Ao decidir comprar um apartamento muita gente resolve, sem pensar duas vezes, que o seu imóvel será no último andar. A sensação de privacidade, menos barulho e uma bela vista ao abrir a janela estão entre os benefícios que despertam interesse pelo topo do prédio.
Quer saber mais vantagens e conhecer as desvantagens de morar nos andares mais altos? Então, confira as informações desse artigo!
Vantagens de morar no último andar
Os apartamentos dos últimos andares, sobretudo do último, costumam ser bastante disputados quando há o lançamento de um empreendimento. Conheça algumas vantagens e compreenda melhor o porquê de haver grande interesse!
1. Vista privilegiada da cidade
Quanto mais alto, mais longe se vê. Quem não adora ficar na varanda ou na janela para observar o movimento, admirando o cair da noite com todas as luzes da cidade? Com certeza, esse tipo de experiência só é possível morando nos andares mais altos.
2. Mais privacidade
Muita gente que vive em apartamento se incomoda com o fato de abrir a janela e dar de cara com um vizinho. Esse é um dos grandes fatores que determinam a escolha por andares mais altos, já que os moradores muitas vezes conseguem evitar esse tipo de situação.
Além disso, por estar mais longe de áreas comuns do prédio (salão de festas, garagem, academia), há maior sensação de privacidade e exclusividade.
3. Menos barulho interno
Ter mais silêncio é outra grande vantagem. Como não há vizinhos no apartamento de cima, não haverá barulho de salto, móveis arrastados ou sons de festa e TV altos. Fora isso, dependendo da altura, não se ouve o barulho do salão de festas, dos carros e das crianças no playground.
4. Melhor ventilação
Nos andares mais altos há melhor circulação dos ventos, o que é ótimo para deixar o ambiente mais fresco nos dias mais quentes. Com mais ventilação também ocorrerá menos incidência de mofo, umidade e poeira. Além disso, a poluição que vem dos carros é reduzida.
5. Sofre menos efeito na estrutura
Como o imóvel sofre menos impacto de encanamento e pressão da água, a necessidade de possíveis reformas demora mais para aparecer, ou seja, menos gastos e incômodos causados por obras.
Desvantagens de morar no último andar
As desvantagens estão relacionadas a questões pontuais na vida dos moradores. Apesar de desagradáveis, não ocorrem com frequência.
6. Valor mais elevado
Os apartamentos nos andares mais altos dos prédios são mais valorizados, podendo custar até 30% a mais quando comparados aos mais baixos.
7. Dificuldade de transporte de peças pesadas
O transporte e a mudança de peças pesadas como camas, sofás e geladeiras pode envolver certa dificuldade. Dependendo do tamanho dos móveis pode ser que não caibam no elevado, restando apenas transporta-los pelas escadas.
Porém, como isso não é algo corriqueiro, essa é uma dificuldade pontual que não compromete a qualidade de vida dos moradores.
8. Mais incômodos com elevador sem funcionar
Seja por falta de energia, manutenção ou problema técnico, o elevador pode não funcionar corretamento, podendo gerar situações desconfortáveis para os moradores. Carregar compras do supermercado ou subir com uma criança no colo pela escada são bons exemplos dessas situações.
Porém, no caso de manutenções, elas são avisadas com antecedência, então é possível se programar. Somente a falta de energia elétrica não tem como prever, mas se ocorrer com frequência na região, vale entrar em contato com a concessionária.
Agora que você já conhece algumas vantagens e desvantagens do último andar, confira mais informações sobre como é morar em um apartamento de cobertura!