantagens
Praticidade é o grande destaque do bairro comercial! Sem se deslocar, é possível resolver todas as obrigações: banco, farmácia, hospital, emprego, academia, supermercado, compras...
E o melhor: tudo isso a pé, sem perder tempo com o trânsito. Para quem gosta, a vida noturna e social é agitada e com opções variadas. Os meios de transporte e os apartamentos seguem a tendência e são, respectivamente, rápidos e versáteis.
Desvantagens
Desenhado para o mundo dos negócios, no bairro comercial não sobra muito espaço para casas e apartamentos residenciais, que são pequenos e feitos para quem passa a maior parte do dia fora. Com o intenso fluxo de carros e pessoas, não há como escapar da poluição sonora e visual.
Depois de ler este post, ficou claro quais são as características marcantes de cada estilo? Facilitou para escolher de acordo com as suas preferências, não é? Lembre-se de que cada lugar tem suas particularidades, então antes de decidir é importante considerar suas prioridades e estilo de vida.
Você escolheu um bairro residencial ou um bairro comercial? Conta para gente nos comentários!