Categoria: 

Passo a passo para compra de imóvel em BH

passo a passo para comprar imóvel

A compra de um imóvel é um momento bastante importante para uma família. Além do envolvimento emocional presente nessa mudança, é preciso considerar também o alto valor financeiro que será dispendido na aquisição.

Para evitar maiores problemas e uma grande decepção, é fundamental se cercar de cuidados e seguir uma série de passos e recomendações, além — é claro! — das obrigações burocráticas desse tipo de investimento.

É certo que essa etapa da vida vai exigir cautela, afinal, não é bom negócio ter pressa para a decisão que vai ser o lar da sua família por vários anos. O texto que você está lendo agora vai tirar dúvidas e orientar os passos necessários e mais comuns à compra de imóvel em BH. Reunimos aqui informações para instruí-lo desde o planejamento até o fechamento do negócio.

Essa decisão não é algo irreversível, mas ficar trocando de imóvel com frequência certamente será uma forma de desperdiçar dinheiro e causar estresse. Por isso atente-se a cada etapa e dose perseverança e paciência.

Em determinados momentos, a ajuda de um profissional com conhecimentos específicos pode facilitar negociações e agilizar processos. Um advogado, por exemplo, vai iluminar as questões burocráticas e contratuais. Um corretor vai saber identificar preços fora do mercado e apresentar opções condizentes com sua realidade.

Planejamento

Foto 1 - Planejamento (post passo a passo para comprar)

O primeiro passo para adquirir um imóvel é se planejar para isso. Nada de fechar negócio com a primeira oportunidade apresentada na esquina. Antes de tudo, será necessário conhecer seus custos e suas receitas atuais. Se a mudança envolve outra pessoa, o planejamento evidentemente precisa ser conjunto e muito bem articulado.

Quanto de dinheiro vocês devem guardar mensalmente para conseguir dar uma boa entrada no imóvel? Quanto de dinheiro precisarão guardar mensalmente para dar conta do financiamento, caso optem por essa modalidade de compra? Essas respostas surgirão depois que os gastos atuais estiverem na ponta do lápis.

Nessa etapa, você poderá visualizar se o sonho da compra do imóvel está longe da realidade ou mais perto do que parece. Daí, então, analisará a necessidade de levantar uma grana extra cortando gastos supérfluos.

Orçamento

Depois do planejamento, é hora de fazer o orçamento. Note que essas duas etapas iniciais são bastante matemáticas, isto é, envolvem cálculos e mais cálculos. Mas elas também envolvem escolhas e renúncias.

Você talvez resolva cortar despesas aqui e ali para conseguir ampliar as possibilidades do seu orçamento. A partir disso, será possível filtrar as opções de preço disponíveis para seu bolso.

Sabendo a quantia máxima que pretende e que pode investir na compra, poupe 20% desse valor. Além disso, se entrar em um financiamento, aprenda desde já a guardar 30% do seu orçamento mensal.

Não se esqueça de incluir tributos no orçamento, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que consiste no pagamento de (aproximadamente) 2% do valor do imóvel ao município (essa porcentagem varia em cada localidade e poderá sofrer reajustes periódicos).

Pesquisa

imoveis-cuidados-internet-venda

Ao conhecer seus limites financeiros, já é possível avaliar as opções que cabem no orçamento. Não poupe esforços na hora de fazer pesquisas. Visite os sites de imobiliárias, portais na internet, aplicativos, blogs e reúna muitas opções de compra.

Os próximos passos serão ainda mais eliminatórios do que esse. Então, deixe para desconsiderar possibilidades nas etapas seguintes. Uma boa dica para quem não tem pressa em se mudar é considerar apartamentos na planta, que podem ter uma relação custo x benefício interessante. Mas imóveis usados (e prontos) também são uma excelente opção, pois estarem prontos para morar (alguns precisarão de reformas, claro) e por ser possível negociar um valor legal.

Escolha da imobiliária

Uma imobiliária em BH possui uma carteira variada de opções de imóveis. Caso sua pesquisa não tenha atingido bons resultados e você não tenha conseguido muitas opções de imóvel, eles apresentarão soluções. Uma boa imobiliária poderá fazer uma captação customizada, buscando no mercado o imóvel que tenha exatamente o seu perfil.

Por outro lado, tenha o cuidado de escolher uma imobiliária de confiança. Se já escolheu uma, busque referências. Converse com clientes que já foram atendidos por ela e pergunte se tiveram algum problema. Se ainda não conhece, busque na internet ou na sua base de relacionamento alguém que tenha tido uma boa experiência. Certificados, um bom site e um bom atendimento são diferenciais que você deve buscar, já que demostram seriedade e organização.

