Você quer comprar um imóvel direto com o proprietário para não ter que pagar comissão a uma imobiliária. Parece uma ótima ideia? Não! Saiba que os riscos envolvidos em uma compra sem intermediário podem fazer você perder muito mais dinheiro com documentação e outros problemas do que o que você economizaria com a comissão.
Por isso, antes de tomar essa decisão, conheça os riscos que você corre ao tentar adquirir sua casa nova sem auxílio de um profissional capacitado:
Avaliação de preço
A discussão do valor do imóvel é um dos principais pontos que podem fazer com que a compra direto com o dono seja complicada. É normal que as pessoas supervalorizem o que possuem, independentemente dos valores praticados no mercado. Isso pode gerar discussões e estresses desnecessários para ambos os lados.
Cada casa tem suas particularidades e qualidades que fazem com que apenas um corretor de imóveis habilitado possa analisar o preço. Não faz sentido avaliar um bem com base em anúncios de internet ou opinião dos familiares. Com uma imobiliária, o comprador não paga pelo imóvel mais do que ele vale e o comprador não fica sem a venda por praticar um valor muito acima do mercado.
Dívidas antigas
A compra de imóvel direto com o proprietário pode te levar a correr o risco de contrair dívidas sem saber, podendo ter um prejuízo muito grande. Por exemplo. você pode adquirir uma propriedade que tem uma dívida de IPTU muito alta.
No caso da compra de apartamentos, o dono pode dizer que não existem débitos pendentes, mas você não tem garantia disso sem uma comprovação da administração do condomínio. Esse é um risco que pode te levar a perder o imóvel, pois as dívidas de condomínio são graves.
A contratação de uma imobiliária evita dores de cabeça para o comprador, pelo fato de que o pessoal responsável vai atrás de todas as certidões negativas de débito e comprovantes de quitação do imóvel.
Conhecimentos sobre documentação
A documentação de um imóvel é muito variada e pode confundir quem não está preparado para interpretá-la. Uma pessoa sem estudo sobre o tema é praticamente incapaz de solicitar e analisar a documentação de uma casa de maneira adequada, principalmente para verificar sua autenticidade, e por isso fica mais vulnerável a golpes.
Certidão de débito do IPTU, Certidão de Registro de Imóveis e Certidão Negativa da Justiça Federal são alguns dos vários documentos que é necessário conhecer, o que pode ser facilmente resolvido com a contratação de uma imobiliária.
Contrato de compra e venda
É muito comum que o imóvel seja vendido sem a existência de escrituração direta, sendo necessário elaborar um contrato.
Como esse é o documento que dará segurança para comprador e vendedor, é essencial que ele seja feito por uma pessoa competente, que entenda das particularidades do mercado imobiliário e que tenha todos os conhecimentos jurídicos fundamentais.
As imobiliárias e seus corretores estudaram e trabalham justamente para garantir a segurança e tranquilidade no processo de compra e venda de imóveis. Por isso, não é recomendado comprar um imóvel direto com o proprietário para economizar dinheiro, correndo o risco de ter grande prejuízo e desgastes emocionais desnecessários.
Que tal saber mais sobre as novidades do mercado imobiliário? Curta nossa página no Facebook!