Você precisa que sobre uma grana para realizar um sonho ou mesmo para manter as contas em dia? Saiba que trabalhar a redução dos custos no orçamento da casa é um bom começo.
Com algumas mudanças na vida cotidiana, é possível acumular boas economias no final de cada mês. Quer saber como? Acompanhe neste artigo as melhores dicas!
1. Economize nas compras do mercado
As compras do mercado podem ficar com uma fatia grande do orçamento da casa. Uma simples passadinha no supermercado pode fazer você sair com várias sacolas e alguns reais a menos. Já que a ideia é economizar dinheiro, inicie fazendo uma lista com todos os itens que precisa, incluindo as quantidades necessárias.
Uma vez no mercado, controle-se para pegar exatamente o que está na lista, nada de exageros, pois, além de gastar mais, pode gerar desperdício. Outra dica é buscar marcas alternativas — por exemplo, aquelas que levam o nome do estabelecimento.
Por fim, tenha atenção às ofertas do dia e não vá às compras com fome, isso pode implicar em gastança extra!
2. Poupe energia elétrica para controlar o orçamento da casa
A conta de luz costuma pesar bastante no orçamento do lar, afinal, todos têm diversos aparelhos eletrônicos que usam energia elétrica para funcionar. Mas saiba que, ao mudar alguns hábitos, é possível pagar um valor mais baixo à concessionária.
Retire os aparelhos das tomadas quando estiverem sem uso — inclusive o carregador do celular. Troque as lâmpadas por modelos de LED, mais econômicas, apague as luzes dos cômodos quando não tiver ninguém e acumule as roupas para lavar e passar todas de uma só vez.
3. Use a água com sabedoria
Assim como a energia elétrica, a água também precisa ser utilizada com sabedoria. Medidas simples precisam ser adotadas para reduzir o consumo e, consequentemente, a conta. A primeira delas é fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça na cozinha, isso já representa uma grande economia.
Opte por torneiras com arejador (uma espécie de redinha que ajuda a dar sensação de mais força) e abertura de apenas um quarto da volta.
Usar a água da máquina para lavar calçada e quintal e também aproveitar a chuva para regar plantas são atitudes que ajudam o meio ambiente e o seu bolso.
4. Reduza os gastos com os transportes
Os transportes costumam ter valores elevados, seja o combustível e estacionamento ou ônibus e metrô. Uma boa saída para economizar é procurar alternativas para viver próximo ao trabalho.
Busque opções de imóveis que permitam fazer as atividades a pé ou mesmo em pouco tempo de deslocamento de carro ou transporte público. Além disso, concentre outras atividades como academia de ginástica e cabeleireiro no bairro da sua residência. Com essas mudanças, os gastos com transportes tendem a cair.
5. Avalie o pacote de TV, internet e telefone
A realidade dos nossos dias é que ninguém vive mais sem internet banda larga, não é mesmo? Mas fazer uma avaliação do seu pacote atual pode render boa economia. Por exemplo, com que frequência o telefone fixo é usado? Será que compensa mantê-lo? O pacote de TV a cabo contempla canais que ninguém nunca nem assistiu?
Veja se há uma alternativa mais simples e em conta. Além disso, vale ligar para a operadora e dar aquela choradinha para pedir um desconto. Geralmente, é possível conseguir uma boa redução na conta mensal.
O consumo com telefone celular também precisa ser revisto. Pesquise opções de pacotes que trazem mais vantagens, tanto para internet quanto para ligação. Fique ligado porque sempre há algum tipo de promoção, inclusive parcerias com as empresas de TV e internet.
Você tem mais alguma dica para reduzir custos no orçamento da casa? Compartilhe nos comentários as suas sugestões!