Você não estará livre de imprevistos — ninguém está —, mas uma empresa séria vai resolvê-los com agilidade e sem grandes prejuízos para o cliente.

Visita

Foto 3 - Visita (post passo a passo comprar)

As visitas constituem uma etapa bastante importante do processo de compra, mas não devem servir apenas para selecionar o imóvel considerando seu gosto e seus desejos. Esses também são aspectos importantes, mas uma visita também deve ser aproveitada para que você se certifique de outras qualidades do imóvel.

Se vai adquirir um usado, faça uma análise do estado de conservação e poderá detectar a necessidade de uma reforma. Caso ela seja mesmo necessária, avalie se cabe no seu orçamento.

Se o imóvel for novo, ainda assim a visita demandará uma análise. Verifique se a construção está em perfeito estado ou se deixou a desejar em algum aspecto e certifique-se da idoneidade da construtora.

Documentação do imóvel

Vai comprar um imóvel usado? Se a resposta for sim, peça ao vendedor uma cópia da matrícula e da certidão de ônus. Esses documentos revelarão se o imóvel possui algum problema, como os relacionados a hipotecas, penhoras e habite-se.

Verifique também se as despesas de condomínio, de IPTU e da CEMIG estão em dia. Gastos ocultos podem aparecer aqui e comprometer seu orçamento. (Clique aqui para mais dicas sobre os documentos necessários para comprar um imóvel).

No caso da compra de um imóvel novo, peça os documentos relativos à incorporação, como licença de construção, de habitabilidade e ficha técnica de habitação. Lembre-se ainda de registrar esse processo no Cartório Regional de Imóveis.

Comparação

size_810_16_9_homem-casa

Aqui, é a hora de deixar o gosto pessoal falar um pouco mais alto. Considere também os valores e compare a situação dos imóveis. Muitas vezes, um imóvel parece um negócio vantajoso, mas possui despesas escondidas e irregularidades que você vai detectar nas etapas anteriores.

Por isso, ao comprar deixe para trás as opções que não cabem no seu orçamento, que não agradam sua família ou que não estão localizadas perto do seu trabalho. Enfim, é hora de comparar as opções e escolher as melhores. Você está perto da compra!

Fechamento do negócio

Tudo está dentro dos conformes? Se a resposta for sim, você está bem perto de finalizar a compra de um imóvel. Essa etapa, entretanto, vai exigir ainda alguns cuidados. Antes de assinar o contrato, certifique-se que ele possui as seguintes cláusulas:

  • Identificação das partes;
  • Preço total do imóvel;
  • Forma de pagamento;
  • Valor dado como sinal;
  • Parcelas do financiamento e taxas de juros;
  • Valor das multas em caso de rescisão de contrato e outros cenários;
  • Responsabilidades e obrigações das partes;
  • Itens que compõem o imóvel (caso haja).

Dica: A comissão da imobiliária normalmente fica em um documento separado, ok?

Pronto! Agora, você sabe cada etapa necessária para a compra de um imóvel. Você passou por essa experiência recentemente? Deixe seu comentário no nosso post e compartilhe suas recomendações!

está na hora de se mudar?

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      11 de novembro de 2024
      Um giro pelo Mercado Central

      O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital mineira. Muito além de um simples centro de compras, ele oferece uma experiência imersiva que reflete a cultura, as tradições e os sabores de Minas Gerais. Fundado em 1929, o Mercado Central é um verdadeiro patrimônio da cidade, sendo frequentado […]

      Continue lendo
      6 de novembro de 2024
      A importância da planta do imóvel na compra e venda

      Quando falamos sobre compra e venda de imóveis, especialmente aqueles ainda em fase de construção, a planta do imóvel desempenha um papel essencial para todas as partes envolvidas. Este documento técnico é essencial para garantir que vendedores e compradores tenham uma visão clara e detalhada sobre a estrutura e disposição do bem. Entender a planta […]

      Continue lendo
      28 de outubro de 2024
      Outubro Rosa: cuide da sua maior casa, você mesma

      O Outubro Rosa é um movimento mundial que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A cada ano, o mês de outubro se torna um lembrete fundamental para que mulheres de todas as idades cuidem da sua saúde, reforçando a necessidade de manter uma rotina de exames […]

      Continue lendo
      © 2024 | Valore Imóveis | Desenvolvido por Impacto Marketing Digital.
      Av. dos Bandeirantes, 505 - Sion, Belo Horizonte/MG
      CRECI: 3366
      envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram