Se você acha que a venda de imóvel para estrangeiros é uma oportunidade de bom negócio, você está absolutamente certo. Aliás, a busca por esse tipo de investimento só aumenta no Brasil, principalmente por compradores dos Estados Unidos.
A lógica dessa tendência é simples: quanto pior estiver a situação econômica do nosso país, maiores oportunidades aparecem para quem ganha em dólar. A desvalorização do real e a baixa no mercado imobiliário são fatores que atraem o investimento internacional.
Quer saber tudo o que precisa para fechar um negócio com um investidor estrangeiro? Acompanhe esse post e conheça todos os detalhes dessa transação cada vez mais comum no país.
Quem são os compradores estrangeiros?
Basicamente, dois perfis de compradores internacionais procuram imóveis no Brasil:
Investidores
Estão sempre informados sobre o mercado imobiliário e atentos às boas oportunidades de investimento em imóveis. Fazem buscas em sites de vendas e entram em contato com corretoras especializadas nesse público. Com o dólar em alta, aproveitam para viajar e também para investir, tirando vantagem do câmbio.
Moradores
Os mais comuns são funcionários do alto escalão de empresas que são transferidos para o país. Buscam imóveis de alto padrão, com estrutura de lazer e localização privilegiada. Como ainda têm dificuldades de deslocamento e não conhecem bem a região, preferem morar perto de escolas, comércios e estações de metrô, para comodidade de suas famílias.
Quais são as vantagens da venda de imóvel para estrangeiros?
Os compradores estrangeiros, sejam investidores, ou os que adquirem o imóvel para morar, possuem algumas características em comum:
- Pagam à vista: geralmente, optam por vender um imóvel e comprar outro no Brasil. O financiamento não é vantajoso, devido às altas taxas de juros. Além disso, é necessário que o comprador estrangeiro tenha o visto permanente para solicitar um financiamento;
- São exigentes: têm poder aquisitivo para escolher imóveis de alto padrão, com todas as facilidades possíveis, seja para morar bem, ou para lucrar com aluguel.
Qual é a documentação necessária?
Infelizmente, para o comprador estrangeiro, a operação é mais complicada do que a compra do imóvel em seu país. Por isso, é recomendado que você tenha uma empresa para mediar o negócio e dar todas as orientações necessárias, além de informar todas as vantagens do imóvel.
De qualquer forma, será preciso que ele tenha em mãos a seguinte documentação:
- CPF – deve ser solicitado à Receita Federal, caso ele esteja no Brasil. Ou pode obter o documento junto ao consulado brasileiro, se estiver em seu país de origem;
- certidão de nascimento ou casamento – o documento precisa ser traduzido e registrado em cartório;
- passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro, se tiver o visto de permanência;
- comprovante de residência do país de origem, se for comprar um imóvel urbano. Se o imóvel for rural, o comprador deverá comprovar residência fixa no Brasil.
Como transferir o dinheiro da operação de venda?
Existem vários bancos que oferecem o serviço de transferência internacional. O comprador deverá abrir uma conta em um banco brasileiro.
O processo de transferência requer segurança para ambas as partes. Por isso, é recomendado que seja utilizada uma conta escrow. O serviço permite que o pagamento seja feito somente quando a transação estiver realmente concretizada e comprovada.
Para isso, você deverá fornecer os seguintes dados:
- nome completo;
- número do CPF ou CNPJ;
- código IBAN (International Bank Account Number) fornecido pelo banco;
- dados bancários: agência, número e tipo de conta;
Como é feita a conversão de dólar para o real?
A conversão é feita no ato de retirada do dinheiro da conta, nos valores do câmbio do dólar comercial do dia. Em algumas circunstâncias, dependendo da cotação do câmbio, pode ser necessária a complementação do valor, ou que você precise devolver a diferença.
A operação não requer o pagamento do Imposto de Renda, porém, será recolhido o IOF com a alíquota de 0,38% sobre o valor da venda.
Gostou do nosso post sobre venda de imóvel para estrangeiros? Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!