Ao adquirirmos um imóvel, buscamos sempre investir em um local de excelente qualidade e estrutura impecável. Porém, é fundamental saber que, para garantir a conservação e valorização do bem, é importante manter em dia a realização da manutenção preventiva do imóvel.
Imprevistos podem acontecer, mas é esse tipo de manutenção que vai garantir que você se livre de grandes dores de cabeça, não perca quantias exorbitantes com reparos de emergência, e principalmente mantenha a segurança e bem-estar de todos os residentes do local.
Ficou surpreso? Não sabia que era necessário realizar esse tipo de manutenção para conservar o seu imóvel? Continue a leitura que vamos te contar tudo sobre isso.
Afinal, o que é a manutenção preventiva do imóvel?
Assim como o próprio nome já indica, a manutenção preventiva tem o objetivo de prevenir a ocorrência de grandes problemas com o bem. É a ação de planejar e antever questões relacionadas à estrutura, segurança, organização e limpeza daquele local.
Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 5462/94, manutenção preventiva é:
“Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.”
Qual a vantagem de realizar a manutenção preventiva?
Você talvez esteja se questionando se realmente vale a pena gastar tempo - e dinheiro - com isso. E podemos afirmar: Sim!
A manutenção preventiva para a conservação do imóvel é, na verdade, um investimento, pois é exatamente por meio dela que se evitam problemas emergenciais que normalmente são difíceis de serem resolvidos e oneram muito mais.
Além disso, ao se assegurar do perfeito funcionamento de sistemas como o elétrico ou o hidráulico, você evita falhas de sistema e acidentes graves.
Ainda, a manutenção relacionada com a limpeza do imóvel além de contribuir com a parte estética, reflete diretamente na saúde dos residentes, como por exemplo a limpeza periódica dos ar condicionados.
E como realizar a manutenção?
O anexo A da resolução NBR 5674/99 traz um modelo completo de manutenção preventiva, constando os serviços a serem realizados, bem como o tempo necessário para cada questão.
Com o intuito de te ajudar de forma mais objetiva, separamos algumas dicas importantes para que você comece a se organizar ainda hoje, para cuidar da conservação do seu imóvel antes que seja tarde e a dor de cabeça grande.
Leia também: 5 dicas para valorizar o seu imóvel
Manutenção hidráulica e elétrica
As instalações elétricas e hidráulicas são realizadas para que tenham uma longa durabilidade, mas podem ocorrer falhas por desgaste de equipamentos ou fenômenos naturais, por exemplo.
Nestes casos, para evitar que ocorram acidentes ou reparos de emergência, fique atento aos seguintes pontos:
- Indícios de infiltração nas paredes: Vazamentos de torneiras e chuveiros, se não corrigidos, podem causar transtornos maiores a longo prazo. Fique de olho na conta de água, o aumento inexplicado é um alerta para vazamentos ocultos.
Impermeabilizar da forma correta as paredes do imóvel também contribuem para a proteção do mesmo de intempéries naturais como a chuva.
- Fique de olho no seu telhado: É comum haver acúmulo de folhas, ou presença de insetos e roedores, o que pode ocasionar o entupimento de calhas, ou até mesmo danificar fiações. Além disso, é comum aparecerem telhas quebradas devido à fortes chuvas e vendavais, sendo necessário a troca para evitar infiltrações ou goteiras no imóvel.
Conservação e limpeza
Esse talvez seja o passo mais comum e frequente a ser observado, pois garante a manutenção da saúde e bem estar dos ocupantes do local, bem como a valorização estética do imóvel.
- Limpeza de caixas de depósitos de resíduos: fique de olho na limpeza, para que não seja um atrativo para roedores e insetos. A manutenção do sifão também é importante para evitar mau odor na residência.
- Limpeza do ar condicionado: O ar condicionado deve passar por manutenção constante. No caso de uso residencial, por exemplo, deve-se fazer a limpeza do filtro a cada duas semanas, e a limpeza e manutenção interna de 6 meses há um ano, a depender da frequência de uso.
- Manutenção das paredes: Por fim, outro ponto de acúmulo de sujeiras, e que também interfere estruturalmente e esteticamente no imóvel são as paredes. Manter a pintura em dia, e com os produtos certos, são manutenções essenciais.
Você pode perceber que após adquirir um imóvel, é muito importante você zelar pelo seu bem a fim de protegê-lo, proteger quem está residindo nele e fazer valer o seu investimento financeiro.
Sabemos que são muitos detalhes e nem sempre temos tempo ou habilidade para fazer a manutenção preventiva do imóvel, sendo assim, nós da Valore Imóveis somos especialistas em imóveis de alto padrão, e estamos disponíveis para te ajudar na busca do local ideal para você residir sem dores de cabeça!
Fale com a nossa equipe!