Apesar de estarmos vivendo um momento de boas perspectivas quanto ao cenário econômico brasileiro, economizar é sempre uma excelente ideia. E o melhor é que, com algumas atitudes simples, já podemos reduzir as despesas de casa de forma considerável!
Mesmo que muitas vezes façamos isso sem perceber, acabamos cometendo pequenos desperdícios que, somados no final do mês, podem ter um impacto considerável no orçamento familiar. Então, confira o conteúdo a seguir e descubra como evitar que isso aconteça!
1. Inclua a família no seu controle de contas
Definitivamente, uma das atitudes mais simples e eficientes para reduzir as despesas de casa é ter uma boa e franca conversa com a sua família. Afinal, seus filhos e cônjuges também são parte integrante do orçamento mensal, certo? Com o apoio e a participação de todos será muito mais fácil ter sucesso nesse desafio.
O ideal é fazer um planejamento conjunto, de maneira que haja uma consciência coletiva do que pode ser gasto e do que deve ser economizado. Discuta, por exemplo, o que cada compra significa em números e estabeleça metas individuais. Além disso, estimule o hábito de registrar tudo no papel e consultar todas as despesas.
2. Faça a substituição das lâmpadas
Você já deve ter ouvido falar que existem lâmpadas muito mais modernas e econômicas atualmente do que havia poucos anos atrás, não é verdade? Opções eficientes disponíveis no mercado incluem as de LED e as fluorescentes. Não hesite em fazer essa substituição!
Elas podem mesmo fazer com que você pague muito menos na conta de energia no final do mês. Além dessa questão energética, você também poupa bastante no longo prazo: o custo de compra pode ser razoavelmente maior, mas esses modelos são muito mais duráveis, demorando bem mais para serem trocados.
3. Consuma apenas produtos da estação
Como o supermercado tem um impacto considerável no orçamento, prestar atenção a essas despesas ajuda muito a economizar no final do mês. O ideal mesmo — até para evitar a aquisição de produtos repetidos ou desnecessários — é que você sempre faça uma lista antes de sair de casa, revisando e reavaliando tudo aquilo o que você deve ou não comprar.
Outra ação imprescindível é dar preferência para os alimentos próprios da estação: além de mais saborosos, eles também custam menos e estão mais frescos. Priorize o que é plantado na sua cidade e no seu estado, evitando artigos importados e privilegiando pratos com essas escolhas na hora de montar seu cardápio semanal.
4. Retire os eletroeletrônicos da tomada
Aparelhos eletrônicos, mesmo quando não estão ligados, consomem bastante energia quando estão conectados com a tomada, ainda que em modo de stand-by. Por isso, sempre tire-os da tomada quando você for se ausentar por um período mais extenso, como finais de semana, feriados ou férias.
A hora de dormir também pede esse cuidado, especialmente se você tiver muitos equipamentos do gênero em casa. Atente ainda na qualidade das marcas: as melhores costumam ter modelos mais eficientes energeticamente. Muita gente acha que isso é pouco efetivo, mas o fato é que essa atitude pode fazer uma tremenda diferença na sua conta de luz!
5. Aposte no reaproveitamento de água
Outra excelente dica para você e a sua família economizarem um pouco mais nas despesas do final do mês — e ainda criarem um lar mais sustentável, em sintonia com a natureza — é apostar no reaproveitamento de água. O melhor de tudo é que, nos dias de hoje, existem maneiras bem simples e eficientes de fazer isso.
Comece com o básico: não deixe as torneiras abertas quando não estiverem em uso. Além disso, não descarte a água usada na lavagem de roupas, por exemplo, pois você pode usá-la para limpar a cozinha ou a calçada. Ao tomar banho, você também pode colocar um balde embaixo do chuveiro e, depois, usá-lo na descarga.
6. Elimine os serviços menos necessários
Sabemos que a vida nas grandes cidades é repleta de problemas e níveis elevados de estresse. Muitas vezes, em função disso, acabamos apostando na aquisição de itens desnecessários, mesmo como uma forma de distrair a cabeça. Mas no fim do mês a conta chega, e vemos que estamos desperdiçando recursos à toa.
A televisão a cabo, por exemplo, é campeã nesse quesito: a maioria dos assinantes possui pacotes que incluem muito mais canais do a que um ser humano é capaz de assistir. O mesmo vale para jornais, revistas ou uma academia de ginástica que ninguém frequenta. Corte tudo pela raiz — ou, pelo menos, negocie pacotes mais úteis com as prestadoras.
7. Preste atenção nas contas de gás
Muita gente menospreza a conta de gás porque ela não tem tanto impacto no orçamento de um imóvel residencial, mas prestar atenção a essa despesa é, sem dúvida, uma atitude que ajuda a reduzir as despesas de casa.
Procure, por exemplo, não utilizar o forno em excesso ou deixar o aquecedor funcionando por muito tempo em função de banhos prolongados. Otimize também a rotina da cozinha e planeje várias refeições de uma vez só — até para economizar o seu tempo.
8. Reveja periodicamente os seus gastos
Por fim, mesmo depois de adotar essas atitudes e cortar as suas despesas extras, você não deve deixar de reavaliar periodicamente os seus gastos. Até porque as necessidades, hábitos de vida e anseios mudam com o passar do tempo, demandando esse tipo de reavaliação.
Se os seus filhos cresceram e saíram de casa, por exemplo, isso deve se refletir em economia nas tarifas de energia, água e supermercado. Já se você mudou para uma cidade com um custo de vida maior, também não dá para ignorar esse fato: algumas contas serão mais elevadas.
Enfim, viu como essas atitudes simples já podem reduzir as despesas de casa? Seguindo todas elas, você verá que o seu dinheiro renderá mais e poderá proporcionar uma vida ainda mais confortável e sustentável para a sua família!
Agora, se você gostou de conhecer essas dicas, aproveite para compartilhá-las nas redes sociais e ajude os seus amigos a economizar nas despesas também! Confira mais dicas em nosso blog e visite nosso site. Esperamos por você.