Procurar um imóvel é uma tarefa bastante trabalhosa e que envolve diversas particularidades. Além de achar a propriedade ideal, é preciso saber se ela está em boas condições, com o preço certo e também se não existem problemas com a documentação. Dentro desse contexto, saber como escolher uma imobiliária para ajudar nesse processo é fundamental.
Opções não faltam no mercado, mas a grande questão é buscar uma empresa que conte com bons profissionais e tenha idoneidade para ajudar na negociação e nos outros trâmites desse tipo de transação.
Quer descobrir como fazer isso? Então, confira o conteúdo a seguir e descubra o como não errar na sua escolha!
1. Analise o histórico da empresa
O primeiro passo desse processo de escolha consiste em fazer uma larga e detalhada pesquisa sobre o histórico da imobiliária. É preciso levar em conta os negócios passados e a relação que a empresa mantém com clientes, parceiros e funcionários. A forma mais prática de se fazer essa pesquisa é por meio da internet.
Use buscadores para procurar denúncias em sites de reclamações. Veja se existem muitas pessoas insatisfeitas e descontentes com os serviços prestados na venda, locação ou compra de imóveis. O PROCON e outras instituições de defesa do consumidor também podem ser uma boa referência.
2. Converse com antigos clientes
Outra atitude interessante para quem quer descobrir como escolher uma imobiliária é tentar conversar com antigos clientes. Essa é uma maneira mais direta de conseguir informações e também de fazer algumas perguntas específicas sobre o empreendimento. Inicialmente, procure saber como essas pessoas foram atendidas e se tiveram algum tipo de imprevisto.
Um bom questionamento que você pode fazer é se, em algum momento da relação com a empresa, houve pedido por quantias em dinheiro além do valor da compra.
3. Observe os imóveis oferecidos
Outra atitude fundamental é observar os imóveis que estão sendo disponibilizados pela imobiliária. Uma empresa de boa qualidade e com um nome limpo no mercado consegue reunir propriedades de boa qualidade e clientes satisfeitos.
Se você notar que ali só estão disponibilizadas unidades ruins e não encontrar, por exemplo, lançamentos residenciais, apartamentos modernos ou casas de alto padrão, é bom ficar desconfiado.
4. Visite o escritório da imobiliária
O escritório da imobiliária pode dizer muito sobre a empresa. Uma organização com boa saúde financeira, sem sombra de dúvidas, vai investir em um local bonito, elegante e simpático para receber os seus clientes em potencial.
Desconfie de empreendimentos de “fundo de quintal”, com papeladas acumuladas e condições inadequadas para receber o público. Se a própria imobiliária não consegue cuidar do próprio imóvel, certamente ela não é a mais indicada para fazer isso por outras pessoas.
5. Veja se os corretores têm registro
Verificar se os profissionais estão registrados é outra atitude fundamental para quem quer descobrir como escolher uma imobiliária. Verifique se os corretores têm registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que é o órgão que orienta e fiscaliza esse ofício.
Você pode solicitar o número do registro antes de iniciar uma negociação ou verificar no site da empresa. Se ela for de confiança, vai trazer essas informações em sua página ou não vai se melindrar com o pedido.
Gostou dessas dicas de como escolher uma imobiliária para comprar um imóvel? Receba outros artigos como esse assinando a nossa newsletter!