São tantas as coisas em que pensar na hora de comprar um imóvel! Entendemos perfeitamente que é fácil se perder entre as necessidades, desejos e possibilidades.
E é para ajudar a norteá-lo nessa missão — possível! — que criamos especialmente o post de hoje: um passo a passo com a surpreendente verdade sobre a compra de imóveis. Em que você deve prestar atenção, o que evitar, enfim, tudo aquilo que vai ajudar você a encontrar o perfeito “lar, doce lar”.
Passo 1: Desenhando a morada perfeita
Dê asas à imaginação e desenhe (ou descreva) o lar dos seus sonhos. Casa? Apartamento? Piscina, churrasqueira, garagem... afinal, o que faz você suspirar? Ah, e se a decisão for de mais de uma pessoa, não se esqueça de fazer isso com todos os envolvidos.
Passo 2: Avaliando as necessidades atuais
Pronto, a viagem foi realizada com sucesso e você tem parâmetros e sonhos. Agora é hora de avaliá-los e listar as suas necessidades. Por exemplo: quem trabalha em casa precisa de espaço para o home office, quem tem filhos precisa de quartos para acomodá-los. Aqui é hora de adequar a morada perfeita às necessidades reais.
Passo 3: Projetando para o futuro
Poucas são as pessoas que pensam em comprar um imóvel e ficar nele por pouco tempo. Então, lembre-se de incluir na sua lista não apenas o que você e os seus precisam agora, mas também leve em consideração os planos para o futuro, a curto, médio e longo prazo.
Passo 4: Estudando o bolso
Quais os seus recursos atuais? E qual o seu planejamento financeiro para o futuro? Estude a faixa de preço possível para que encontrar a sua casa não se transforme de plano a pesadelo.
Passo 5: Escolhendo o local
Afinal de contas, qual a cidade, região, bairro ou mesmo rua da sua preferência? Quer um bairro movimentado, com escolas, mercados e padarias ou prefere um ambiente mais tranquilo? Quer transporte público parando na porta ou valoriza mais os passarinhos cantando de manhã?
Lembre-se de que você vai conviver com o ambiente escolhido dia após dia e aquele burburinho de crianças brincando no recreio pode se tornar insuportável.
Passo 6: Window-shopping
Aproveite a internet para fazer o que os americanos chamam de window-shopping (nosso famoso: “estou só olhando”). Veja como está o mercado dentro dos parâmetros que estabeleceu e se estão dentro da realidade de mercado. Abra-se para as diferentes possibilidades, algumas que você nem imaginou.
Passo 7: Procurando os defeitos no imóvel
Sabemos que é difícil, mas não se deixe dominar pela animação e bater o martelo durante as visitas. Muita calma. Analise a hidráulica, a elétrica e a construção do imóvel em si. Visite o imóvel diversas vezes em diversos horários, para ver se tudo é o que aparenta ser (isso será válido também para analisar movimento, barulho e iluminação). Se necessário, contrate um profissional de sua confiança para dar esse parecer e evite furadas.
Passo 8: Procurando os defeitos no condomínio
Se a casa ou apartamento for em um condomínio, atenção às condições de infraestrutura. Limpeza, rachaduras e quaisquer outros problemas que possam impactar, principalmente, em um aumento significativo no valor da manutenção.
Passo 9: Bússola em mãos!
Um dica preciosa: com uma bússola (pode até ser um aplicativo de celular) veja qual a direção do imóvel. Sol pela manhã indica direção nortesul, considerada a melhor.
Passo 10: A favor do vento
Outro fator que faz diferença é a ventilação. Janelas devem permitir a entrada e circulação do vento, algo que afeta, inclusive, na temperatura e na sensação de conforto no imóvel.
Passo 11: Analisando a documentação
Não se esqueça de ir ao Cartório de Registro de Imóveis ou ao órgão competente na sua área para verificar a situação do imóvel, incluindo pagamento de taxas e impostos e outros. É interessante olhar também a situação do vendedor, para ter certeza de que essa é uma compra segura. Claro que com a assessoria de uma imobiliária legal, eles farão toda essa parte burocrática - para não dizer chata - para você. 🙂
Passo 12: Não tenha medo de ser cuidadoso
A maior e melhor dica é: analise, observe e estude. Esqueça as pressões para fechar negócio rápido, sem estudar direitinho tudo o que é fundamental para um negócio de sucesso. Negocie quando possível e só assine o contrato para comprar um imóvel quando tiver a certeza de que está tudo a contento.