Encontrar um imóvel que atenda expectativas pessoais e que tenha um valor acessível é a meta de muitas pessoas. Para tanto, é comum que as pessoas descartem a possibilidade de comprar um imóvel usado e optem por procurar apenas imóveis novos.
Mas será que essa é a solução adequada? Acreditamos que não seja bem assim!
A compra de imóvel usado pode sim ser um ótimo e vantajoso negócio, desde que certos aspectos sejam observados. Quer saber quais são itens que você deve avaliar? Continue e leitura, nós temos as respostas para você.
1. As condições da rede elétrica
Na compra de imóvel usado é importante que você esteja atento ao funcionamento da rede elétrica. Ainda que não existam fiações elétricas expostas, é importante que sejam feitas as seguintes verificações:
- Tomadas: nossa dica é que você leve o carregador de celular e teste se todas as tomadas estão em pleno funcionamento.
- Disjuntores e quadro de distribuição: além de verificar se existe algo visivelmente errado na caixa/quadro de disjuntores, você pode ligar dois ou mais chuveiros ao mesmo tempo. Se o disjuntor estiver com sobrecarga haverá queda de energia.
- Boquilhas e lâmpadas: o não funcionamento de alguma boquilha pode indicar infiltração, vazamento e inúmeros outros problemas. Entretanto, para esconder o problema, o vendedor pode dizer apenas que a lâmpada do cômodo está queimada. Então, no dia de avaliar o imóvel, leve uma lâmpada nova e faça os testes.
Caso você julgue necessário ou perceba que algo não está certo, recorra à avaliação de um eletricista.
2. O estado de conservação da rede hidráulica
A inexistência de vazamentos aparentes e um conjunto bonito de louças no banheiro não podem resumir seus pontos de atenção. Caso você não esteja acompanhado de um encanador profissional, tome os seguintes cuidados.
- Abra as torneiras e confira se há algum vazamento nos sifões das pias;
- Ao fechar essas torneiras, aproveite para verificar se a vedação ocorre sem problemas;
- Verifique se os jatos de água do chuveiro e da descarga estão funcionando normalmente;
- Mantenha-se atento às machas na parede, pois elas podem indicar infiltração.
3. Compra de imóvel usado exige uma pesquisa sobre a alvenaria do local
Por falar em paredes, procure saber qual foi o material utilizado na construção do imóvel. Em apartamentos, por exemplo, é muito comum o uso de “alvenaria estrutural”, o que não permite alterações posteriores sem que toda a estrutura do prédio seja comprometida. Outro fato comum nesse tipo de imóvel é que as paredes internas sejam feitas de drywall e esse material permite que os sons vazem facilmente.
Em relação as casas, alguns cuidados também devem ser tomados. Atente-se à estrutura e fundação, principalmente se você tiver intenção de ampliá-la, verifique se há rachaduras, qual é o estado da pintura e se há focos de mofos.
E não deixe de conferir os armários. O estado de conservação deles poderá mostrar se há cupins ou umidade em excesso no imóvel.
4. Identifique a qualidade dos acabamentos
É claro que não se tratando de um imóvel novo, alguns desses itens demandarão reparos. Entretanto, existe uma diferença grande – tanto financeira, quanto de dimensão – entre reparos e reforma.
Portanto, fique atento ao assentamento do piso, rejunte, reboco, emassado e colocação de peças nos banheiros. Lembre-se, também, que partes ocas no piso podem indicar problemas na colocação ou material de baixa qualidade.
Observe cuidadosamente:
- As conexões embaixo das pias;
- Os trilhos das janelas (se as janelas abrem sem qualquer problema);
- Estado dos vidros das portas e das janelas;
- Os pisos das áreas abertas e se eles permitem o escoamento de água;
- Tipos de batentes (metálicos ou de madeira);
- Qual é o material que foi usado no revestimento do teto.
Gostou do artigo de hoje? Lembrou de algum outro item que deve ser considerado na compra de imóvel usado? Conte para a gente, o espaço dos comentários é seu.