Na hora de comprar um apartamento, esta é uma das primeiras dúvidas que surgem: é melhor investir em um imóvel novo ou em um usado? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta.
Tanto apartamentos novos quanto apartamentos antigos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha do imóvel mais recomendado deverá ser feita com cautela, baseando-se nas necessidades do comprador.
Confira algumas vantagens e desvantagens de investir em apartamentos antigos ou novos e descubra o que é melhor para você!
Apartamentos antigos: as vantagens
Preço mais acessível
O preço de imóveis usados costuma ser menor que o de imóveis novos de mesmo perfil. Muitas vezes, ainda que o apartamento antigo necessite de reformas, seu preço acaba compensando, tornando-o mais atraente que um imóvel recém-construído.
Cômodos mais espaçosos
Se você e sua família procuram por um imóvel com maior espaço interno, os apartamentos antigos costumam ter plantas mais amplas que os apartamentos novos.
Localização atraente
Uma das vantagens de se optar por um apartamento antigo é a questão de sua boa localização. Construídos quando a ocupação da cidade era menor, os imóveis antigos ocupam terrenos mais próximos das regiões centrais, nas quais há uma melhor infraestrutura, o que pode ser um fator decisivo na hora da compra.
Apartamentos antigos: as desvantagens
Acabamento ultrapassado
Apartamentos antigos podem ter sido construídos há 20 ou 30 anos sem jamais terem passado por uma reforma, o que é sinônimo de pisos, janelas, louças sanitárias e revestimentos nada modernos. Isso pode desmotivar alguns compradores.
Instalações elétricas e hidráulicas problemáticas
Apartamentos antigos requerem especial atenção quanto à manutenção das instalações elétricas e hidráulicas. Vazamentos, infiltrações e curtos-circuitos são alguns dos riscos que se corre se não for feita a verificação do que acontece por dentro das paredes de um apartamento.
Nessa hora, caso seja constatada a necessidade de realizar reparos nas instalações do apartamento antigo, deve-se considerar o preço do imóvel e o valor estimado para a reforma, pois, em muitos casos, ainda assim o valor de compra vale a pena.
Ausência de área de lazer e poucas garagens
Piscinas e áreas de lazer em prédios antigos eram artigos de luxo e, portanto, são mais difíceis de serem encontradas à disposição de apartamentos construídos há mais tempo.
Quanto às garagens, apartamentos usados costumam ter apenas uma vaga (ou mesmo duas) à disposição de cada unidade, visto que, antigamente, pouquíssimas famílias possuíam mais de um automóvel.
Poucas tomadas
Há algumas décadas, a quantidade de aparelhos eletrônicos era bem menor, o que justifica as poucas tomadas existentes em apartamentos antigos.
Apartamentos novos: as vantagens
Área de lazer
Muitas famílias modernas preferem prédios com piscinas, playground e outras comodidades de lazer. E, seguindo essa tendência, a maioria dos apartamentos novos conta com esse tipo de facilidade.
Mais vagas de garagem
É comum uma família moderna ser proprietária de dois ou mais carros. Logo, para atrair esse tipo de comprador, grande parte dos empreendimentos imobiliários novos colocam à disposição mais de uma vaga de garagem.
Instalações elétricas são preparadas para a vida atual
Em um mundo com tantos equipamentos que necessitam de energia elétrica para funcionar, é normal que os apartamentos novos se preparem para esse cenário, oferecendo instalações elétricas confiáveis e inúmeras tomadas por cômodo.
O acabamento é mais moderno
Seguindo as tendências atuais de decoração, os apartamentos novos trazem acabamentos mais bonitos e modernos (e alguns até mais fáceis de limpar), o que pode conquistar o coração dos clientes que não querem se preocupar com reformas após adquirir seu imóvel.
Apartamentos novos: as desvantagens
Localização afastada
Com o crescimento da população, os terrenos disponíveis para construção acabam se localizando cada vez mais distantes dos centros, o que pode desanimar alguns compradores.
São mais caros
Quando comparados aos apartamentos antigos, os apartamentos novos costumam ter um preço mais elevado.
São menores
Embora tenham à disposição áreas de lazer, apartamentos novos costumam ter sua parte interna menor, devido à planta mais compacta. Na maioria das vezes, isso acontece para que o custo das áreas comuns (ou seja, o valor do condomínio) fique razoável quando rateado por várias unidades.
Como você percebeu, decidir se é mais viável investir em um apartamento novo ou em um apartamento antigo dependerá apenas da análise de suas necessidades. Avalie o que você espera de um imóvel, analise o custo-benefício e com a adequada assistência imobiliária você, com certeza, fará um excelente negócio.