Definitivamente, o mercado imobiliário é uma das formas mais seguras e experimentadas de aplicar dinheiro no Brasil. No entanto, para fazer um bom negócio e conseguir uma excelente rentabilidade, é fundamental conhecer alguns erros que você deve evitar ao investir em imóveis.
O fato é que, observando e seguindo algumas atitudes simples, é possível achar oportunidades incríveis e experimentar uma grande lucratividade. Quer descobrir como fazer isso? Então, confira o que você não pode fazer durante esse processo no conteúdo que preparamos a seguir:
1. Agir com a emoção e não com a razão
Agir com a emoção e não com a razão é um dos principais erros ao investir em imóveis. É hora de usar a cabeça e focar em propriedades que possam oferecer lucros, atender às suas necessidades e garantir um bom potencial de valorização. Não se prenda a conceitos antigos ou memórias passadas, por exemplo.
Um bairro nobre há alguns anos pode ser uma péssima escolha se ele estiver enfrentando problemas como a favelização ou excessos de congestionamentos. Já regiões que eram pouco procuradas podem oferecer grandes oportunidades de desenvolvimento, especialmente se contarem com ampliação da rede de transportes e de serviços básicos.
2. Precificar errado na hora do aluguel
Investir em imóveis para locação é uma das atitudes mais inteligentes que uma pessoa pode ter. No entanto, o tiro pode sair pela culatra se o proprietário errar na hora da precificação e acabar pedindo um valor fora da realidade. Lembre-se que, sem um inquilino, é o dono que arca com as taxas de luz, água, IPTU e condomínio.
Para chegar a um patamar justo para todas as partes envolvidas nessa relação, contar com ajuda profissional pode ser de grande valia. O foco deve ser em fatores como a localização da propriedade, a metragem, os diferenciais oferecidos, as vagas na garagem, o número de quartos, a presença de dependência de empregados, entre outros.
3. Fazer um financiamento pouco vantajoso
Tenha em mente que você não deve lucrar com um imóvel apenas quando alugá-lo ou vendê-lo no futuro. O ideal é conseguir benefícios desde o começo, fazendo um financiamento extremamente vantajoso para o seu orçamento. O primeiro passo para isso é bater perna e ir em diversos bancos e instituições financeiras.
Nesses locais, você poderá utilizar um simulador para verificar como ficarão as parcelas com a incidência das taxas de juros. Dessa forma, você vê se tem condições de arcar com esse gasto ou se ele está fora do seu limite financeiro. Converse com os gerentes também e não tenha medo de negociar e pedir melhores opções.
4. Desconsiderar os gastos com reformas
Muitas pessoas adquirem uma propriedade pensando em fazer obras, mas não pensam direito nos custos que isso pode trazer. Definitivamente, esse é um dos erros que você deve evitar ao investir em imóveis. Coloque tudo na ponta do lápis e avalie se realmente aquela casa ou apartamento vale o trabalho e os gastos.
Calcule tudo antecipadamente. Mudanças na parte hidráulica, por exemplo, costumam ser bastante dispendiosas. Em unidades mais antigas, uma atualização do sistema elétrico pode ser necessária e isso também não é nada barato. Pondere bem antes de fazer uma oferta e partir para a negociação.
Esses são os erros ao investir em imóveis! Gostou do conteúdo? Então, confira também o nosso artigo que mostra como uma imobiliária pode ser fundamental nesse setor.