7 erros que você não pode cometer ao comprar um imóvel

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

erros que você não pode cometer ao comprar um imóvel

Decidir comprar um imóvel, seja para não pagar mais aluguel, seja para adquirir patrimônio, é uma decisão que exige mais que dinheiro ou crédito, mas disposição para pesquisar todas as informações. É preciso esmiuçar cada dado de modo que seja difícil ter problemas futuros.

No entanto, o mais comum entre os compradores é confiar cegamente em vendedores e cometer erros que podem transformar o sonho em pesadelo.

Veja os sete principais erros que você não pode cometer ao comprar um imóvel:

1. Não confirmar a identidade do corretor

Golpes de falsos corretores são denunciados diariamente. Para não ser mais uma vítima, no primeiro contato, peça o número do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e verifique as condições do profissional no Conselho do seu estado.

O credenciamento do corretor no CRECI é importante para melhor orientá-lo na compra do imóvel, já que ele precisa estudar e conhecer todas as formas de financiamento habitacional, ter domínio do mercado imobiliário e estar em dia com a legislação da área.

Claro, se você estiver negociando com uma imobiliária, poderá ficar bem mais tranquilo com relação à idoneidade do profissional, basta checar se a mesma é credenciada no órgão (no caso de Belo Horizonte, o cadastro seria no CMI Secovi).

2. Não visitar o imóvel em horários diferentes do dia e da noite

Analisar onde bate o sol durante a manhã ou no período da tarde, verificar se há barulho de carros, de vizinhos ou mesmo de caminhão de lixo são atitudes importantes para se ter antes de se mudar. É preciso ter conhecimento de todas as informações que possam atrapalhar sua qualidade de vida.

3. Não ter o aval de um especialista

Para verificar as condições estruturais do imóvel, mesmo novos, é importante levar um profissional experiente, como um engenheiro civil, um arquiteto ou até um mestre de obras, para inspecionar se não há problemas de vazamentos ou de comprometimento da fiação elétrica.

Muitas vezes, o proprietário maquia os problemas com uma pintura ou com reparos pontuais e resulta em problemas sérios na hora da mudança ou no aluguel para terceiros.

4. Não verificar se é compatível com seu padrão de vida

É importante calcular suas despesas fixas e variáveis e apurar se as contas fecham, pois, no caso de parcelamento de longo prazo, sua renda será comprometida por, pelo menos, 35 anos, inclusive com os juros.

Outra questão relevante é orçar também as despesas do imóvel, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e condomínio. Por isso, sua decisão deve levar em conta não só a parcela, mas todas as despesas que o imóvel traz.

5. Não apurar se o imóvel pode ser vendido

Outra providência que deve ser tomada durante as negociações é a visita ao Cartório de Registro de Imóveis para solicitar a matrícula com certidão de ônus do Imóvel, a fim de evitar ser lesado ao fechar o negócio.

Isso pode acontecer, por exemplo, no caso de o imóvel servir de garantia para o pagamento de alguma dívida e o dono ou vendedor esconder essa informação. Peça ao corretor ou à imobiliária para verificar os documentos do imóvel e do proprietário para que você fique bem tranquilo.

6. Não examinar a documentação

Antes de construir um imóvel, as incorporadoras são obrigadas, por lei, a registrar vários documentos em cartório. A prova de propriedade do terreno e o detalhamento de toda a obra, como projeto, área a ser construída e materiais de acabamento são alguns deles que devem ser exigidos por você no ato de compra.

Por isso, se comprar um imóvel na planta, esse é mais um passo importante que você ou a imobiliária devem se lembrar.

7. Assinar sem ler

As informações contratuais nem sempre são claras, mas nem por isso devem ser ignoradas. Inclusive, elas exigem grande atenção, pois cada letrinha pode significar uma dor de cabeça futura. Se não se sentir seguro, peça a ajuda de um advogado de confiança.

E aí? Se sente preparado para comprar seu imóvel sem erro? Conta pra gente nos comentários.

CTAs-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *