Comprar imóvel direto com proprietário: confira cuidados essenciais

Tempo de leitura: 4 minutos

Comprar um apartamento ou uma casa não é tão simples quanto comprar um carro usado. Isso porque, além dos cuidados na avaliação do bem, comprar imóvel direto com proprietário demanda uma maior atenção.

Afinal, o mercado imobiliário é repleto de peculiaridades, como questões contratuais. Por isso, é tão importante o auxílio de profissionais com profundo conhecimento no segmento.

A seguir, elencamos uma lista de cuidados essenciais que você precisa tomar, caso decida se aventurar sozinho na compra de uma casa ou apartamento diretamente com o proprietário do imóvel.

A busca por imóveis sem auxílio de corretores

Se não é fácil encontrar o imóvel dos seus sonhos pelo preço que você pode pagar com a ajuda de especialistas, seja corretores independentes ou imobiliárias, imagina fazer isso sozinho.

O desejo de comprar imóvel direto com o proprietário é lícito, mas exige dedicação e muito tempo pesquisando os imóveis disponíveis, peculiaridades, documentos e analisando a faixa de preço deles com atenção.

Convenhamos, é muito mais simples e ágil informar as características desejadas e deixar o corretor pesquisar as diversas opções para você avaliar.

A validação do preço e das formas de pagamento

Encontrado os imóveis mais interessantes, é preciso avaliar se o preço solicitado pelo proprietário é justo e dentro do que o mercado propõe para o mesmo perfil de imóvel.

Certamente esse é um dos passos mais complexos, como já afirmamos no artigo Entenda os riscos de comprar um imóvel direto com o proprietário, pois nem todo mundo sabe como os imóveis de cada região são precificados.

Além disso, saber quais são as melhores e viáveis formas de pagamento de imóveis pode demandar algum tempo de estudo. Por exemplo, nem todo mundo sabe que é possível usar o FGTS para comprar um imóvel e quando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço não é aceito. Outra opção também é usar carta de crédito, permuta, e por aí vai. Por isso, ter a ajuda de um especialista que irá lhe oferecer opções diversas para fechar o negócio pode ser muito proveitoso.

As limitações da negociação de imóveis

Apesar de ser tentador economizar no pagamento da comissão do corretor ou da imobiliária, a negociação de imóveis tem muitos limitadores, que nem todos sabem. Como por exemplo, a necessidade de uma entrada, a utilização de outros bens como entrada e imposições comerciais do proprietário. Outro ponto importante e que demanda pesquisa e conhecimento é sobre a documentação do bem.

Por isso é importante que você, ou seu representante, entenda quais são as limitações existentes na negociação de um imóvel.

A avaliação da documentação do bem e dos proprietários

Talvez esse seja um dos principais pontos e que demandam mais atenção, visto que comprar um imóvel com dívidas pode comprometer o valor do imóvel ou até mesmo inviabilizar essa compra. Pois, se o proprietário estiver com alguma pendência jurídica, há o risco de o comprador perder o imóvel recém adquirido.

Esse risco fica ainda maior quando o imóvel que você deseja adquirir diretamente do proprietário é de uma pessoa jurídica. Nesse caso, além das possíveis pendências jurídicas da empresa — como ações trabalhistas —, o histórico judicial de cada um dos sócios pode gerar complicações e a suspensão da venda do bem no futuro. Já pensou que dor de cabeça realizar todo o processo, se mudar e ter que desfazer o negócio, voltando à estaca zero?

Aliás, você sabe se é possível comprar um imóvel em ação de inventário? Leia nosso artigo para entender.

Nem toda economia é interessante ao comprar imóvel direto com proprietário

Como você pode observar, o processo de comprar um imóvel direto com o proprietário pode gerar muitas dores de cabeça para você.

Por isso, a economia da comissão do corretor ou imobiliária facilmente deixa de ser interessante, gerando até mais custos do que os previstos.

Então, antes de se aventurar em comprar imóvel sem uma imobiliária, pesquise bastante, avalie as complicações e entre em contato com a Valore Imóveis para entender melhor como podemos te ajudar. Você não vai se arrepender!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *