Que a pandemia da covid-19 veio para mudar o estilo de vida das pessoas você já sabe, certo? Mas já parou para pensar em como isso tem influenciado o mercado imobiliário? Os novos hábitos das famílias têm refletido em novas escolhas e mudado o perfil dos imóveis mais procurados não só na cidade, mas de maneira geral.
Neste artigo, listamos as principais características dos empreendimentos mais requisitados nos últimos tempos e também fizemos uma breve análise do perfil dos novos compradores e investidores, assim como as tendências do mercado imobiliário. Acompanhe com a gente!
Imóveis maiores e com área de lazer
Como muitas pessoas passavam muito mais tempo fora do que dentro de casa, a partir da vinda da pandemia surgiu-se a necessidade de contar com espaços maiores para viver e conviver com a família com mais conforto.
De acordo com uma pesquisa realizada por uma consultoria do mercado, casas e apartamentos maiores caíram no gosto dos belo-horizontinos devido à necessidade de isolamento social e de realizar todas as atividades em casa, como trabalhar e se divertir.
Inclusive, empreendimentos que oferecem ampla área de lazer também estão entre os principais desejos de quem prioriza pela segurança, mas não abre mão da qualidade de vida em família.
Espaço para home office
Antes da pandemia, as pessoas priorizavam bastante morar mais próximas da região central pela facilidade de acesso a diversas localidades. No entanto, devido à impossibilidade de circulação e implementação do home office por muitas empresas para evitar o contato social, o perfil ideal dos imóveis mudou para muita gente.
Isso é comprovado pelas informações da presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário (CMI/Secovi-MG ), Cássia Ximenes. Ela afirmou que, agora, muitas pessoas se sentem estimuladas a sair do centro e morar mais longe devido ao novo formato de trabalho.
Isso tem feito com que apartamentos em bairros menos centrais e da região metropolitana sejam cada vez mais valorizados, principalmente, os que oferecem espaço para a trabalhar em casa, modalidade que já virou realidade para muita gente.
Imóveis como opção de investimento
Com a taxa de juros a 2,75% ao ano, a compra de imóveis tem sido facilitada e se tornou uma medida interessante para investidores que querem diversificar a carteira e adentrar no mercado imobiliário a partir da compra de apartamentos para locação.
Com isso, o setor tem se tornado bastante atrativo para investimentos financeiros em 2020 e 2021. Isso acontece devido ao potencial de valorização do imóvel ao longo do tempo, principalmente pelo fato de ser adquirido agora, a juros baixos e sob os menores índices já alcançados pela Selic nos últimos anos.
Por esses motivos, o investidor tem grandes chances de contar com uma fonte de renda segura, sólida e que pode ser consideravelmente ampliada se pensarmos no médio e longo prazos.
O que achou das características dos perfis dos imóveis mais procurados nos últimos tempos? Saiba que a estimativa é que essas preferências caiam cada vez mais no gosto dos brasileiros, afinal, novos hábitos foram formados e, com isso, surgem as novas oportunidades tanto para morar bem quanto para obter uma renda segura no mercado.
Este artigo foi útil para você? Aproveite e compartilhe com seus amigos!