Você está começando uma nova etapa da vida e decidiu comprar um imóvel? Que ótimo! Essa é uma decisão importante e corajosa. Nada como um novo cenário para abrigar novos sonhos, não é mesmo?
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao comprar um imóvel, pois esse momento envolve muito mais do que encontrar um apartamento que atenda às suas expectativas emocionais, que tenha um valor adequado a sua situação financeira e que seja bem localizado. Esse é uma transação financeira importante!
Não sabe quais são esses cuidados? Calma, nós te contamos! No post de hoje listamos os principais e mostramos porque é importante se atentar para cada um deles.
Ficou interessado? Então continue a leitura!
1. Faça um planejamento financeiro
Agora que você já decidiu que está na hora encontrar um lar confortável para começar uma nova etapa, seu primeiro cuidado deve ser com as suas finanças. Sim, mesmo que você esteja em uma boa fase e que tenha um emprego estável é importante estar atento.
Afinal, mesmo que a sua renda seja fixa e que você tenha alcançado estabilidade em seu emprego, existem fatores externos que podem mudar e, por consequência, comprometer sua renda.
Então, para se planejar:
- Escolha um imóvel com um valor que caiba no seu bolso a curto, médio e longo prazo;
- Atente-se para que o valor das parcelas não comprometa mais que 25% da sua renda familiar líquida (mesmo que os bancos deem uma margem de 30% da sua renda);
- Tente se planejar para poupar até 10% da sua renda mensal, durante todo o processo;
- Se não houver urgência para a compra, tente ter uma reserva inicial de até 6 salários. Assim você estará preparado para se manter por até seis meses caso perca o emprego;
- Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos mensais, principalmente os fixos;
- Não se esqueça de que, na maioria dos casos, será preciso fazer pequenos reparos ou reformas. Esteja preparado!
- Perceba que um bom planejamento não é voltado apenas para o futuro. Ele precisa conter informações precisas da sua situação financeira atual.
2. Conheça as modalidades de compra de imóveis
Agora que você sabe quanto pode investir, conheça algumas modalidades de compra que podem se adequar à sua disponibilidade financeira.
- Consórcio de imóveis: o interessado entrará para um grupo e contribuirá mensalmente com um valor pré-definido. A contribuição mensal tem como finalidade a aquisição de uma carta de crédito no valor do imóvel. Há também a possibilidade de fazer lances ou ser sorteado e receber a carta antes do prazo.
- Compra de imóvel na planta: essa é uma modalidade muito vantajosa financeiramente e indicada para quem não possui uma grande quantia para dar de entrada no imóvel. Saiba mais aqui.
- Financiamento: essa é a modalidade mais usual no Brasil e é indicado para quem não possui a quantia total para cobrir o valor imóvel. Nesse caso, o banco empresta uma linha de crédito ao comprador e, uma vez assinado o contrato, repassa o valor diretamente ao vendedor — pessoa física ou jurídica. O comprador, por sua vez, paga o financiamento direto ao banco.
3. Atente-se para o mercado imobiliário
Antes mesmo de começar o contato com as imobiliárias e as construtoras, pesquise um pouco sobre esse mercado, acesse blogs especializados e converse com pessoas que já passaram por esse processo.
Por que? Bom, além de indicações valiosas, você também passará a conhecer melhor a dinâmica desse mercado e, consequentemente, saberá o melhor momento de fechar negócio. Atente-se para:
- As documentações para que o processo seja válido e legal;
- Os valores dos documentos;
- Os impostos e taxas que incidem sobre essa transação;
- As variações do mercado financeiro.
4. Observe a estrutura do imóvel
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse cuidado deve ser tomado independente de o imóvel ser novo ou usado. No caso dos imóveis usados, não deixe de visitar o local, observar o estado da estrutura da casa e se há infiltrações, fiações expostas, piso soltos, janelas e portas enferrujadas e vazamentos.
No caso dos imóveis novos, é fundamental acompanhar a vistoria e conferir se estão sendo entregues todos os itens prometidos no memorial. Não deixe de observar, também, se o acabamento corresponde ao que foi adquirido.
5. Pesquise sobre o bairro
Não feche negócio antes de pesquisar sobre a região do imóvel que te interessou. Faça visitas, converse com alguns moradores da região e pesquise sobre a taxa de criminalidade.
Além da segurança, é importante observar:
- Se o bairro possui fácil acesso por transporte público;
- Se há vias de acesso e pavimentação adequada;
- Se há serviços e comércios próximos;
- Se os serviços públicos, como coletas de lixo e higienização das ruas chegam ao local.
6. Acompanhe todo o processo
Agora que você já tem as informações necessárias para a compra e está fechando o negócio, não deixe de acompanhar todo o processo — todo o processo mesmo. Nos casos de financiamentos, vá ao banco, converse com o gerente, peça para ser informado de cada etapa. Leia o contrato atentamente e tire suas dúvidas sobre cada item.
Caso você tenha optado por um consórcio, faça o mesmo. Peça explicações sobre os prazos e possibilidades dessa modalidade. Informe-se também sobre o “vencimento do grupo”.
Se você está adquirindo um imóvel na planta, seu contato maior, em um primeiro momento, será com a construtora. Peça que as previsões de entrega das etapas e demais prazos sejam documentados. Confira continuamente se a obra está evoluindo dentro do planejado e ao sinal de qualquer problema retorne à corretora.
7. Saiba se existe algo a ser pago após a entrega das chaves
Você adquiriu seu imóvel e vai pegar a chave? Parabéns! Agora é preciso pagar o ITBI. O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ou ITBI é um imposto municipal e é cobrado quando ocorre a transferência de imóveis entre pessoas vivas (ou seja, não se aplica aos casos de herança).
Cada município tem suas próprias regras e elas podem variar, mas, geralmente, o valor fica em torno de 2% do valor total do imóvel. No caso de Belo Horizonte, basta acessar o site da Prefeitura para saber o valor cobrado.
E então? Gostou do texto de hoje? Entendeu bem quais são os principais cuidados ao comprar um imóvel? Deixe registradas suas dúvidas e opiniões! Comente!