Você já pensou em morar com a sua família em um país desenvolvido? Muitos gostariam de ter essa experiência. Mas sabia que é possível ter uma qualidade de vida semelhante à de nações ricas mesmo morando no Brasil? Um dos lugares que oferece esse ambiente é o bairro Cruzeiro em Belo Horizonte.
Ficou surpreso? Quer conhecer melhor esse local que tem porte de uma pátria de primeiro mundo? Neste artigo, apresentaremos o bairro Cruzeiro para você. Vamos lá!
Um pouco da história do bairro Cruzeiro
Na primeira metade do século 20, o local no qual se situa o bairro Cruzeiro demarcava o fim dos limites da capital Belo Horizonte. Nessa região, não havia muito o que ver, pois era apenas uma parte da ex-colônia agrícola Adalberto Ferraz. Essa propriedade exportava produtos alimentícios para a recém-inaugurada cidade de Belo Horizonte.
Com o tempo, formou-se ali uma comunidade chamada Pindura Saia, conhecida na época como um lugar degradado, poluído e muito pobre. Esse cenário começou a mudar quando, entre as décadas de 40 e 70, ampliou-se a Avenida Afonso Pena e construiu-se o mercado distrital.
Então, aos poucos, a comunidade Pindura Saia deu espaço para a população de classe média alta que compõe atualmente o bairro do Cruzeiro, considerado um dos melhores lugares para se viver na capital mineira.
Lembra que citamos na introdução sobre lugares no Brasil que tem uma qualidade de vida parecida aos de países ricos? Pois é, o Cruzeiro é um deles. Essa informação foi revelada em um artigo da revista Exame.
Nessa matéria, foi divulgada uma pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse estudo equiparou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Noruega (0,944 — considerado o maior do mundo) com o do bairro Cruzeiro (0,951).
Impressionante, não concorda? Mas quais são os motivos para o Cruzeiro merecer essa posição no pódio mundial de qualidade de vida? Explicaremos a seguir.
Os tipos de serviços oferecidos na região
Um dos destaques do bairro Cruzeiro é a grande facilidade de acesso a serviços essenciais para a praticidade da vida cotidiana. Vejamos alguns deles:
Educação
No quesito educação, a região é bem servida. Afinal, nela encontra-se a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Ela é considerada uma das melhores universidades privadas do Estado de Minas Gerais, por isso, ganhou o Prêmio Melhores Universidades, concedido pelo Guia do Estudante.
Além dessa, há outras boas instituições de ensino no bairro e até escolas de idiomas. Um local que contribui para uma atmosfera de conhecimento e educação é o mirante FUMEC, no qual está localizado o primeiro reservatório da cidade. Esse lugar é uma aula de história!
Comércio
Um dos grandes símbolos da prosperidade comercial do bairro é o mercado distrital do Cruzeiro. Como dito, ele foi um marco para o crescimento da região e, hoje, oferece produtos de alta qualidade. Entre eles, estão: frutas, legumes, verduras, peixes e vários outros tipos de carnes.
Acrescente a isso, a varanda gastronômica do mercado, que abriga churrascarias e restaurantes de alto padrão. Saindo desse lugar, notam-se vários pontos comerciais no bairro, mas a concentração de estabelecimentos fica na Rua Vitório Marçola.
Ali, encontram-se farmácias, padarias, bancas de revistas, academias e diversos tipos de lojas. Apesar de ser localizado no bairro vizinho, o Anchieta Garden Shopping é bem próximo ao Cruzeiro, sendo um ótimo local para fazer compras com a família.
Lazer
Mesmo sendo uma região urbana, o bairro Cruzeiro tem áreas verdes muito favoráveis a passeios com amigos e familiares. Um deles é o Parque Professor Amílcar Vianna Martins que possui um mirante, um parquinho, uma academia a céu aberto e um agradável espaço de convivência com 18 mil metros quadrados.
Para os amantes do esporte, o Clube Ginásio é uma referência na região. Não podemos esquecer das praças do bairro, como a Milton Campos que tem 52,4 hectares, a da Bandeira e a Jornalista Archilles Reis. Devido a todos esses espaços verdes preservados, o Cruzeiro é conhecido como cidade-jardim.
Voltando a falar sobre o mercado distrital, por vezes, esse lugar tipicamente comercial abre as portas para diversos eventos, como shows, feiras artesanais e festas típicas. Com isso, a população local aproveita para se divertir.
Bares
À noite, o bairro é considerado boêmio. Entretanto, esqueça aquele clima desagradável que muitas vezes figura em regiões com essa característica. Pelo contrário, os bares do Cruzeiro movimentados são referências da alta gastronomia e de bom gosto.
Por exemplo, na Rua Pium-í, localiza-se estabelecimentos de diferentes estilos e serviços. Lá, têm locais que oferecem uma carta extensa de cervejas e drinks, além de comidinhas deliciosas.
Alguns bares são temáticos. Existe um que cria uma sensação nos clientes de estarem em um jardim particular. Outro tem um ambiente voltado para a arte e a cultura. E ainda há um com estilo musical e noites voltadas para o karaokê.
Restaurantes
Um pouco antes da região dos bares, ainda na Rua Pium-í, há os famosos restaurantes do bairro Cruzeiro. Esses centros gastronômicos são vitrines da culinária nacional e internacional.
No segundo caso, existem os restaurantes franceses que harmonizam seu cardápio com bons vinhos e os orientais que oferecem o melhor da comida japonesa.
Vias de acessos
O bairro Cruzeiro tem uma excelente mobilidade urbana. Afinal, a região é cortada por importantes vias, como:
- Rua Alfenas, Rua Vitório Marçola e Rua Cabo Verde e Pium-í;
- Avenidas Afonso Pena, do Contorno e Bandeirantes.
Por esses caminhos circulam várias linhas de ônibus, ao todo sete, que facilitam a locomoção da população local.
Proximidade com outros bairros
Outra grande vantagem do morar no bairro Cruzeiro é a sua localização. Já seria suficiente dizer que ele fica na região centro-sul de Belo Horizonte. Essa localidade, além de ser próxima do centro da capital, ainda é uma das mais valorizadas.
Ademais, o Cruzeiro faz limite com os bairros:
E por meio da Praça Milton Campos, o Cruzeiro faz divisa com os bairros:
- Serra;
- Savassi;
- Funcionários.
Como vimos neste artigo, morar no bairro Cruzeiro é viver em uma região rica, vibrante e moderna. Em vista disso, vale a pena investir em imóveis nesse local. Pode ter certeza de que não faltam opções de apartamentos e residências de alto padrão. Uma vez que, as moradias de luxo combinam muito com a nobreza desse lugar.
Gostou de conhecer o bairro Cruzeiro? Deseja comprar um imóvel nesse lugar que tem uma alta qualidade de vida? Então, entre em contato com a Valore Imóveis! Vamos apresentar para você as melhores moradias da região.
Oportunidades Valore Imóveis nessa região, confira!