O mercado imobiliário experimentou diversas mudanças nos últimos anos. Depois de vivenciar um crescimento como nunca havia acontecido, a crise econômica chegou e estabilizou os preços. Diante de tantas alterações, uma das dúvidas mais comuns entre os proprietários é: afinal, quanto vale o meu imóvel?
Chegar a uma resposta para esse dilema não é uma tarefa simples e envolve diversos fatores. No entanto, com algumas atitudes estratégicas, você pode valorizar bastante a sua unidade. Quer descobrir como fazer isso? Então, confira atentamente às dicas que separamos a seguir:
1. Faça uma decoração nova
Um dos primeiros passos para valorizar uma propriedade consiste exatamente em investir em uma decoração nova. Esse tipo de mudança pode agregar algumas qualidades e, principalmente, esconder alguns defeitos que poderiam afastar compradores em potencial. Porém, é importante seguir algumas regras.
Mude tudo aquilo que for chamativo ou excessivamente personalizado. O ideal é apostar na discrição e retirar objetos com temas religiosos e esportivos, por exemplo. Se você tiver filhos pequenos, os brinquedos e as pinturas também devem ficar bem guardados, longe da vista dos visitantes e interessados.
2. Refaça a pintura das paredes
A pintura é um dos itens que mais faz diferença no embelezamento de uma propriedade. Como se não bastasse, você pode refazê-la por um valor bem razoável, pois nem a tinta, nem a mão de obra estão entre os itens mais dispendiosos de uma reforma. No entanto, mais uma vez, é fundamental seguir alguns conceitos estratégicos.
Aposte, sobretudo, nas tonalidades mais neutras. Cores chamativas podem criar uma sensação ruim nos compradores em potencial, o que acaba afastando interessados que poderiam fazer uma proposta de valor. As nuances mais indicadas são as básicas: branco, terracota, salmão, cinza claro, bege ou outra que siga esse padrão.
3. Conserte os pequenos defeitos
Muitas pessoas não gostam de gastar dinheiro consertando defeitos antes de negociar a sua casa, pois consideram que esse custo pode ser ”empurrado” para o futuro dono. Porém, isso é um erro que pode não apenas reduzir o preço de venda, como também pode fazer com que as pessoas se desinteressem pela sua unidade.
A parte hidráulica merece atenção especial, já que reparos em encanamentos geralmente causam medo em compradores. Conserte vazamentos, infiltrações e eventuais manchas de mofo. Não se esqueça também do sistema de energia — todas as lâmpadas devem funcionar e, se necessário, modernize o quadro de energia.
4. Deixe tudo arrumado para a visitação
Por fim, é preciso considerar que a visitação é o momento no qual as pessoas podem se apaixonar pelo seu imóvel. Por isso, se você ainda estiver residindo na propriedade, é indispensável fugir da tentação de deixar uma cama desarrumada ou seus itens pessoais espalhados pela sala.
A atenção deve ser redobrada se você possuir animais de estimação. Existem compradores em potencial que vão odiar, por exemplo, perceber manchas de urina ou arranhões nas portas e no piso. Conserte esses itens e garanta que os seus bichinhos estejam em outro local quando for receber os interessados.
Depois desse conteúdo, quanto vale seu imóvel certamente não é mais uma dúvida para você! Gostou do artigo? Então, confira também o post sobre a escolha de uma boa imobiliária em BH!