Procurar apartamento não é das tarefas mais fáceis. São muitos os aspectos a serem observados e a iluminação é um deles. Além de dar um ar sofisticado e charmoso, a iluminação natural pode ser uma solução na hora de economizar.
Afinal, a luz solar evita que as lâmpadas entrem em ação durante grande parte do dia. Seus benefícios para o próprio corpo são notáveis. Por essas e outras coisas que esse tipo de iluminação é considerado um diferencial para bons projetos arquitetônicos, evitando o aparecimento de mofo e fungos no ambiente.
No entanto, é preciso tomar cuidado para que a casa não esquente demais ou crie pontos de ofuscamento.
A seguir, você confere algumas dicas valiosas na hora de avaliar a iluminação natural de um apartamento antes de fechar negócio. Acompanhe!
1. Confira o posicionamento das janelas
Ao conhecer um novo apartamento, cheque quais cômodos possuem janelas e, se possível, agende as visitas durante a parte da manhã ou começo da tarde para ver quais cômodos recebem sol diretamente. Aliás, é até recomendado visitar o imóvel mais de uma vez!
A iluminação natural costuma ser planejada logo das primeiras etapas de construção de um prédio. Apartamentos voltados para o norte recebem mais luz natural ao longo do dia, o que pode garantir cômodos mais claros e arejados, dependendo do tamanho das janelas.
2. Peça referência de vizinhos e/ou zelador
Essa dica, aliás, serve não só para a iluminação, como também para tirar qualquer outra dúvida sobre seu possível novo lar. Percorra a vizinhança, aproveite as conversas de elevador para puxar papo e esclareça seus principais temores.
Vivendo ali, os moradores saberão melhor do que ninguém como a luz solar costuma incidir nos apartamentos do prédio. Assim, é possível pedir dicas e prever futuros problemas.
3. Saiba elaborar perguntas para o vendedor
Apesar de suspeita, outra boa fonte de pesquisa são os próprios vendedores. O segredo é saber elaborar corretamente as perguntas para não receber respostas genéricas, como “o lugar é bastante iluminado”.
Tente descobrir, por exemplo, em qual período costuma bater mais sol nos cômodos. Durante o começo e final do dia, a luz natural possui uma tonalidade quase azul. Perto do meio-dia, essa cor de luz se aquece e o sol é mais forte, por isso, é bom evitar a incidência direta.
4. Considere os móveis existentes e planeje a decoração
Caso o apartamento pareça promissor, é hora de levar o planejamento adiante. Tratando-se de iluminação natural, é importante pensar na posição dos móveis que já estão no ambiente e nos que ainda chegarão: a luz direta pode estragar e deixar o ambiente muito quente.
Planeje instalar persianas em janelas com incidência direta para controlar a entrada de luz e ajustar durante o decorrer do dia, a fim de aproveitar o melhor da iluminação natural. Já em cômodos que não há incidência direta, é possível investir em cortinas de tons claros e tecidos finos, que permitirão a passagem da luz.
Levando essas dicas em consideração, seu novo lar será um ambiente muito mais acolhedor e, melhor ainda, terá reduções nas contas de energia elétrica. Afinal, economia é sempre muito bem-vinda, não é mesmo?
Então agora que você já sabe como checar a iluminação natural de um apartamento, compartilhe essas dicas em suas redes sociais para ajudar os amigos que estão no mesmo momento que você.