Você gostaria de viver em uma cobertura? Esta é a vontade de muitas pessoas, especialmente de famílias que precisam de mais espaço para convivência. Um apartamento grande e com privacidade é, sem dúvidas, um ótimo investimento. Porém, como quase tudo, não se trata de algo que possua apenas vantagens.
Veja a seguir quais são os pontos positivos e negativos de morar na cobertura.
Leia também: 5 motivos para morar no Vila da Serra
Vantagens da cobertura
1. Mais espaço para você e sua família
As coberturas são, na maior parte das vezes, os apartamentos mais espaçosos dentro de um condomínio. Podem ter um, dois e até três andares, além de espaços de convivência. Isso quer dizer que a sua família terá estrutura para compartilhar bons momentos, além de ter privacidade para vida pessoal.
As crianças não vão precisar dividir quarto e você terá salas diferentes para jantar e para ver televisão, jogar e receber visitas. Os banheiros serão sociais para quem não mora na casa e em formato de suíte para o casal e filhos.
Estes detalhes vão se juntando e criando uma melhor qualidade de vida e convivência familiar.
2. Home office
Em tempos de home office, um escritório organizado com seus materiais de trabalho, computador e impressora faz muita diferença para trabalhar. Isso sem contar os profissionais que precisam de um espaço realmente privado, como psicólogos, psiquiatras, médicos, advogados, empresários entre tantas outras profissões que redescobriram uma nova forma de trabalhar.
3. Privacidade
Além da privacidade para cada membro da família de forma individual e profissional, morar em uma cobertura também oferece privacidade com relação aos vizinhos.
Por estar no andar mais alto, evitam-se janelas ao redor, o que quer dizer que você e sua família podem desfrutar da casa e dos espaços de lazer sem olhares indiscretos. Além disso, muitas vezes as coberturas possuem entradas privativas, evitando vizinhos.
Desvantagens da cobertura
1. Maior valor de mercado
Por possuir tantas vantagens, uma cobertura carrega em si maior valor agregado. Ou seja, ela chega ao mercado custando mais do que os demais apartamentos do condomínio.
É claro que isso se mantém em um possível momento de revenda ou caso se decida alugar o imóvel, o que, em um período de tempo, compensa o investimento e reverte-se em lucro. Ainda assim, será preciso desembolsar um valor mais alto.
2. Manutenção do espaço
Por ser um espaço maior, será preciso mais investimentos na manutenção. Isso em um nível diário, como limpeza da casa e das janelas, como também de possíveis áreas externas: cuidados com jardins, manutenção de piscina, hidromassagem, área de churrasqueira e convívio e espaço kids.
3. Incidência solar
Um apartamento bem iluminado de forma alguma é uma desvantagem. Porém, a forte incidência solar, por se tratar do primeiro ponto de contato dos raios do sol com o prédio, também demanda alguns cuidados.
Por exemplo, você possivelmente precisará de cortinas em todas as janelas, incluindo cozinha. Investir em aparelhos de ar condicionado para diversos cômodos, como os quartos e salas também será importante, já que as coberturas têm tendência a serem um pouco mais quentes nos meses de verão.
Já se decidiu sobre onde morar ou ainda tem dúvidas? Seja como for, nós podemos ajudar! Temos uma equipe de ponta para te auxiliar a encontrar a melhor opção de imóvel dentro das suas necessidades!
Entre em contato com a Valore Imóveis agora mesmo!