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Dicas para quem quer vender imóvel em BH

vender casa em bh

Se você já tem um imóvel, mas percebeu que tem a necessidade de comprar um novo, uma opção é vender o seu imóvel e utilizar os recursos para comprar um novo em BH.

A primeira coisa é ver se você tem os documentos necessários para vender o seu imóvel. Tenha em mente que, por vezes, você deverá gastar algum tempo e recursos para emitir alguns documentos atualizados. A documentação mínima para vender o imóvel, portanto, inclui: matrícula atualizada, registro do imóvel e IPTU. Tem tudo isso em mãos? Excelente!

Confira os próximos passos:

Solicitar uma avaliação mercadológica em BH

Uma avaliação imobiliária será fundamental para encontrar o valor de mercado do seu imóvel, ou seja, para calcular o valor que você poderá cobrar pelo seu imóvel. Existem várias formas de chegar nesse valor, seja por softwares ou por comitês realizados pelas imobiliárias. Em ambos os casos, os profissionais avaliadores devem conhecer bem o mercado da sua região e é imprescindível que visitem o seu imóvel. A avaliação apurada garantirá que você venda o imóvel por um preço justo e faça um bom negócio!

Contratar uma imobiliária em BH

Couple meeting real-estate agent to buy property

Para se ver livre da preocupação de ter de lidar com a compra e com a venda de um imóvel, é fundamental contratar uma imobiliária. Ela poderá lidar com toda a burocracia desses processos, fazendo a avaliação mercadológica do seu imóvel e anunciando-o para alavancar a venda. Além disso, uma imobiliária de qualidade poderá ajudá-lo com a documentação e com os aspectos jurídicos dos negócios, trazendo mais segurança e te aliviando dessas questões maçantes.

Ah, é legal lembrar que é por isso que o vendedor paga a comissão para a imobiliária. É uma dúvida muito comum entre compradores e vendedores sobre quem deve pagar a comissão, e a resposta é: quem vende o imóvel, paga. Nesse custo está embutida a divulgação do imóvel (que muitas vezes acontece em sites diversos e por meio de relacionamento) e a assessoria dos corretores, gerentes e advogados no momento de certificar a viabilidade do negócio e confeccionar o contrato.

Embora à primeira vista possa parecer um bom negócio realizar a compra ou venda de maneira independente, existem muitos riscos que não vale a pena correr. A taxa cobrada pela imobiliária representa um valor muito pequeno ao considerar o risco que você corre ao fazer um negócio sem nenhum respaldo. Além disso, negociar sem ajuda significa muito mais inconvenientes, problemas e falta de comodidade. Resumindo, a comissão é o preço que se paga para poder ficar tranquilo em um momento tão especial.

Considerar os custos de venda

Além da comissão, que reúne os custos de assessoria de vendas, avaliação, divulgação, negociação, confecção de contrato e acompanhamento de transferência, podem existir outros gastos no momento da venda.

É importante verificar a diferença entre o valor de venda e o contábil, afinal, é sobre esse último que você terá que pagar o Imposto de Renda sobre o ganho de capital.

Preparar o imóvel

preparar a casa pra vender

Fazer uma preparação para vender o imóvel também é importante e isso significa fazer pequenos reparos e melhorias que possam agregar valor e tornar o imóvel ainda mais atraente. Fazer essas melhorias também garante que o comprador se sinta menos inclinado a pedir descontos, já que o imóvel passou por uma reforma recentemente.

Considerar uma permuta

A permuta é uma boa possibilidade para quem já tem um imóvel e precisa do dinheiro para comprar outro. Nesse processo, o que acontece é que o vendedor do imóvel que você deseja aceita outro imóvel (no caso, o seu) como forma de pagamento de parte do valor.

É importante ver se o vendedor tem interesse nesse tipo de negócio, que é frequente (principalmente com investidores). Se você conseguir colocar o seu imóvel na troca, não terá que se preocupar com propostas de venda e não terá que esperar que seu imóvel seja vendido para só então começar a procura por outro. A permuta, portanto, elimina a necessidade de fazer dois negócios (um para venda e um para compra), otimizando o tempo do comprador e fazendo com que o processo seja muito mais eficiente e até mesmo mais barato. Como vantagem adicional, caso não seja necessário o pagamento da diferença em dinheiro, nenhuma das partes paga Imposto de Renda, barateando o processo – afinal, se você fosse vender o seu imóvel, ao receber o dinheiro você teria que pagar o imposto sobre ele.

Gostou das nossas dicas para que você não erre quando for vender sua casa? Não deixe de comentar e compartilhar conosco!

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