Se você não é profissional da saúde ou não trabalha na linha de frente no combate à Covid-19 deve concordar com a gente: você nunca passou tanto tempo em casa como no último ano, seja trabalhando ou estudando, certo?
Não precisa se desanimar, pois aqui não vamos falar do cenário complexo que temos vivido com a vinda da doença, pois disso, você também deve concordar que já estamos desgastados. O que queremos é chamar atenção para a mudança nas preferências de quem compra ou aluga imóveis.
Tem interesse em descobrir as novas tendências do mercado imobiliário antes de fazer a sua escolha ou quer conferir inspirações? Aproveite esta leitura para fazer uma reflexão sobre o que realmente é importante para você!
Aumento da procura de espaços para home office
A pandemia acelerou o que era apenas uma tendência no mercado de trabalho até a vinda da Covid-19: a abertura de espaço para novos formatos de trabalho. Com isso, o home office e o teletrabalho ganharam força, pois surgiram como uma solução para salvar os negócios, já que o contato entre as pessoas teve que ser minimizado.
E trabalhar de casa nem sempre é uma tarefa fácil, já que muitas residências não estão preparadas para isso e nem contam com um ambiente adequado. Isso fez com que locatários e compradores pudessem repensar suas escolhas ao investir em um imóvel.
Não à toa — afinal, atualmente são 20 milhões de brasileiros atuando em home office — a busca por imóveis com espaço adequado para trabalho, levando em consideração o conforto, a tranquilidade e a privacidade de outros cômodos da casa têm sido pontos fortes avaliados por quem busca uma nova moradia.
Priorização das áreas de lazer
Passar mais tempo com a família levou as pessoas a refletirem sobre a necessidade de se divertir em espaços mais completos, seguros e próximos de casa. Evitar o contato com muitas pessoas a fim de priorizar a saúde e a privacidade tem feito com que a opção dos consumidores por áreas de lazer mais completas com sauna, piscina e espaço kids se tornasse prioridade. Assim, imóveis com esse perfil e casas, com amplo espaço externo, tem sido cada vez mais procurados pelos consumidores.
Busca por imóveis maiores
Ter toda a família reunida em casa por muitas horas seguidas chama atenção para um ponto: a necessidade de espaço. A importância disso se deve a diversos motivos:
- ter mais privacidade;
- poder realizar as reuniões online sem interferência das atividades dos outros moradores;
- diminuir o contato com algum parente doente — já que em espaços menores isso se torna inviável;
- ter mais liberdade para realizar atividades que agora não são recomendadas de serem feitas fora de casa, como atividades físicas e brincadeiras com as crianças.
Então, mesmo os mais minimalistas têm sentido necessidade de mais espaço para viver confortavelmente, sem abrir mão do convívio familiar e, acima de tudo, da preservação da saúde.
As varandas, varandas gourmet e sacadas são exemplos de espaços que têm sido objeto de desejo de quem procura por casas ou apartamentos maiores. Esses ambientes permitem maior ventilação e possibilidade de fazer atividades diferentes, como um pequeno churrasco.
Por fim, saiba que esses são alguns dos novos queridinhos de quem procura imóveis para comprar ou alugar. Mas existem diversos outros fatores que podem influenciar os gostos dos consumidores quando o assunto é morar bem.
Acompanhe nossa página no Facebook e Instagram e não perca nenhuma novidade sobre as tendências do mercado imobiliário! E se quiser ajuda para encontrar o seu imóvel, fale com nossa equipe!