Entenda quais os principais gastos ao morar sozinho

Quem decide morar sozinho deve se empenhar em um bom planejamento financeiro para não ter surpresas desagradáveis no futuro. Afinal de contas, se todos os custos não forem muito bem dimensionados, essa grande mudança de fase em sua vida pode ser marcada por dificuldades. Convenhamos, se frustrar nessa experiência e voltar para casa dos pais é algo que ninguém deseja.

Por isso, fique ligado em todas as nossas dicas sobre como estimar os principais gastos de uma casa. Falaremos sobre as categorias de custos: aluguel, alimentação, móveis, entre outros. Não deixe de conferir!

Aluguel e condomínio

Quem opta pelo aluguel deve ter especial atenção com esse tipo de custo. Dê preferência por contratos de duração mais estendida, que prevejam a possibilidade de rescisão em comum acordo, sem multa. Tenha em vista que se em poucos meses o proprietário solicitar o imóvel, você terá que procurar um novo local para se mudar e arcar com todos os custos que isso envolve.

Fique atento também a forma de correção do aluguel. Geralmente, os contratos preveem correção anual fixada por algum índice de inflação. Isso é algo positivo, pois você terá uma previsibilidade em relação ao valor a ser desembolsado por todo o tempo do contrato. Também devem ser levados em conta, ao fim do mês as despesas de IPTU e condomínio.

No mais, pesquisar é a palavra de ordem. Em uma mesmo bairro, imóveis de qualidade de infraestrutura muito similar apresentam preços de aluguéis muito variados, sendo necessário avaliar várias opções para fazer bom negócio.

Quanto ao condomínio, é preciso considerar o que o seu custo abarca. Área de lazer, salão de festas, porteiro 24h, água, gás, luz, são algumas das principais vantagens oferecidas. Cabe a você avaliar qual o custo-benefício de cada opção em análise.

Contas fixas

Depois do aluguel, as contas fixas representam o principal custo de morar sozinho. Mas o que são essas contas fixas? Entenda quais são elas, lembrando-se que quando você reside em um apartamento, muitas delas já estão incluídas no condomínio:

  • luz;
  • gás;
  • internet;
  • TV a cabo;
  • Telefone;
  • IPTU

Para quem pensa em economizar, convém contratar o plano básico de alguns desses serviços ou nem mesmo contratá-los. No caso do telefone fixo e TV a cabo, por exemplo, o serviço de telefonia celular e um streaming, como o Netflix e Amazon Prime suprem muito bem essa demanda e são bem mais em conta.

 Alimentação

Quem decide por morar sozinho vive um grande dilema quando o assunto é alimentação. Ir ou não para cozinha preparar as próprias refeições? Como todo mundo sabe, cozinhar somente para si pode ser dispendioso, ou você faz uma compra que cubra o mês e corre o risco de perder alimentos que são muito perecíveis, ou você compra o básico, enlatados e congelados. Por isso, pensando apenas em uma dimensão de custos, o melhor talvez será comer fora ou pedir comida.

Móveis e eletrodomésticos

Outro ponto importante é a aquisição de móveis e eletrodomésticos. Adquirir todos os itens necessários para equipar sua casa ou apartamento de uma só vez pode representar um alto investimento. De fato você precisará, com certeza, de uma geladeira, cama, fogão e uma máquina de lavar. Com isso, é interessante contar com uma reserva financeira antes de se mudar. Não se esqueça de que já com o imóvel alugado, o seu custo de vida dará um salto considerável, o que pode dificultar a compra de todos os móveis e eletrodomésticos.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre os custos ao morar sozinho. Como você deve ter percebido, para ter uma experiência agradável é preciso muito planejamento financeiro. Por isso, avalie qual é o seu orçamento e comece a pesquisar imóveis de sua preferência. Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente, podemos ajudar a encontrar o imóvel adequado ao seu orçamento.

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      4 de dezembro de 2025
      Como vender seu imóvel mais rápido?

      Vender um imóvel pode parecer simples, mas em um mercado competitivo como o de Belo Horizonte, com compradores cada vez mais informados e exigentes, a velocidade da negociação depende de estratégia, preparação e muita divulgação profissional. 👉 Mais do que definir o preço correto, vender rápido significa destacar o seu imóvel em meio a centenas […]

      Continue lendo
      4 de dezembro de 2025
      O que valoriza um imóvel na hora da venda?

      A decisão de vender um imóvel envolve mais do que estipular um preço. O valor final percebido pelo comprador é resultado de uma combinação de fatores que vão desde a localização até a forma como o imóvel é apresentado ao mercado. Em uma cidade marcada por contrastes — bairros tradicionais e valorizados como Lourdes, Funcionários, […]

      Continue lendo
      3 de dezembro de 2025
      Aluguel ou financiamento? Descubra qual é a melhor opção para você

      Na hora de escolher entre alugar ou financiar um imóvel, surge uma dúvida comum: “Vale mais a pena pagar aluguel para sempre ou transformar esse valor em investimento no meu próprio imóvel?” No mercado, é comum ouvir a frase: “É melhor pagar prestação do que aluguel, já que no aluguel você paga para outra pessoa, […]

      Continue lendo
      © 2024 | Valore Imóveis | Desenvolvido por Impacto Marketing Digital.
      Av. dos Bandeirantes, 505 - Sion, Belo Horizonte/MG
      CRECI: 3366
      envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram