Quem é proprietário de imóvel já deve ter passado pela dificuldade de encontrar alguém disposto a comprá-lo no preço e nas condições ofertadas. Por isso, qualquer recurso que auxilie na divulgação e na criação de propostas que beneficiem ambas as partes é valioso.
Entretanto, muitos donos de imóveis não têm a segurança necessária para realizar essa tarefa de maneira eficiente, o que demanda a procura por serviços especializados para auxiliar no processo.
Confira os 6 piores erros que atrasam a venda de imóveis para que você possa se mudar rapidinho:
1. Não usar uma placa de venda de imóveis
Um imóvel faz parte da composição da cidade em que se localiza e sempre está visível a quem passa por ele. Colocar uma simples placa informando que o bem está disponível para venda é uma forma eficiente de divulgação, já que as pessoas que moram, trabalham ou simplesmente transitam por ali são os potenciais compradores do imóvel.
Se você ainda não usa esse recurso, pode estar perdendo boas oportunidades de negócio, já que a placa tem ótima visibilidade, custo justo e contém informações úteis, como contato da imobiliária (telefone e site) e se o imóvel está para venda ou locação. Dessa forma, a pessoa que entra em contato porque viu uma placa já se interessa de antemão pelo prédio e pela localização, fatores importantíssimos na decisão de compra.
2. Não investir em anúncios variados
Focar somente em um tipo de anúncio não é algo positivo para a venda de um imóvel. Se quiser agilizar o processo e alcançar o máximo de pessoas interessadas, aproveite os inúmeros recursos disponíveis e faça sua divulgação.
A vantagem pode ser garantida usando meios como jornais, redes sociais, site ou blog imobiliário e, claro, portais de imóveis. Na internet, o resultado é melhor quando conta com a ajuda de uma imobiliária, já que os profissionais desse setor sabem usar informações de uma maneira atrativa e adequada ao público-alvo e normalmente estão em vários portais interessantes.
3. Não oferecer imagens do imóvel
Os anúncios de venda de imóveis mais atrativos são aqueles que contêm imagens internas e externas do bem. Isso ocorre porque a maioria das pessoas são atraídas pelo visual antes mesmo de saber das informações técnicas. Muitas vezes, um imóvel com boas fotos atrairá mais atenção do que o mesmo imóvel com fotos ruins (sem iluminação, fora de foco ou com cores fracas), já que essa decisão de compra tende a ser muito emocional no início.
Essa primeira impressão — quando beneficiada por imagens de qualidade — pode ser valiosa para um passo maior do futuro comprador, que é realizar a visita para uma possível negociação.
4. Não preparar o imóvel para visitantes
Quando possíveis compradores têm interesse em um imóvel, certamente vão querer visitá-lo para observar detalhes mais de perto. Nessa situação, se o proprietário não se preocupar em ordenar e limpar tanto os espaços internos quanto os externos, poderá perder uma grande chance de vender.
Para evitar que os visitantes encontrem cômodos bagunçados, agende as visitas e se planeje com antecedência para realizar a limpeza e a organização adequada de todos os espaços.
5. Não definir um preço de acordo com o mercado
Um imóvel pode ser valioso para você da mesma forma que pode ser atrativo para um comprador. Com esse pensamento, muita gente se perde na hora de definir o preço de venda do bem, acreditando que os seus espaços só oferecem benefícios e merecem valorização.
Sem a capacidade de avaliar o imóvel em todos os seus aspectos, é comum que os proprietários exijam um valor muito além do que seria pedido no mercado, o que consequentemente diminui o interesse dos compradores.
Comparar preços ofertados na região onde o seu imóvel se localiza é uma forma simples de estabelecer um valor justo a ele. Para garantir uma boa avaliação, conte sempre com a ajuda de um corretor imobiliário.
6. Não contratar os serviços de uma imobiliária
Algumas pessoas acreditam que vender um imóvel é tarefa simples e se aventuram em fazer o trabalho sozinhas, sem qualquer conhecimento de mercado e de público. Com esse excesso de confiança, acabam em desvantagem com outros colegas vendedores que procuraram acompanhamento profissional em uma imobiliária.
Um corretor pode fazer a diferença no seu negócio usando estratégias de atração e com foco em determinado perfil, se esse for o objetivo. Lembre-se que pagar por um serviço de confiança é melhor do que lidar com imprevistos gerados por uma tomada de decisão sem conhecimento.
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