Reservar o local da cerimônia, escolher as roupas do grande dia, definir o destino da viagem de lua de mel: nenhum dos preparativos de um momento tão importante quanto o casamento é mais difícil e determinante do que a escolha de um apartamento novo para a nova fase a dois.
Para tornar essa escolha mais fácil e não deixar o assunto virar motivo para uma terapia de casal, é preciso considerar outros aspetos além da localização ou número de quartos do imóvel. Quer saber como acabar com a insegurança e acertar na hora de comprar o aparamento novo? Confira a seguir nossas melhores dicas para não errar nessa importante decisão!
Planejar o investimento
Ao decidir pela compra de um apartamento novo sem fazer o devido planejamento financeiro, há grandes as chances de deixar a conta do casal no vermelho. Para evitar isso, façam uma projeção detalhada do investimento final, contabilizando não só o valor do imóvel, mas também os juros e as possibilidades de variação das prestações. Coloquem no papel a previsão do valor das parcelas, desde a primeira até a última, e cuidem para que não ultrapassem o limite máximo recomendado por economistas: 30% de comprometimento da renda do casal.
Formalizar a proposta
Negociar o valor do imóvel é fundamental, mas ainda mais importante é formalizar tudo o que foi acordado: preço, taxas, forma de pagamento, facilidades, benefícios, garantias e descrição detalhada do imóvel, incluindo o tempo de uso, planta elétrica e hidráulica. De preferência, validem a proposta em cartório para que se resguardem de possíveis inconvenientes futuros.
Guardar todos documentos
Manter todos os documentos da transação em segurança é um cuidado que nem todos têm. Como um apartamento é um bem durável, é extremamente importante guardar toda a documentação que envolva o seu investimento. Propostas, contratos, recibos, plantas e garantias de possíveis adendos, como móveis embutidos e portas. Um dia vocês podem precisar disso!
Identificar o melhor momento
Com a crise econômica, muita gente imagina ser melhor evitar grandes investimentos e esperar um outro momento para comprar seu apartamento. De fato, se comprometer com longos financiamentos e elevadas taxas de juros pode não parecer um bom negócio. Porém, se vocês dispõem de uma quantia reservada para dar entrada no negócio ou se for possível comprar o imóvel à vista, saibam que o momento é agora. Isso porque, durante uma crise, é mais fácil encontrar benefícios como:
Preços congelados
Com uma menor movimentação no mercado, os preços de imóveis, principalmente os novos, tendem a ficar estagnados como forma de atrair compradores.
Variedade de imóveis
A baixa procura vem acompanhada de grande oferta, proporcionando uma grande variedade de apartamentos e preços.
Descontos maiores
Muitas pessoas e empresas, com a necessidade de gerar capital, estão dispostas a reduzir o preço anunciado por um imóvel para vendê-lo mais rapidamente.
Pesquisando as melhores oportunidades disponíveis, estudando cuidadosamente todas propostas e tendo habilidade de negociação, é possível aproveitar a crise para conseguir um excelente custo/benefício na hora de fazer esse importante investimento!
E vocês, já estão prontos para comprar um apartamento novo? Compartilhem conosco nos comentários!