Entenda quais os principais gastos ao morar sozinho

Quem decide morar sozinho deve se empenhar em um bom planejamento financeiro para não ter surpresas desagradáveis no futuro. Afinal de contas, se todos os custos não forem muito bem dimensionados, essa grande mudança de fase em sua vida pode ser marcada por dificuldades. Convenhamos, se frustrar nessa experiência e voltar para casa dos pais é algo que ninguém deseja.

Por isso, fique ligado em todas as nossas dicas sobre como estimar os principais gastos de uma casa. Falaremos sobre as categorias de custos: aluguel, alimentação, móveis, entre outros. Não deixe de conferir!

Aluguel e condomínio

Quem opta pelo aluguel deve ter especial atenção com esse tipo de custo. Dê preferência por contratos de duração mais estendida, que prevejam a possibilidade de rescisão em comum acordo, sem multa. Tenha em vista que se em poucos meses o proprietário solicitar o imóvel, você terá que procurar um novo local para se mudar e arcar com todos os custos que isso envolve.

Fique atento também a forma de correção do aluguel. Geralmente, os contratos preveem correção anual fixada por algum índice de inflação. Isso é algo positivo, pois você terá uma previsibilidade em relação ao valor a ser desembolsado por todo o tempo do contrato. Também devem ser levados em conta, ao fim do mês as despesas de IPTU e condomínio.

No mais, pesquisar é a palavra de ordem. Em uma mesmo bairro, imóveis de qualidade de infraestrutura muito similar apresentam preços de aluguéis muito variados, sendo necessário avaliar várias opções para fazer bom negócio.

Quanto ao condomínio, é preciso considerar o que o seu custo abarca. Área de lazer, salão de festas, porteiro 24h, água, gás, luz, são algumas das principais vantagens oferecidas. Cabe a você avaliar qual o custo-benefício de cada opção em análise.

Contas fixas

Depois do aluguel, as contas fixas representam o principal custo de morar sozinho. Mas o que são essas contas fixas? Entenda quais são elas, lembrando-se que quando você reside em um apartamento, muitas delas já estão incluídas no condomínio:

  • luz;
  • gás;
  • internet;
  • TV a cabo;
  • Telefone;
  • IPTU

Para quem pensa em economizar, convém contratar o plano básico de alguns desses serviços ou nem mesmo contratá-los. No caso do telefone fixo e TV a cabo, por exemplo, o serviço de telefonia celular e um streaming, como o Netflix e Amazon Prime suprem muito bem essa demanda e são bem mais em conta.

 Alimentação

Quem decide por morar sozinho vive um grande dilema quando o assunto é alimentação. Ir ou não para cozinha preparar as próprias refeições? Como todo mundo sabe, cozinhar somente para si pode ser dispendioso, ou você faz uma compra que cubra o mês e corre o risco de perder alimentos que são muito perecíveis, ou você compra o básico, enlatados e congelados. Por isso, pensando apenas em uma dimensão de custos, o melhor talvez será comer fora ou pedir comida.

Móveis e eletrodomésticos

Outro ponto importante é a aquisição de móveis e eletrodomésticos. Adquirir todos os itens necessários para equipar sua casa ou apartamento de uma só vez pode representar um alto investimento. De fato você precisará, com certeza, de uma geladeira, cama, fogão e uma máquina de lavar. Com isso, é interessante contar com uma reserva financeira antes de se mudar. Não se esqueça de que já com o imóvel alugado, o seu custo de vida dará um salto considerável, o que pode dificultar a compra de todos os móveis e eletrodomésticos.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre os custos ao morar sozinho. Como você deve ter percebido, para ter uma experiência agradável é preciso muito planejamento financeiro. Por isso, avalie qual é o seu orçamento e comece a pesquisar imóveis de sua preferência. Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente, podemos ajudar a encontrar o imóvel adequado ao seu orçamento.

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      11 de novembro de 2024
      Um giro pelo Mercado Central

      O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital mineira. Muito além de um simples centro de compras, ele oferece uma experiência imersiva que reflete a cultura, as tradições e os sabores de Minas Gerais. Fundado em 1929, o Mercado Central é um verdadeiro patrimônio da cidade, sendo frequentado […]

      Continue lendo
      6 de novembro de 2024
      A importância da planta do imóvel na compra e venda

      Quando falamos sobre compra e venda de imóveis, especialmente aqueles ainda em fase de construção, a planta do imóvel desempenha um papel essencial para todas as partes envolvidas. Este documento técnico é essencial para garantir que vendedores e compradores tenham uma visão clara e detalhada sobre a estrutura e disposição do bem. Entender a planta […]

      Continue lendo
      28 de outubro de 2024
      Outubro Rosa: cuide da sua maior casa, você mesma

      O Outubro Rosa é um movimento mundial que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A cada ano, o mês de outubro se torna um lembrete fundamental para que mulheres de todas as idades cuidem da sua saúde, reforçando a necessidade de manter uma rotina de exames […]

      Continue lendo
      © 2024 | Valore Imóveis | Desenvolvido por Impacto Marketing Digital.
      Av. dos Bandeirantes, 505 - Sion, Belo Horizonte/MG
      CRECI: 3366
      envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram