Os grandes empreendimentos imobiliários emergem como uma poderosa tendência no cenário urbano, transformando o modo como vivemos e experienciamos as cidades. Hoje, queremos te convidar a refletir sobre as nuances de morar nas alturas, desvendando as vantagens e desvantagens desses grandiosos prédios que se destacam na paisagem urbana.
Leia também: Comprar um apartamento ou investir na bolsa- o que rende mais?
Infraestrutura completa e moderna
Grandes empreendimentos são frequentemente dotados de infraestrutura completa, oferecendo comodidades como academias, piscinas, brinquedoteca, cinema, áreas de lazer e espaços de convivência. Essa gama de facilidades enriquece a qualidade de vida dos moradores em qualquer idade.
Segurança
A segurança é uma prioridade em empreendimentos de grande porte. Portarias 24 horas, câmeras de vigilância e sistemas de controle de acesso contribuem para um ambiente mais seguro e tranquilo, proporcionando tranquilidade mesmo nas maiores cidades do país, seja para o acesso a pé ou de carro.
Vistas privilegiadas
Morar nas alturas proporciona vistas deslumbrantes da cidade, para quem está nos apartamentos mais altos. A perspectiva única dos andares mais elevados oferece um espetáculo visual, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer. Isso traz uma sensação de sossego para começar e terminar o dia e, muitas vezes, cria um certo distanciamento da vida agitada lá embaixo.
Leia também: Urban Resort: A tendência em imóveis de luxo
Conveniência
Grandes empreendimentos muitas vezes estão estrategicamente localizados, oferecendo proximidade a serviços essenciais, como shoppings, supermercados, escolas, hospitais e áreas comerciais. Essa conveniência agrega valor à experiência de morar nesses lugares, como uma forma de viver com mais conforto.
Valorização do imóvel
Investir em um grande empreendimento pode representar uma escolha financeiramente sólida. Esses imóveis, muitas vezes, têm maior potencial de valorização devido à sua infraestrutura, localização privilegiada e comodidades oferecidas. Então seja para morar, para alugar para outras pessoas ou até para criar um espaço de hospedagem temporária, trata-se de um investimento inteligente.
Porém, é claro que pode haver também o outro lado da moeda. Veja abaixo algumas das possíveis desvantagens de se viver nestes grandes prédios.
Congestionamento nos elevadores
Um dos desafios comuns em edifícios de grande porte é o congestionamento nos elevadores, especialmente em horários de pico. Ainda que eles sejam bastante rápidos e muitas vezes estejam distribuídos para atender a determinados andares, muitas pessoas circulam pelo prédio em horários parecidos e isso pode resultar em tempos de espera mais longos e desconforto.
Custos de condomínio elevados
A manutenção de infraestruturas complexas, como as que são oferecidas em grandes empreendimentos, desde equipe trabalhadora, paisagismo, eletricidade e ambientes compartilhados implica em custos significativos. Logo, os condomínios em grandes empreendimentos podem ser mais elevados, tendo que ser considerado no orçamento mensal dos moradores.
Menos interação social
A vastidão desses empreendimentos, por vezes, dificulta a interação entre os moradores. Ainda que existam diversos espaços de convivência para toda a família, a atmosfera pode parecer impessoal e a grande quantidade de pessoas pode limitar a formação de uma comunidade próxima e integrada.
Ao considerar residir nos grandiosos empreendimentos imobiliários, é importante pesar cuidadosamente as vantagens e desvantagens. A infraestrutura moderna, segurança reforçada e valorização do imóvel são grandes atrativos, mas é preciso também estar ciente dos possíveis desafios.
Compreender plenamente esses aspectos vai permitir que você tome uma decisão informada e encontre o equilíbrio perfeito em sua busca por um novo imóvel. E, para isso, você pode contar com a Valore Imóveis. Nós somos especialistas em vendas e locações de alto padrão na região centro-sul de Belo Horizonte, além de Nova Lima, Vila da Serra e Vale do Sereno! Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!