Em qualquer tipo de democracia, a força e a representação vêm da união entre indivíduos que compartilhem interesses e ideais. E a associação de moradores é uma organização que reúne pessoas que zelam pela qualidade de vida da região em que vivem.
Com a representatividade de uma associação de moradores forte, os residentes de uma rua, região ou bairro conseguem mais voz na hora de dialogar com órgãos públicos e empresas privadas que ajam em sua área de atuação.
Neste artigo, explicaremos melhor qual é o papel de uma associação de moradores, como ela trabalha os interesses dos seus associados perante o poder público e de que forma essa entidade ajuda na segurança pública. Boa leitura!
Qual é o papel de uma associação de moradores?
O objetivo de uma associação de moradores é defender os interesses dos residentes de uma região e representá-los perante outras pessoas jurídicas, como empresas e órgãos governamentais.
Isso significa que a associação de moradores assume, de forma coletiva, a responsabilidade de fiscalizar ações do poder público na região e falar pelos moradores do local com o Executivo e o Legislativo regionais.
Além disso, a associação deve esclarecer os moradores da região, informando-os sobre notícias e fatos que possam afetar o bem-estar da comunidade, como uma grande obra do governo ou a instalação de um shopping center no bairro.
Também faz parte desse trabalho de esclarecimento despertar a consciência de morador nos residentes da localidade, de forma que todos se mobilizem quando for preciso lutar pelos seus direitos.
Como uma associação de moradores pode pressionar o poder público?
Uma associação de moradores representa um grupo de pessoas. E o coletivo sempre terá uma voz maior, em uma democracia, do que o individual. Cabe às associações de moradores interceder pelos seus associados na hora de realizar propostas e reclamar de ações do poder público que prejudiquem o bem-estar na região.
Isso é feito de diversas formas, desde a realização de abaixo-assinados e conversas com representantes do poder público até manifestações organizadas e contato com veículos de imprensa, como rádios, TVs e jornais, que vão maximizar o alcance de uma denúncia ou sugestão ao governo local.
A associação também pode se aproximar de agentes do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, para sugerir propostas e posicionar-se sobre projetos de lei que possam afetar sua área de atuação.
Para isso, é fundamental que a associação seja capaz de unir, organizar e mobilizar os moradores da região.
De que forma uma associação de moradores ajuda na segurança do bairro?
Um bairro com uma associação de moradores forte sempre será mais seguro. Em regiões onde a violência é um problema, as associações podem promover ações afirmativas, estabelecendo um contato mais próximo com as forças policiais locais, especialmente nos casos em que existe uma proposta de policiamento comunitário.
O policiamento comunitário é uma das políticas de segurança pública mais eficientes em relação à prevenção de crimes e, para ser implementado com sucesso, depende do engajamento da comunidade. Se, na região de atuação da associação de moradores, não existir essa filosofia, ela pode usar sua representatividade para cobrá-la do poder público.
Além disso, a associação de moradores pode estabelecer redes de monitoramento entre vizinhos, que vão perceber atividades estranhas com mais facilidade e notificar a polícia sempre que necessário.
E agora que você já sabe a importância de uma associação de moradores, que tal aproveitar para acompanhar a Valore Imóveis no Facebook e no Twitter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre compra, venda e aluguel de imóveis? Esperamos você!