O poder de consumo feminino cresceu paulatinamente nas últimas décadas. Essa questão está relacionada à maior presença de mulheres nas universidades, no mercado de trabalho e em postos antes ocupados exclusivamente por homens.
O resultado desse cenário é a concretização da independência feminina a partir de sua forte presença no mercado imobiliário — 67% das buscas são feitas por mulheres — como compradoras de casas e apartamentos, número que apenas tende a aumentar.
Leia o nosso post e atualize-se sobre as novas tendências do mercado e a busca pelo apartamento dos sonhos. Vamos lá!
Maior poder de observação dos detalhes pelo público feminino
Homens e mulheres apresentam comportamentos diferentes e esse fato pode influenciar (e muito!) na hora da venda de um imóvel. Isso porque, enquanto o sexo masculino tem foco em um detalhe por vez, elas conseguem abranger o cenário por completo por meio de sua visão periférica.
Assim, pequenos defeitos de pintura, erros no acabamento do gesso ou uma decoração exagerada podem surtir um efeito bastante negativo em uma compradora do gênero feminino.
Para evitar possíveis transtornos, todo o cuidado é pouco: os mínimos detalhes devem ser estrategicamente organizados, o acabamento do imóvel precisa estar em ordem e, claro, o ambiente deve ser convidativo, limpo e arejado.
Consideração mais cautelosa de critérios externos
O público feminino também é mais exigente. Por isso, o apartamento dos sonhos deve cumprir vários critérios além dos detalhes do imóvel, tais como a localização da residência, a segurança do bairro, o lazer presente no condomínio e, também, a proximidade ao trabalho.
Também é a mulher que, na maior parte dos casos, organiza a agenda e o cotidiano da família, motivo pelo qual ela busca imóveis que estejam próximos ao trabalho de todos, às instituições escolares e às vias de acesso mais importantes da cidade.
Descobrir um pouco mais sobre a rotina da compradora e de sua família para destacar os pontos positivos do apartamento em análise, relacionando-os ao cotidiano da dona da decisão, são atitudes que fazem a diferença nesse mercado.
Número crescente de mulheres em busca do apartamento dos sonhos
Como já mencionado, o empoderamento feminino e o alcance de postos importantes no mercado de trabalho influenciam o poder de compra das mulheres, principalmente a decisão sobre a aquisição de um imóvel.
Tanto é que as mulheres já são maioria na busca pelo apartamento dos sonhos — um estudo publicado pela Exame mostra que 67% das pessoas que pesquisam imóveis são do público feminino.
Por esse motivo, empreendimentos mais modernos passaram a contar com uma área de lazer mais equipada, com academias de ginástica e aparelhos de última geração, salas de massagem, salões de beleza, além de locais para a realização de aulas de dança e pilates no próprio condomínio.
Entender por que a decisão de compra do apartamento dos sonhos fica na mão das mulheres é compreender o reflexo das novas relações estabelecidas no mercado imobiliário. Pesquise sobre as novas tendências, leia e releia o nosso post e compreenda as mudanças ocorridas na sociedade e no mercado de trabalho nos últimos anos e, agora, no ramo imobiliário.
Gostou das informações apresentadas no nosso artigo? Assine a nossa newsletter e receba outras notícias sobre o mercado imobiliário diretamente em seu e-mail! Clique AQUI.