O home office vem crescendo pelo Brasil e já não é uma novidade entre os modelos de trabalho, principalmente por ser um formato que caiu no gosto de muitos profissionais e empresas devido a redução de custos e de tempo gasto no trânsito.
Porém, o que muitas pessoas não se atentaram ainda é para a necessidade de ter um ambiente de trabalho confortável, aconchegante e, ao mesmo tempo, produtivo. Afinal, trabalhar em casa não quer dizer que não se pode ter o home office perfeito.
Sim, é possível executar suas tarefas profissionais sem abrir mão da qualidade de vida e da saúde mental e física. Veja como algumas dicas podem melhorar a sua rotina e como são fáceis de implementar aí na sua casa!
O que deve ter em um home office?
O ideal é que você tenha um espaço dedicado ao home office, porém, sabemos que isso nem sempre é possível devido ao tamanho do imóvel. Mas, independentemente do espaço que você tem para trabalhar, tenha atenção aos seguintes fatores:
Iluminação
Acredite: um ambiente bem iluminado, de preferência com luz natural, faz uma grande diferença no seu ritmo de trabalho. Locais escuros tendem a aguçar a fadiga nas pessoas e, pelo fato de você já estar em casa, é bem provável que não fique com a melhor energia para fazer o que precisa.
Nesse sentido, opte por colocar sua mesa de trabalho mais perto da janela, para que o espaço receba a luz do dia, isso ajuda a manter a concentração e elevar a produtividade. Se não for possível ficar próximo à janela, invista em uma iluminação que seja eficiente e menos convidativa ao descanso.
Ergonomia
Quem trabalha em casa deve ter muita atenção à ergonomia durante o expediente, uma vez que não costumamos ter a melhor mobília para trabalhar como nas empresas. Nesse sentido, mantenha o computador o mais alinhado ao nível dos olhos e invista em uma boa cadeira.
Mas qual é a cadeira ideal para home office? Uma boa cadeira é aquela que, no mínimo, permite que seu tronco fique em contato com o encosto e tenha apoio para os braços. Um encosto para relaxar o pescoço também ajuda a evitar dores na região.
Além disso, tenha atenção à posição dos pés e joelhos enquanto estiver sentado. O ideal é manter os pés no chão — ou apoiados em um suporte ergonômico — e os joelhos dobrados em flexão de 90º.
Ambiente
Se você já trabalhou ou estudou em casa por um tempo, talvez já tenha ouvido falar do “Já que”. Como assim? “Já que você está em casa, vá ao supermercado”, “Já que você está aqui, arrume isso”. Acontece com você?
Saiba que pode levar um tempo até as pessoas entenderem que você está trabalhando e com isso, vem as interrupções. Por isso, o ideal é informar aos familiares que você precisa de um ambiente tranquilo e sossegado para executar suas atividades.
Ferramentas de produtividade
Trabalhar em casa não é uma tarefa fácil para todos, já que esse é um ambiente cheio de distrações. Nesse sentido, invista em ferramentas que ajudem na concentração e no aumento da produtividade, como um timer estilo Pomodoro.
Nele, você programa o tempo necessário para executar uma atividade e se compromete a ter atenção naquela tarefa (e em nenhuma outra) enquanto não finalizar o ciclo de tempo. Recursos assim ajudam a focar no que é necessário, sem forçar demais o cérebro, pois você fará pausas programadas.
Por fim, uma última dica para que seu home office seja perfeito: tenha uma rotina. Muitas pessoas não gostam do termo “rotina”, mas quando o assunto é ter produtividade no trabalho, ela é indispensável. Do contrário, você sempre terá a sensação de que nunca começa ou termina uma tarefa. Aposte nas nossas dicas e veja sua performance melhorar!
Gostou das sugestões? Temos várias outras que podem ser úteis no nosso blog. Já conhece?