Um famoso ditado popular diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras” e quando o assunto é venda e locação de imóveis, ela se encaixa perfeitamente, afinal, que morador não gostaria de se contar com belas imagens e vistas no seu empreendimento todos os dias?
A experiência do que é visto, nesse caso, sobrepõe qualquer argumento de venda feito com palavras. Nesse cenário, o paisagismo é o protagonista para ressaltar as belezas naturais do imóvel e encantar os interessados em fazer negócio.
Não pense que esse é um fator irrelevante, pois quem procura por residências de alto padrão prioriza por ambientes esteticamente agradáveis, organizados e que valorizam a paisagem local. Veja como isso faz uma grande diferença para vender ou alugar o imóvel.
Afinal, o que é paisagismo?
Falar das vantagens que o paisagismo garante à valorização do empreendimento nos leva a definir o conceito dessa palavra: é a técnica de planejar e organizar a paisagem local para que as pessoas possam aproveitar melhor os espaços e sob menor interferência na natureza.
No planejamento e ´na organização desses ambientes — feito por meio do trabalho de arquitetos, designers e decoradores — também devem ser levados em conta a integração do humano com a natureza e a promoção da sua qualidade de vida e bem-estar.
Imagine, por exemplo, a transformação de um jardim de um condomínio, que estava abandonado, sendo otimizado para oferecer um espaço agradável para a permanência de seus condôminos, garantindo mais aconchego e conforto. Isso define uma atividade do paisagismo.
De que formas o paisagismo valoriza um imóvel?
Ter mais qualidade de vida é um dos principais objetivos de quem investe em uma nova moradia e estar perto da natureza está diretamente relacionado à promoção do bem-estar.
Além disso, empreendimentos que investem no paisagismo oferecem às famílias melhores e mais completas opções de lazer no espaço em que vivem, sendo o ambiente ideal para estar juntos, receber amigos e praticar atividades físicas.
Moradores que gostam de interagir com a natureza, também podem ajudar na melhoria do paisagismo onde vivem e colocar a mão na massa com atividades que exigem paciência e são verdadeiras terapias.
É possível plantar árvores, flores e plantas, acompanhar o crescimento delas e participar do planejamento dos espaços integrados com a natureza. Além disso, é uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ecológica.
Como transformar a paisagem natural do empreendimento?
Não é preciso ter muito espaço para promover pequenas mudanças na paisagem do imóvel. Seja dentro do apartamento ou com sugestões para o condomínio, selecionamos algumas ideia que, certamente, vão valorizar a sua venda ou locação:
-
- nas áreas comuns: jardins externos, caminhos, trilhas, pontes e fontes deixam o ambiente muito mais agradável e atrativo. Também invista em plantas e flores compatíveis com o clima da sua cidade;
- nas áreas privativas: os jardins de inverno e os jardins verticais são excelentes formas de proporcionar um local mais agradável, leve e bonito por meio do paisagismo;
- na fachada do empreendimento: existem prédios e condomínios que têm características mais voltadas para a sustentabilidade e investem em verdadeiros jardins verticais na fachada. É uma alternativa interessante para avaliar com os condôminos.
Por fim, tenha em mente que os compradores e locatários de imóveis estão mais exigentes e atentos a requisitos que vão muito além de uma boa localização e bons preços. Eles priorizam qualidade de vida e bem-estar e oferecer um bom paisagismo é uma das vantagens que mais facilmente os aproxima desse desejo.
Gostou de entender melhor o que é paisagismo e como ele pode elevar a atratividade do seu imóvel? Aproveite e compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!