Seja para quem atua no mercado de imóveis, seja para quem investe no setor, conhecer sobre os principais indicadores do mercado imobiliário é fundamental para o momento de tomada de decisões. Por se tratar de um setor dinâmico, é muito importante traçar estratégias assertivas na hora de fechar um negócio, seja ele de venda, compra ou aluguel.
Os indicadores funcionam exatamente como um norteador para a tomada de decisões, e saber como funcionam e quais os principais indicadores, te garante um excelente passo à frente na hora de realizar as negociações.
Com o intuito de te auxiliar nesse momento, vamos te mostrar a seguir alguns indicadores que a Valore leva em consideração na hora de estudar o mercado imobiliário.
Indicador econômico x Indicador imobiliário
Antes de mais nada, é importante destacar a diferença entre esses dois indicadores. Os indicadores econômicos são compilados de dados estatísticos de diversos setores da sociedade, e que funcionam como um termômetro da economia de uma forma geral.
Já os indicadores imobiliários são dados selecionados que afetam ou fazem relação direta ao setor imobiliário, possibilitando o traçado de estimativas do futuro e análise do passado do setor. Os indicadores imobiliários fazem parte dos indicadores econômicos.
Os principais indicadores
Vários são os indicadores que precisam ser avaliados no momento de realizar o investimento em um imóvel, seja para compra ou aluguel, ou para saber o momento certo de vender.
Mas existem alguns indicadores, sejam eles imobiliários ou econômicos, que interferem de forma mais expressiva no setor, e é importante que não passem despercebidos pelo investidor. Aqui listamos 5 deles:
1. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
Esse índice serve de referência para acompanhar as tendências da inflação, tendo em vista que é pautado no preço médio para aquisição de um determinado bem de consumo. Ele é um espelho do comportamento de consumo da população.
Vale destacar que o IPCA deste ano está em queda, sendo favorável para as negociações imobiliárias.
2. Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB)
Criado em 1964 por meio da Lei Federal nº 4.591, é considerado um dos indicadores principais do setor de construção civil, sendo responsável por apontar o custo parcial da obra, refreando a incorporação imobiliária.
3. Taxa SELIC
A taxa selic é a taxa de juros básica da economia brasileira. Ela possui um fator de relevância para o setor imobiliário tendo em vista que é a taxa média aplicada pelos bancos nos contratos de financiamento imobiliários.
4. Índice FipeZap
Trata-se do índice que acompanha a média de preço dos imóveis. O levantamento é feito pela Fipe com base nos anúncios online.
A consulta ao índice atualizado pode ser feita por meio do site da Fipe.
5. Indicadores do Mercado Imobiliário ABRAINC/FIPE
Este é o índice que contribui para identificar como anda a movimentação do mercado imobiliário.
Com atualizações realizadas mensalmente, ele aponta o volume de venda, compra, ofertas finais de compra realizadas ou distratos feitos, permitindo uma certa previsibilidade de como o mercado irá se comportar nos próximos meses.
A Valore entende tudo sobre indicadores do mercado imobiliário
Existem outros inúmeros indicadores que a Valore precisa ficar atenta e isso nos torna especialistas no setor. Nós contamos com uma equipe de corretores por dentro de todas as movimentações do mercado imobiliário para garantir à você uma assessoria completa.
Quer comprar, vender ou alugar um imóvel? Entre em contato conosco.
Quer ficar de olho nas novidades e saber quais os imóveis mais recentes por aqui? Siga o nosso perfil no Instagram!