Chegou o feriado de outubro que é motivo especial de alegria para os pequenos: o Dia das Crianças! E você pode estender este clima o ano todo com uma brinquedoteca em casa! O que acha?
Leia também: Filhos e educação - Em quais bairros estão as melhores escolas de Belo Horizonte
Como criar uma brinquedoteca em casa para os seus filhos
A vontade dos pais, e sem dúvida, das crianças também, de ter uma brinquedoteca em casa pode se tornar realidade com um pouco de planejamento. A ideia é ótima para que os brinquedos fiquem armazenados em um só lugar, evitando (ou, convenhamos, diminuindo) a quantidade de bonecas, bolas, instrumentos musicais, carrinhos e jogos espalhados pela casa.
Com um ambiente dedicado somente à brincadeira, as crianças entendem com ainda mais facilidade o senso de utilidade de cada cômodo ou espaço da casa. Além de se sentirem responsáveis pela organização do que foi destinado a elas. Uma brinquedoteca também pode ajudar a estimular a criatividade dos seus filhos e será, sem dúvidas, um sucesso na turma.
Caso a ideia de dedicar um cômodo somente a isso não seja viável, uma sugestão é adaptar um espaço de algum outro cômodo, como a sala de televisão, a este propósito. A brinquedoteca pode até mesmo estar inserida dentro do quarto das crianças.
O ideal é que o espaço seja marcado como um ambiente independente, o que pode ser feito com móveis planejados ou mesmo com uma demarcação de pintura, como faixa horizontal na parede. Isso para que se torne especial, e não apenas mais um armário onde ficam as coisas de utilidade no cotidiano deles.
Veja abaixo 4 dicas para criar uma brinquedoteca em casa:
- Compre móveis especialmente para o espaço
Alguns armários, um cavalete, uma pequena mesa acompanhada de cadeirinhas, decoração especial, estímulos de cor no chão, almofadas e muitos, muitos brinquedos para a diversão não acabar nunca! A brinquedoteca precisa ser um espaço estimulante, onde criatividade, conforto e aprendizado andem lado a lado.
- Segurança é fundamental na casa inteira e na brinquedoteca não seria diferente
Inclusive, trata-se de um espaço que requer atenção especial, já que as crianças vão passar uma boa parcela de tempo por lá. Para isso, é preciso considerar não somente a idade que seus filhos têm, mas também a de outros coleguinhas, primos e vizinhos que possam vir a utilizar a brinquedoteca também. Nivele os cuidados sempre pelo mais novo e siga atento às crianças de maior força, estatura e que seguem precisando de segurança, mesmo que já sejam um pouco mais velhas.
- Não se esqueça do espaço livre
Uma brinquedoteca com variedade é muito mais legal do que uma que tem poucos brinquedos. Mas é o espaço livre que vai dar oportunidade para as crianças brincarem. Muitos jogos e dinâmicas podem partir deles também, e ter espaço é importante para que eles se expressem e gastem energia.
- Outras lições da brinquedoteca
Mais do que do que brincadeira, a brinquedoteca pode ensinar responsabilidade e organização. Mostre para as crianças como elas devem manter o espaço e estimule que essa seja responsabilidade delas também!
Pronto para criar uma brinquedoteca no imóvel dos seus sonhos? Nós podemos te ajudar a encontrar a casa ou apartamento ideais para a sua família! Somos especialistas em imóveis de alto padrão na região centro-sul de Belo Horizonte, Vale do Sereno e Vila da Serra. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!