Comprar um imóvel à vista não é uma tarefa exatamente fácil, já que o valor envolvido nessa compra tende a ser maior do que outras compras feitas ao longo da vida. Por isso, conhecer de antemão quais são as etapas para realizar essa compra é uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir a compra do imóvel de uma só vez.
Dúvidas? Veja a seguir quatro passos para comprar um imóvel à vista e acerte em cheio.
Comece a preparar o seu orçamento
Assim que decidir comprar o imóvel à vista, comece a preparar o seu orçamento para absorver o impacto da necessidade de juntar dinheiro.
Separe, mensalmente, pelo menos 30% da sua renda para criar um patrimônio capaz de adquirir o imóvel. Mais do que isso, é necessário se conscientizar sobre a necessidade de investir.
Ao realizar um investimento financeiro de boa rentabilidade e relativa segurança, seu dinheiro vai passar a render e, quanto mais você juntar, maior será o rendimento. Com isso, levará menos tempo até que você consiga ter todo o dinheiro em mãos.
Escolha o imóvel que cabe no seu bolso
Tendo o dinheiro em mãos — seja fruto de um investimento planejado ao longo do tempo ou de um recebimento de grande valor de uma só vez —, é necessário que você parta para a escolha do imóvel.
Nesse sentido, é muito importante que o imóvel atenda às suas expectativas quanto ao tamanho, à localização e às funcionalidades. Não menos importante, o imóvel precisa caber no seu bolso e, portanto, deve estar dentro da faixa de preço da quantidade que você dispõe.
Além disso, é importante que você não se esqueça que o valor do imóvel não é o único custo envolvido, já que há custos burocráticos, como escritura, custos com o condomínio no caso de apartamentos e possíveis custos caso reformas ou reparos sejam necessários.
Invista em uma negociação para melhores condições
Com o imóvel perfeito em vista, é hora de partir para a negociação. Por fazer a compra à vista, você tem uma grande vantagem: a liquidez. Já que você oferece todo o valor de uma só vez e sem burocracia, você pode barganhar um pouco mais e conseguir condições mais facilitadas. Se o imóvel precisar de reformas, fica ainda mais fácil conseguir condições melhores.
O cuidado a ser tomado nessa etapa, entretanto, é o de apresentar valores que correspondam à realidade do imóvel. Se você apresentar valores muito baixos, corre o risco de o vendedor desistir da negociação ou de não querer baixar o valor, por exemplo.
Tome cuidado com o processo de compra
Uma compra de imóvel feita por financiamento é mais burocrática, mas tende a ser mais segura já que possui o intermédio do banco ou da empresa financeira. Por outro lado, a compra à vista expõe você e seu dinheiro a mais riscos.
Por isso, é muito importante exigir a documentação do vendedor e as certidões negativas de débito e de questões judiciais referentes ao imóvel. Fazer tudo isso sozinho, entretanto, ainda não elimina totalmente os riscos existentes.
Portanto, para comprar um imóvel à vista (ou mesmo a prazo), o melhor a se fazer é contar com umaimobiliária de qualidade e de confiança. Ela será a responsável por intermediar essa negociação e também por conferir a documentação do vendedor e do imóvel, garantindo a você uma compra totalmente segura e com menos burocracia.
Os passos para comprar um imóvel à vista começam na organização do orçamento para que você possa dispor do dinheiro e, posteriormente, escolher o imóvel adequado. Feita a escolha, é preciso negociar as condições para um pagamento melhor e também é preciso cuidar da segurança do processo. Nesse sentido, a melhor opção é contar com uma imobiliária para intermediar o processo de compra e de venda, garantindo que você saia com as chaves do seu novo imóvel.
Ainda não tem certeza se à vista é a melhor opção para você? Tudo bem, basta ler nosso artigo sobre o assunto e descobrir qual é a opção que vale mais a pena para o seu caso. 🙂