Guia: os 15 melhores restaurantes na Savassi

Tempo de leitura: 10 minutos

 

Andar pela Savassi é um dos programas preferidos de moradores e turistas que visitam Belo Horizonte. Essa preferência não é à toa! Trata-se de uma área badalada, com uma das melhores infraestruturas da cidade, repleta de lojas, serviços e hotéis, além de um dos melhores shoppings da cidade, o Pátio Savassi.

Uma das partes mais valorizadas desta área da região Centro-Sul são os restaurantes na Savassi, considerada um dos polos gastronômicos da capital. Ali, podemos encontrar diferentes culinárias para todos os gostos.

Se a fome pede uma comidinha mineira mais tradicional, o Dona Lucinha é uma parada obrigatória na cidade. Porém, se a vontade for de degustar preparos mais sofisticados, a pedida é o novato francês À La Folie. Há, claro, restaurantes para curtir a dois, como o italiano Domenico, e para curtir com a galera, como a steakhouse Outback.

Ficou com água na boca? Então, conheça 16 dos melhores restaurantes na Savassi!

1. Domenico

O restaurante leva o nome de seu dono: um simpático chef napolitano que está sempre no salão para receber os clientes. Além de entradas fantásticas, preparadas com queijos, presuntos e outros embutidos importados, o local oferece pizzas e massas preparadas no seu forno a lenha.

Algumas dicas infalíveis: para começar prove a Piedina (massinhas de pizza assadas com alecrim e sal grosso, excelentes para uma entradinha leve, temperada com um pouquinho de azeite).

Boas opções de pizza são a Siena (carne seca na manteiga de garrafa e queijo canastra) e a Torino (quatro queijos), mas se preferir uma massa, uma boa indicação é a Lasanha à Bolonhesa. Para encerrar, o Tiramissú e o Afogado são de alegrar a boca. Ah, e o Limoncello (cremoso ou tradicional) é cortesia da casa!

Endereço: Rua Cláudio Manoel, 583 | Telefone: 2516-2969

Horários: Seg – Qui: 18:30 às 0 h; Sex – Sáb: 18:30 à 1 h; Dom: 18 às 23:30 h

2. À La Folie

Novidade na área, ele ocupa o lugar da antiga Belo Comidaria, na rua Orange, bem próximo ao Pátio Savassi. A cozinha é essencialmente francesa e contemporânea, comandada pelo chef francês Thomas Brissiaud. Uma opção incrível para qualquer hora do dia é o Flammekueche.

Não estranhe o palavrão, ele é apenas um apelido de uma massinha de pão super fina, servida na casa com várias opções de ingrediente. A vegetariana, com cogumelos, tomates, cebola e azeite, é puro deleite.

Dica: o restaurante funciona para almoço e para jantar, mas também abre para café da manhã.

Endereço: Rua Orange, 67 | Telefone: 3658-7497

Horários: Ter – Sáb: 8 às 23 h; Dom: 8 às 17 h

3. Casa dos Contos

Fundada em 1975, a casa é conhecida por ser o destino certo de artistas de Belo Horizonte e por trazer a incrível confort food da casa da vovó, com opções clássicas como o Filé Surprise (foto), Parmegiana e Filé à brasileira, que acompanha as incríveis bananas à milanesa.

O ambiente da casa é bem simples, com um estilo alegre, descontraído e paredes sempre coloridas pelas constantes exposições de artistas variados. A varanda é um dos espaços mais disputados da casa, mas devemos admitir que não existem lugares pouco disputados ali dentro. No domingo no almoço, a fila pode demorar mais de 90 minutos, então, caso não possa ir em dias mais tranquilos, tente chegar cedo ou tente fazer uma reserva.

Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 1065 | Telefone: 3261-5853

Horários: Seg – Qui: 11:30 às 2 h, Sex – Sáb: 11:30 às 4 h, Dom: 11:30 à 1 h

4. Dona Lucinha

O bufê ficou tão famoso que foi parar em São Paulo — o restaurante tem uma unidade no bairro de Moema. Porém, foi na Savassi onde tudo começou, e onde até hoje é difícil de se encontrar uma mesa.

Além da comida mineira caprichada — e dos doces igualmente irresistíveis, com sabor de roça —, o restaurante conta com um pequeno empório para comprar itens, como as cachaças e o livro da matriarca que dá nome ao local.

Endereço: Rua Padre Odorico, 38 | Telefone: 3261-5930

Horários: Seg – Sex: 12 às 15 h e 18 às 23 h; Sáb: 12 às 16 h e 19 às 23 h; Dom: 12 às 17 h

5. Outback

A rede é norte-americana, mas a inspiração dos pratos é australiana. Especializada em carnes, a casa está sempre lotada e é um atrativo para grupos de amigos e colegas de trabalho, especialmente no happy hour.

Os símbolos do restaurante são a Bloomin’ Onion (foto), cebola gigante empanada e frita, servida como entrada ou para acompanhar o chope geladíssimo e ainda as incríveis Ribs on the Barbie, costelas de porco assadas por longas horas servidas com molho barbecue. A unidade funciona no térreo do shopping Pátio Savassi.

Endereço: Avenida do Contorno, 6061 | Telefone: 3288-3768

Horários: Seg – Qui: 11 às 15 h e 18 às 23 h; Sex: 18 às 0 h; Sáb: 12 às 0 h; Dom: 12 às 23 h

6. Dona Derna

Funcionando há 55 anos, o restaurante é um dos mais tradicionais da cidade. O cardápio é italiano e o destaque fica por conta das massas frescas e artesanais, preparadas na própria casa. O estabelecimento oferece três ambientes aconchegantes: as mesinhas do lado de fora, o salão e o andar superior, perto da adega. O atendimento caloroso completa as atrações.

Endereço: Rua Tomé de Souza, 1331 | Telefone: 3223-6954

Horários: Ter – Sáb: 12 às 0 h; Dom: 12 às 17 h

7. Der Famous

Lembra do Duke’n’Duke, que mencionamos lá em cima? Pois o Alemão, que era chef da casa, resolveu abrir essa pequena portinha na Avenida do Contorno, servindo incríveis combinações de pão com linguiça. Por mais que pareça uma parada na estrada, ele conseguiu criar sanduíches deliciosos, com a tradição alemã do chucrute e das mostardas escuras.

É um lugar pequeno, mas que tem mesas na calçada que são superagradáveis em épocas mais frescas do ano. São tantos deliciosos pães, linguiças e temperos que não dá para não provar. Dica: o Karl Marx, com chucrute e pão de sal, é um dos mais tradicionais e gostosos da casa e combina muito com a mostarda clara.

Endereço: Av. Contorno, 6399 | Telefone: 99943-1414

Horários: Ter – Qui: 11:30 às 14 h e 17 às 23 h; Sex: 11:30 às 14 h e 18 à 1 h; Dom: 19 às 23 h

8. Redentor

Quem curte um happy hour e uma botecada com os amigos não pode deixar de conhecer o Redentor. O bar, no estilo Rio de Janeiro dos tempos da Bossa Nova tem um espaço bem grande e agradável, além de uma varanda super-refrescante para um chopp.

O chopp da casa, por falar nele, já foi premiado várias vezes como o melhor da cidade. Para acompanhar, não deixe de experimentar as Iscas de frango com molho de vinho branco, azeitonas e tomatinhos, uma perdição.

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 500 | Telefone: 3284-1175

Horários: Seg – Dom: 11:40 às 2:30 h

9. Duke’n’Duke

A mistura de hamburgueria com pub irlandês deu supercerto, e hoje o Duke é um grande sucesso na Savassi. Seu ambiente intimista à meia luz tem pouquíssimas mesas, a maioria para dois, mas é um excelente lugar para provar de cervejas diferentes (como o chopp Guinness, exclusivo da casa) e experimentar opções bem interessantes de hambúrguer e outros petiscos.

Sugerimos o clássico Duke with Cheese, uma combinação simples mas muito bem executada com uma carne suculenta, queijo bem derretido e o molho Duke, com tomates, alho e manjericão.

Como a casa é pequena, é bom chegar fora dos horários de pico ou mesmo na hora do almoço.

Endereço: Rua Alagoas, 1470 | Telefone: 3264-9857

Horários: Ter – Qui: 11:30 às 14:30 e 18 às 0 h; Sex: 11:30 às 14:30 e 18 às 2 h; Sáb: 12:30 às 2 h; Dom: 12:30 às 0h

10. Néctar da Serra

Para quem prefere refeições leves, o restaurante preza por alimentos frescos e saudáveis. Os sucos são um destaque da casa, todos naturais e preparados na hora. O bufê conta com várias opções de saladas, cereais integrais e outros quitutes lights. No inverno, a casa faz um buffet de caldos sensacional. Dica: entre os sanduíches do cardápio, o mais pedido desde a abertura da casa é o de frango e cenoura.

Endereço: Rua Santa Rita Durão, 929 | Telefone: 3261-2969

Horários: Todos os dias de 9 às 23:30 h

11. A Granel

Como um bom e típico restaurante mineiro, o local é ideal para reunir a família e os amigos. O A Granel oferece pratos regionais e uma culinária saborosíssima, além de excelente atendimento e preço justo.

A variedade de opções, como buffet por quilo, comida japonesa, churrasco, petiscos, chopp, entre outros, atrai uma série de estudantes e turistas na região. Uma ótima pedida é o delicioso arrumadinho de carne seca e o ribs com purê de mandioca, cebola e pesto de taioba.

Endereço: Rua Coração Eucarístico de Jesus, 265 | Telefone: 3375-7051

Horários: Seg – Qua: 10 às 0h; Qui – Sáb: 10 às 2h; Dom: 10h às 0h

12. Glouton

O restaurante destaca-se por sua culinária requintada e criativa, ambiente aconchegante e bom atendimento. A influência franco-mineira em suas opções é uma das marcas do local, e os clientes contam com entradas, pratos principais e sobremesas de dar água na boca! Além disso, a carta de vinhos é variada e serve para todos os gostos e bolsos. A carne de porco é a maior especialidade da casa!

Endereço: Rua Bárbara Heliodora, 59 | Telefone: 3292-4237

Horários: Seg – Qui: 19 às 23:30 h; Sex: 12 às 15 h e 19 às 00:30 h; Sáb: 12 às 16 h e 19 às 3 h

13. Taste Vin

O Taste Vin é um restaurante diferenciado e oferece um ambiente acolhedor aos clientes. Os pratos são saborosos e frescos, e o local ainda conta com uma varanda para reunir os amigos e colegas de trabalho. A combinação do bom atendimento e custo-benefício atraem grandes apaixonados da culinária europeia e, principalmente, francesa.

Uma das maiores indicações do restaurante é o soufflé de queijo e a excepcional carta de vinhos.

Endereço: Rua Curitiba, 2105 | Telefone: 3292-5423

Horários: Seg – Qui: 19:30 às 00 h; Sex – Sáb: 19:30 às 1 h

14. Vecchio Sogno

Baseado na cozinha francesa, o local é famoso por contar com sabores sofisticados e um atendimento de primeira qualidade. O ambiente não deixa a desejar e oferece música de fundo e iluminação agradáveis, além de um menu perfeito para encontros românticos.

Entre os maiores destaques está a ampla carta de vinhos, avestruz ao molho de acerola e o vulcão de doce de leite com sorvete de goiabada.

Endereço: Rua Martim de Carvalho, 75 | Telefone: 3337-4363

Horários: Seg – Qui: 12 às 0 h; Sex: 12 às 1 h; Sáb: 18 às 1 h; Dom: 12 às 18 h

15. Casa Amora

A Casa Amora tem uma arquitetura moderna e agradável que param muitos curiosos no bairro. O restaurante trabalha com buffet de pratos com carnes e acompanhamentos, além de promover as opções mais saudáveis. Os ingredientes são escolhidos pelos clientes, como bolo de carne, penne alla vodka e uma variedade de saladas orgânicas oferecidas no menu.

Aposte no cuscuz marroquino, filé de tilápia e salada de quinoa para uma refeição deliciosa e econômica!

Endereço: Rua Paraíba, 941 | Telefone: 3261-5794

Horários: Seg – Sex: 11:30 às 15h; Sáb: 12 às 15:30 h

Os restaurantes na Savassi elevam a culinária local para um patamar de primeira qualidade e excelente variedade de gostos. O inconfundível bairro mineiro atrai milhares de turistas todos os anos, considerado imperdível para pessoas que buscam uma experiência diferenciada e cativante na capital de Minas Gerais.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das ótimas atrações que Belo Horizonte oferece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *